A importância do banho para os canários

Os canários precisam tomar banho regularmente, de duas a quatro vezes por semana. Isso evita o aparecimento de ácaros no animal e proporciona enriquecimento ambiental.
A importância do banho para os canários

Última atualização: 20 Janeiro, 2021

Geralmente, os tutores de animais pensam em dar banho em cães, gatos e até mesmo em grandes roedores, pois eles passam bastante tempo fora dos seus habitats principais. Por sua vez, a importância do banho para as aves como os canários costuma ser subestimada, mas, mesmo assim, dar à sua ave a possibilidade de se molhar de vez em quando é essencial.

Assim como pode acontecer com o pelo dos mamíferos, várias substâncias nocivas e agentes patogênicos podem se alojar nas penas de uma ave, ainda que ela não saia da sua gaiola em nenhum momento. Se você quer saber como dar banho no seu canário com segurança e eficácia, continue lendo.

Os canários precisam tomar banho

Embora possa não parecer, o canário doméstico (Serinus canaria domestica) é uma espécie bastante limpa. Um espécime adulto passará uma parte considerável do seu tempo cuidando das suas penas, ou seja, espalhando os óleos protetores sintetizados na glândula uropigial.

A atividade dessa glândula sobre o sistema imunológico do animal é essencial, uma vez que ela desempenha várias funções. Entre elas, encontramos as seguintes:

  • Os óleos produzidos impermeabilizam as penas.
  • As secreções contêm precursores da vitamina Dque serão transformados nessa vitamina quando entrarem em contato com o sol – e serão ingeridos novamente quando o animal se limpar.
  • Os óleos produzidos também possuem uma certa atividade antimicrobiana.

Assim, os canários estão longe de serem sujos. Infelizmente, um ambiente doméstico muito seco pode ressecar a pele do seu animal de estimação alado. Isso pode se traduzir no aparecimento de uma descamação epidérmica, na piora da capacidade de isolamento das penas e em muitos outros eventos que favorecem as infecções. Por isso, o banho é essencial.

A importância do banho para os canários

Como dar banho no seu canário?

A resposta a essa pergunta não poderia ser mais simples. Basta disponibilizar – de preferência todos os dias – uma pequena tigela com água e a ave fará o restante do trabalho. Em geral, o intervalo de banho deve seguir estas diretrizes, de acordo com a estação:

  • Durante o inverno, o canário deve tomar banho no mínimo duas vezes por semana.
  • Durante o verão, por causa do calor e do perigo de desidratação, o animal deve ter a tigela disponível no mínimo quatro vezes por semana.

O ideal é colocar o recipiente para o banho pela manhã, pois essa é a hora do dia em que, instintivamente, o animal procura fontes de água para se limpar. Se for promovido o banho noturno, o canário corre o risco de ir dormir com as penas molhadas. Esse ato, a longo prazo, pode ser prejudicial para a ave.

Também é preciso observar que a temperatura corporal das aves domésticas é de 40 °C a 42 °C. Por isso, a água fornecida sempre deve estar morna, para evitar que o animal sofra um choque térmico. Assim que ele terminar o banho, é preciso prestar atenção para que a gaiola do pássaro não esteja posicionada em locais com correntes de ar. Dessa forma, você evitará que o canário tenha um resfriado.

Por fim, é preciso retirar a tigela da gaiola assim que você verificar que o canário já se molhou tanto quanto necessário. Dessa maneira, é possível evitar que o animal consuma a água, que ficará suja após a desinfecção e a defecação do animal.

Lembre-se de que os canários não sabem nadar. Portanto, a tigela não deve cobrir a altura do animal em nenhum caso.

Tipos de água e considerações

Embora possa não parecer, existem diferentes tipos de água que podem ser levados em consideração para um banho ideal para o seu canário. Vamos apresentar os três mais comuns:

  • Água morna da torneira para um banho comum. Essa é a opção que deve ser utilizada na maioria das vezes.
  • Sais de banho para canários. Os sais de banho para canários são um excelente complemento para a água da torneira, sempre que você quiser oferecê-los. Eles promovem o brilho das penas e protegem o animal de patógenos. Se tiver que escolher uma época para administrá-los, escolha o período da muda.
  • Água com vinagreVocê pode adicionar um pouco de vinagre de maçã à água do banho bem de vez em quando, pois ele atua como um antiparasitário.

Por fim, é necessário ressaltar que nem todos os canários gostam de tomar banho. Caso a sua ave se recuse de forma definitiva, você pode optar por usar um spray ou pulverizador de água sobre a gaiola algumas vezes por semana. Isso não vai estressar demais o animal, pois é a simulação de um pequeno episódio de chuva natural.

A importância do banho para os canários

Conforme você pode ver nessas linhas, a importância do banho para os canários não deve ser subestimada. Colocar uma pequena tigela com pouca profundidade na gaiola do animal, cerca de quatro vezes por semana, vai proporcionar diversão, bem-estar, higiene e saúde.

Pode interessar a você...
As aves sofrem?
Meus AnimaisLeia em Meus Animais
As aves sofrem?

Muitas pessoas se perguntam se as aves sofrem, pois elas não mostram os sinais de dor que esperamos. Saiba mais sobre esse assunto!