Irish soft coated wheaten terrier

· maio 29, 2018

O Irish soft coated wheaten terrier é um cão de origem irlandesa pertencente à família dos terrier. De tamanho médio e muito inteligente, é um excelente animal de companhia que se adapta com certa facilidade a qualquer tipo de lar.

Origem do Irish soft coated wheaten terrier

A história do Irish soft coated wheaten terrier é uma mescla com as dos outros terrier irlandeses. Mesmo assim, podemos arriscar dizer que, provavelmente, o wheaten é a mais antiga das quatro raças.

Podemos dizer que a origem da raça é, pelo menos, do século 19, já que há muitas referencias textuais aos cães de “pelo suave”. Sua origem está vinculada à busca deliberada por um animal com características determinadas, dentre as quais destaca-se seu pelo.

Apesar de sua longa história, foi em 1937 que o soft coated wheaten terrier foi oficialmente reconhecido pelo Kennel Club Irlandês. Desde então, essa raça ganhou popularidade e, atualmente, tem uma fama muito boa a nível mundial.

Aparência do soft coated wheaten terrier

Em geral, geralmente pode-se dizer que o wheaten é um cão de aparência robusta e sólida. Não é muito comprido, nem muito curto, com uma musculatura potente, mas rápido e nobre em seus movimentos.

soft coated wheaten terrier aparência

Segundo o padrão oficial publicado pela Federação Cinológica Internacional, em abril de 2002, a altura em cruz dos machos deve ser de 46 a 48 centímetros, enquanto nas fêmeas não se define uma altura, mas indica-se que esta deve ser menor do que os machos. Sobre o peso, deve oscilar entre 18 e 20,5 quilos.

O manto é composto por uma única capa de pelo uniforme. O pelo tem textura suave e sedosa, algo que seu próprio nome em inglês indica (soft). Sobre a pigmentação, o manto deve ser uniforme e de cor trigo, aceitando-se variações de tons rajados e dourados.

No contexto dos concursos, permite-se que o pelo seja “ajeitado” ou preparado, seguindo parâmetros concretos: o pelo deve ser curto no pescoço, peito e crânio, e deve ser comprido sobre os olhos e debaixo da mandíbula. São aconselháveis as franjas nas extremidades, assim como um bigode formando um adorno no focinho.

Porém, se o pelo não for arrumado e nem cortado, o ponto mais comprido não deve passar de 12,7 centímetros. O pelo deve ser abundante e suave, ondulado ou com cachos soltos e brilhantes.

Caráter e comportamento da raça

Como a maioria dos cães terrier de tamanho médio ou pequeno, é um cão muito ativo e corajoso, sem chegar a ser temerário. É muito nobre e leal com os donos e com a família e tem um temperamento muito bom.

soft coated wheaten terrier comportamento

É muito inteligente e obediente, portanto seu adestramento será, a princípio, simples. Sua atitude com as crianças é positiva. Esses cães amam as brincadeiras de buscar e trazer, o que é um exercício físico muito favorável para a saúde deles. Essa brincadeira também é um modo de lhes “cansar”, antes de voltarem para a casa.

Cuidados com o soft coated wheaten terrier

Como vimos, um dos pontos na raça que mais requer cuidados é o pelo. Recomenda-se ao menos uma escovação semanal, e é aconselhável ir a um pet shop, se você pretende que o seu cão participe de concursos ou para que seja diminuído o pelo do rosto.

Sobre a saúde do soft coated wheaten terrier, mesmo que não haja doenças genéticas específicas da raça, sabe-se que ela pode vir a sofrer problemas articulares, como a displasia de quadril ou de cotovelo. A raça também pode ser afetada por outros problemas mais sérios, como a torção de estômago.

Em todo caso, com uma nutrição adequada, exercícios físicos e visitas regulares ao veterinário, nosso wheaten será um animal feliz e saudável. Por último, mas não menos importante, ele encherá o nosso lar de energia.