Jämthund, um cão muito parecido com o lobo

· maio 17, 2018
O Jämhundt é muito parecido com o lobo e utilizado para a caça de grandes animais. Esta raça de cão nórdico também pode ser grande companheira, por suas qualidades e temperamento.

Jämhundt ou Elkhound sueco é um cão de grande porte e de ascendência antiga. Intimamente ligado ao lobo, tanto na aparência quanto no comportamento, foi usado para a caça, embora ele também seja um excelente cão de companhia.

Origem do Jämhundt

De acordo com a classificação da Federação Cinológica Internacional, o Jämhundt pertence ao grupo 5, subseção 2. Ou seja, é um cão nórdico cuja criação foi destinada à caça de grandes animais.

Foi reconhecido como raça em 1946, embora saibamos que é um cão muito mais velho, relacionado à caça de alces noruegueses, e similar em aparência ao lobo. Recebe seu nome da região de Jämtland, no centro da Suécia, onde os moradores afirmam que este tipo de cão tem sido criado desde sempre.

Aparência física do Jämhundt

Embora a raça tenha sido reconhecida em 1946, o padrão atual foi aprovado em 2013. De acordo com essa norma, a raça deve ser caracterizada por ser grande, definida, forte e com constituição sólida, porém ágil e com aparência imponente.

Cachorro Jämhundt correndo na neve

O corpo não dá a impressão de ser muito longo, ou muito pesado, mas de ser bem proporcionado, e dá a sensação de grande estatura. A altura em cruz nos machos deve ser de entre 57 e 61 centímetros, enquanto nas fêmeas deve estar entre 52 e 60 centímetros, portanto, há um dimorfismo sexual acentuado.

A altura em cruz nos machos deve ser de entre 57 e 61 centímetros, enquanto nas fêmeas deve estar entre 52 e 60 centímetros.

O manto é constituído por um revestimento duplo: a camada externa é de um pelo bem cingido, enquanto a camada interna é curta, com pelos macios e claros de cor creme e chumbo.

A pelagem é curta na cabeça e na parte da frente dos membros, enquanto nas costas, no pescoço, no peito e na cauda é mais longa. Geralmente é cinza claro ou escuro, com algumas manchas cinza claro ou creme nas laterais do focinho, tórax ou extremidades.

Comportamento do Jämhundt

Embora ele seja carinhoso e calmo com a família, o Elkhound sueco pode ser um pouco dominante com outros cães e tem um forte instinto de caça. Além disso, é um cão calmo e difícil de alterar seu temperamento, por isso é um companheiro estável no campo e em casa.

Filhote de Jämhundt

É muito fácil de treinar enquanto ele é jovem, já que ama agradar ao seu dono. Além disso, recomenda-se a socialização precoce para evitar problemas de territorialidade e de dominância na vida adulta.

Cuidados e saúde do Jämhundt

A escovação regular é necessária para manter em bom estado sua densa pelagem e para evitar nós. Não é recomendado banhá-lo com muita frequência, pois isso pode secar a camada de sua pelagem que é resistente às intempéries.

Deve-se notar que, graças ao acima exposto, este é um cão de grande força e resistência, especialmente frente às baixas temperaturasPor esta razão, ele é recomendado especialmente para áreas de clima continental ou de alta montanha.

Como a maioria dos cães grandes, precisa de uma dieta equilibrada e de exercícios físicos regulares; bem como de visitas regulares ao veterinário para prevenir e evitar problemas como a displasia de quadril, muito comum em cães de tamanho considerável, ou problemas mais graves, como a torção gástrica.