5 jogos interativos entre o cachorro e o homem
Brincar é uma das melhores maneiras de criar um vínculo entre cachorros e humanos. Existem muitos tipos de jogos interativos para cães, e cada um incentiva uma habilidade. Memória, olfato, agilidade, velocidade, confiança… são alguns deles. Vamos apresentar cinco jogos muito divertidos que vão melhorar o relacionamento com o seu cão!
Os jogos interativos são uma forma muito boa de estímulo físico e mental. Não é necessário gastar muito dinheiro com brinquedos, pois podemos fazê-los em casa. O importante é usá-los regularmente, variar e aumentar a dificuldade de alguns dos jogos interativos mais conhecidos:
1. Puxa e solta
É muito simples. O cão agarra uma ponta da corda, a pessoa pega na outra ponta e basicamente puxa e solta. O cão vai segurar a corda firmemente com a boca e puxar com todo o corpo para conseguir pegá-la. Parece trivial, mas dessa maneira, conseguimos praticar o controle da mordida. Assim, ensinamos o cão a ‘pegar’ e ‘soltar’.
Você pode usar cordas para cães, que existem em muitos tamanhos e formatos diferentes. As cordas de vários fios também são perfeitas para os dentes, pois o atrito causado pela mordida limpa a boca.
2. Jogo da memória
O jogo da memória funciona melhor quando o nosso cão está calmo e atento. Para isso, devemos usar recipientes opacos e, sob um deles, esconder um prêmio. Movemos os recipientes e deixamos o cachorro tentar acertar em qual está o prêmio. Podemos aumentar os movimentos ou a velocidade de acordo com a resposta do animal.
Esse tipo de jogo ajuda a estimular a memória e o autocontrole, pois é um jogo visual e o cão deve permanecer parado até darmos a ordem para que ele escolha.
3. Trazer a bola
É o jogo clássico de jogar a bola e esperar que o cachorro a pegue e a traga para nós. É um bom método para exercitar nosso cão fora de casa. Recomenda-se fazer com uma frequência moderada, principalmente se o cão em questão tiver obsessão pela bola.
Caso contrário, apenas conseguiremos um estresse contínuo. Uma boa ideia para esses cães é esconder a bola para que o animal possa procurá-la pelo cheiro.
4. Esconde-esconde
Outro jogo interativo para os cães é o esconde-esconde. Podemos brincar da mesma maneira que brincaríamos com uma pessoa. E também podemos fazer isso em casa.
Nós nos escondemos sem o cachorro nos ver e o deixamos nos procurar pelo cheiro ou através da nossa chamada. Com o esconde-esconde, podemos praticar a ordem de fazer o animal atender ao nosso chamado.
5. Agility
Esse jogo já é para animais mais avançados. O agility consiste em atravessar uma pista de obstáculos com rampas, canos, zig-zag, escadas, barras… guiando o cão o tempo todo. Mais do que um jogo, é uma forma de esporte. O canicross seria outro exemplo.
Ambos os esportes são ferramentas muito úteis para aumentar a comunicação e a confiança entre o proprietário e o animal de estimação. Além disso, o cão sente segurança e a capacidade de lidar com qualquer ambiente.
Não se esqueça dos jogos de olfato
Os cães enxergam o mundo pelo nariz. O olfato é o sentido mais aguçado e, através das brincadeiras, podemos desenvolvê-lo. Nesses jogos, não interagimos com o animal necessariamente o tempo todo, mas o fato de prepará-lo também envolve a nossa presença.
Podemos usar todos os tipos de objetos, desde brinquedos para esconder alimentos até papelão, caixas, toalhas, cobertores… Os jogos de olfato são preparados ocultando alimentos ou snacks para o cão pela casa, no parque, etc. E, conforme o cachorro pratica, podemos aumentar a dificuldade.
Usar o cheiro é uma boa técnica para estimulá-los mental e fisicamente. Nesse caso, podemos realizar jogos de olfato diariamente, pois têm um efeito muito positivo nos cães.
Esses são alguns dos jogos interativos dos cães. Você pode praticá-los para melhorar o relacionamento com seu animal de estimação. Seja em casa ou no parque, seu cão vai adorar!
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.