Jogos para a mente do seu animal de estimação

maio 26, 2020
Os jogos para a mente do seu animal de estimação serão úteis para que ele se divirta, faça exercícios e mantenha um bom estado de saúde mental.

Os nossos animais de estimação, além de serem fofos e adoráveis, também são extremamente inteligentes. Ao adotar um animal de companhia, precisamos oferecer não apenas atividade física, mas também estímulo mental. A seguir, vamos dar algumas ideias de jogos para a mente do seu animal de estimação.

Dicas e jogos para estimular a mente do seu animal de estimação

Kong, um brinquedo ideal para o seu cachorro

O Kong não deixa de ser um brinquedo, mas a sua proposta vai além do entretenimento. Além de estimular as habilidades cognitivaso Kong também ajuda a ensinar bons hábitos alimentares ao seu animal de estimação. 

Dessa forma, é possível impedir que o seu cachorro se torne excessivamente guloso e, ao mesmo tempo, ensiná-lo a mastigar e apreciar a comida, em vez de apenas engoli-la.

Jogos para a mente do seu animal de estimação

Por outro lado, o Kong também nos permite evitar problemas comportamentais, especialmente a ansiedade de separação. Por isso, esse é o brinquedo mais completo que podemos oferecer ao corpo e à mente dos nossos melhores amigos.

Antes de oferecer o Kong ao seu cachorro, lembre-se de colocar ração, patê ou petiscos dentro do brinquedo. O objetivo é que o animal ‘descubra’ como tirar o alimento de dentro do Kong para ganhar a recompensa. Isso irá estimular a sua mente, além de mantê-lo entretido e levar ao relaxamento.

Um esconderijo/jogo de inteligência para o seu gato

Embora os gatos prefiram os esconderijos, os cães também se sentem atraídos pelos jogos de inteligência que envolvem a resolução de problemas. Além de estimular a mente do seu animal de estimação, essa ideia é muito barata, pois podemos aproveitar uma simples caixa de papelão.

Para fazer este jogo de inteligência/esconderijo, precisaremos de uma caixa de papelão resistente, uma tesoura ou cortador e os brinquedos favoritos do seu animal de estimação. Isso é suficiente para começar.

Jogos para a mente do seu animal de estimação

Devemos levar o tamanho do nosso amigo em consideração para escolher uma caixa de papelão que permita que ele se acomode confortavelmente e possa brincar dentro dela. Esse jogo feito em casa geralmente se adapta melhor aos animais de pequeno porte.

Para montar, basta seguir essas etapas muito simples:

  • Pegue a caixa de papelão e faça de 10 a 12 furos na tampa, com uma tesoura, uma faca ou um cortador.
  • Feito isso, coloque os brinquedos favoritos do seu animal de estimação dentro da caixa.
  • Se quiser, você também pode reforçar o fundo da caixa com uma fita ou cola não tóxica.

Jogos caseiros para a mente do seu companheiro: o jogo dos copinhos

O jogo dos copinhos é um clássico jogo de inteligência que podemos apresentar aos nossos animais de estimação em casa. Para brincar, tudo o que precisamos são copos de plástico – de iogurte, por exemplo – e alguns petiscos ou a própria ração.

Jogar também é muito simples. Para começar, escondemos um petisco em um dos copinhos e permitimos que o nosso animal de estimação veja e siga o nosso movimento. Depois de misturar os copos, mudamos os copos de lugar e pedimos ao nosso companheiro que mostre onde está o petisco.

Quando começarmos a praticar o jogo dos copinhos com o nosso animal de estimação, é muito importante fazer os movimentos lentamente. 

A ideia é que o animal possa acompanhar os nossos movimentos para assimilar onde está o prêmio. Assim, se começarmos com movimentos rápidos, vamos confundir o animal e ele perderá o interesse ou acabará ficando frustrado.  

Enriquecimento ambiental para a mente do seu animal de estimação

Como sempre mencionamos, é essencial que você reserve um momento especial para brincar e se divertir com o seu animal de estimação. Os jogos de inteligência são uma excelente opção para se divertir com ele.

Jogos para a mente do seu animal de estimação

No entanto, também é muito importante oferecer um ambiente enriquecido para os nossos animais. Ao adicionar brinquedos e estímulos ao ambiente, permitimos que eles se divirtam e exercitem o corpo e a mente durante a nossa ausência.

Além de contribuir para o controle do peso saudável, o enriquecimento ambiental também ajuda a prevenir problemas comportamentais. Portanto, recomendamos que você ofereça brinquedos interativos, estímulos audiovisuais e outros acessórios para estimular a mente do seu animal de estimação.

A educação é o segredo para uma mente saudável

Os brinquedos e jogos que vimos ajudarão a estimular a inteligência e os sentidos do seu animal de estimação. No entanto, a educação é o exercício mais completo que podemos oferecer aos nossos fiéis companheiros.

Assim que chegar à sua casa, o seu animal de estimação deve ser apresentado às regras da casa e também deve aprender a reconhecer o próprio nome. Pouco a pouco, podemos começar o seu adestramento, apresentando as ordens básicas de obediência.

Embora o adestramento geralmente seja associado aos cães, também é possível educar um gato com sucesso. Com paciência, carinho e a ajuda do reforço positivo, o seu felino poderá aproveitar os benefícios da educação para estimular a sua grande inteligência.