Dicas para saber se um gato está saudável

novembro 1, 2019
Geralmente, a perda de apetite e a letargia são sintomas de uma patologia importante

Ir ao veterinário com frequência é essencial para garantir o bom estado de saúde dos felinos. No entanto, existem vários sinais básicos que podem nos ajudar a saber se um gato está saudável.

A natureza introvertida dos gatos faz com que as suas doenças passem despercebidas, atrasando o seu diagnóstico. Em algumas patologias, a velocidade de detecção é fundamental, pois o sucesso do tratamento depende disso.

Portanto, observar certos aspectos físicos e comportamentais é uma prática altamente recomendada.

Observação física do gato

Antes de analisar cuidadosamente cada uma das características morfológicas do animal, é possível fazer um primeiro controle geral.

Para evitar que o gato fique tenso, é preciso escolher o momento certo, como quando ele e o dono estão juntos no sofá. Sem fazer movimentos bruscos, passe as suas mãos pelo corpo do animal com uma pressão controlada.

As reações de desconforto ou a presença de inchaços ou problemas de pele são indicadores de alguma condição. Diante de qualquer sinal, é aconselhável levar o animal ao veterinário para fazer uma avaliação mais precisa.

Se, pelo contrário, após palpar o animal, nenhuma alteração aparente for observada, você deve verificar os seguintes aspectos:

  • Olhos. Eles devem ser claros, brilhantes e sem nenhuma secreção. Além disso, a pupila deve responder às mudanças na luz.
  • Orelhas. Embora a presença de uma certa quantidade de cera seja normal, elas devem estar limpas, secas e sem irritação. Qualquer supuração ou cheiro desagradável pode ser um indicador de uma possível infecção.
  • Boca. Os sintomas de que um gato está saudável passam por gengivas rosadas e uma boca livre de feridas ou machucados. Da mesma forma, recomenda-se fazer limpezas regulares do tártaro para manter as boas condições dos dentes.
  • O pelo. Ele deve ser brilhante e denso como de costume para a raça e a sazonalidade.
  • O peso. Tanto o excesso de peso em gatos ativos quanto a magreza acentuada são motivo de suspeita de alguma patologia importante.
Gato com sobrepeso

Observação comportamental para saber se um gato está saudável

Os gatos são animais de rotina, motivo pelo qual qualquer pequena mudança em seus hábitos pode ser um sintoma de dor ou desconforto. Alguns dos comportamentos a serem observados são:

  • Apetite. Verificar a frequência da ingestão e a quantidade é um fator importante ao avaliar se um gato está saudável. Normalmente, devido ao desconforto de uma doença, os animais tendem a diminuir a sua alimentação, o que influencia diretamente o seu peso. Além disso, é aconselhável observar a quantidade de água ingerida diariamente, essencial para a hidratação e o bem-estar geral do felino.
  • Nível de atividadeAssim como os humanos, os animais doentes tendem à apatia e letargia. Portanto, se você notar um maior grau de isolamento, procure o veterinário. Os gatos são animais independentes, mas ao mesmo tempo curiosos, ativos e brincalhões. Portanto, a ausência de tais comportamentos é um possível sintoma de uma doença.
  • Hábitos de higiene. A frequência e consistência da urina e das fezes também são aspectos que devemos observar. Além disso, se o animal começar a fazer as suas necessidades fora da caixa de areia, é aconselhável não repreendê-lo e pedir conselhos a um especialista.
Higiene dos gatos

Em geral, uma boa aparência física, acompanhada de um humor ativo, é um indicador de boa saúde. Para as avaliações domésticas, é necessário conhecer bem a personalidade e a aparência normal do animal, mas sem que isso substitua a consulta veterinária usual.

  • Hill´s. (2019). Common Signs of a Healthy Cat. Recuperado de https://www.hillspet.com/cat-care/behavior-appearance/signs-of-healthy-cat
  • King, I. (2018). The Conscious Cat. How to Perform a Home Health Check for Your Cat. Recuperado de https://consciouscat.net/2018/11/05/how-to-perform-a-home-health-check-for-your-cat/