As atividades dos gatos durante o dia

outubro 3, 2019
Você já se perguntou o que o seu gato faz quando você sai de casa? Saiba quais são as principais atividades dos gatos a seguir.

As atividades dos gatos podem variar minimamente de uma raça para outra, ou no caso de gatos domésticos e gatos de rua, já que estes últimos precisam buscar sua própria comida.

No entanto, existem certas semelhanças nas ‘ocupações’ diárias de um felino que tornam seu dia a dia uma aventura como nenhuma outra.

Os gatos são animais inteligentes e curiosos que precisam de oportunidades diárias para fazer exercício, ter estímulo e companhia.

Gatos gostam de passar um tempo de qualidade com seus donos. Com isso, eles se sentem importantes e amados; eles só precisam sentar no seu colo e assistir televisão. Muitos gatos adoram ser acariciados e escovados!

As principais atividades dos gatos

Aqui estão as diferentes atividades que ocupam um dia “típico” de um gato por um período de 24 horas. Começaremos com a atividade que ocupa a maior parte do tempo do seu gato: dormir! Gatos adultos dormem em média 16 horas por dia.

Outra das atividades dos gatos é a higiene. Os felinos podem passar cerca de duas ou três horas lambendo meticulosamente cada centímetro do seu pelo.

Isso faz com que eles fiquem limpos e se livrem de possíveis parasitas, mas esse ritual também permite que mantenham uma boa saúde. Eles distribuem o sebo nos pelos e os tornam à prova d’água.

Além disso, os gatos também absorvem a vitamina D lambendo a pele. Portanto, o ‘banho’ é um tipo de meditação para o gato, que tem um efeito particularmente calmante e contribui para o seu equilíbrio mental.

Explorar e marcar território

Finalmente, um pouco de ação. Seu gato passa parte do dia ‘marcando’ território, geralmente para garantir que ele seja bem mantido.

Gato recebendo carinho

Seus títulos de propriedade são as marcas olfativas – feromônios ou urina – e os arranhões que ele deixa pela casa.

Sua programação diária, portanto, visa garantir que os diferentes traços de sua presença permaneçam claramente perceptíveis, além de explorar todas as mudanças que ocorreram em seu ambiente.

Observar o mundo ao seu redor

Uma das atividades preferidas dos gatos é contemplar o ambiente. Eles passam muito tempo observando o que acontece ao seu redor. Sentados ou deitados, com as orelhas para cima, os olhos bem abertos e os sentidos em alerta, os gatos observam atentamente o ambiente.

Para esta atividade, eles costumam escolher um lugar onde se sintam seguros e onde possam observar sem serem vistos. A varanda, o peitoril da janela, o telhado ou uma simples borda da parede podem se tornar torres de vigia para satisfazer a sua curiosidade.

Brincar e perseguir

Os gatos domésticos não precisam passar longas horas em busca de comida, como seus ancestrais distantes faziam. No entanto, seu comportamento de caça e seu gosto pelas brincadeiras permanecem profundamente enraizados.

Para o seu gato, esses momentos de relaxamento diário continuam sendo essenciais.

Comer e fazer suas necessidades

As atividades dos gatos correspondentes às suas necessidades fisiológicas ocupam uma pequena parte do seu tempo e são distribuídas ao longo do dia.

Em termos de alimentação, em particular, os gatos costumam gostar de “lanchinhos”. Portanto, eles preferem comer pequenas porções de comida regularmente em vez de fazer apenas duas refeições grandes por dia.

Uma programação ideal com as principais atividades dos gatos

7:00 – 8:00

Acordar e comer alguns alimentos enlatados ou alimentos frescos e secos é uma forma perfeita de começar o dia. O mesmo vale para ter uma janela ou porta aberta que permita que os sons externos estimulem seus sentidos, além de água limpa e fresca suficiente.

Lembre-se de trocar a água do pote e verificar se o recipiente está cheio. Passe cerca de 10 minutos conversando e acariciando seu gato. Verifique qualquer coisa incomum sobre o seu comportamento, atitude, pele, aparência dos seus olhos, etc.

Gato dormindo no chão

9:00 – 12:00

Esta é a hora de tirar um cochilo, ou a hora de segui-lo enquanto você trabalha em casa. Se você for trabalhar fora, esta será a hora da soneca.

 12:00 – 13:00

Idealmente, a maioria dos gatos apreciaria novamente uma interação com a oportunidade de brincar ou ser estimulado. Se você trabalha o dia inteiro, verifique se seu gato tem uma janela interessante, um cabide alto ou alguns brinquedos para brincar durante o dia.

13:00 – 17:00

A hora da soneca é outra oportunidade de vê-lo trabalhando. Se você estiver em casa, as tardes são ideais para a rotina de escovação do seu gato, enquanto ele descansa tranquilamente no seu colo.

17:00 – 19:30

Bebidas, jantares e brincadeiras. Mais uma vez, troque a água e ofereça o jantar. Controle o apetite do seu gato. Ofereça um tempo de brincadeiras mais longo que o da manhã. Deixe-o brincar e gastar parte dessa energia acumulada.

19:30 – 23:00

Tempo tranquilo em família. Se você não conseguiu compartilhar a tarde com ele, esta pode ser uma boa oportunidade para acariciar e brincar com seu gato, ou até mesmo para deitar no sofá e assistir TV.

Abra uma porta ou janela protegida e segura e permita que o seu gatinho aprecie os sons e cheiros que vêm do lado de fora.