Logo image
Logo image

O kea: famoso por ser o único papagaio da montanha

4 minutos
O kea é um papagaio único por si só e que, entre outras características, destaca-se por sua grande inteligência, seu habitat em áreas com altas montanhas e sua dieta variada, pois é classificado como um papagaio carnívoro.
O kea: famoso por ser o único papagaio da montanha
Última atualização: 10 março, 2022

O kea é um papagaio originário da Nova Zelândia, famoso por suas características peculiares. Seu nome científico é Nestor notabilis, embora seja conhecido como kea ou papagaio da montanha.

Características do kea

O kea ou papagaio da montanha, denominado Nestor notabilis, é um pássaro psitaciforme da família dos papagaios Strigopidae, endêmicos da Nova Zelândia. As aves psitaciformes formam uma ordem caracterizada por possuir um bico robusto e em forma de gancho, voo rápido e cores intensas. Alguns desses pássaros são capazes de imitar a voz humana, como, por exemplo, os papagaios, as cacatuas ou os periquitos.

Apresentam um leve dimorfismo sexual. As fêmeas têm uma massa corporal 20% menor do que a dos machos e, além disso, seu bico também é menor e mais curto.

O kea tem um corpo grande, com cerca de 46 centímetros, forte e robusto. Predominantemente, apresenta uma coloração verde-oliva, embora as asas ocultem um tom avermelhado na parte inferior.

Some figure

Para conseguir diferenciar indivíduos jovens de adultos, a cor das pálpebras é uma indicação clara. Os indivíduos jovens têm pálpebras e ceras amarelas, que se tornam cinzentas quando o pássaro amadurece. As ceras estão localizadas na base da mandíbula superior do bico e se referem a um ponto macio e carnoso.

Habitat e alimentação

Nestor notabilis costuma viver em áreas de grande altitude da Ilha Sul da Nova Zelândia, onde chegam apenas aventureiros e naturalistas para caçar. Mais especificamente, eles nidificam dentro de sua floresta nativa.

Por outro lado, a sua área de forrageamento inclui desde a floresta nativa até arbustos subalpinos, vegetação rasteira ou campos de relva. Por esse motivo, podem ser encontrados ao longo dos quatro milhões de hectares que incluem as faixas axiais da Ilha Sul, desde Farewell Spit, passando por Kaikoura até Waitutu.

Apesar de a maioria dos papagaios ser herbívora e se alimentar principalmente de sementes e frutos, o Nestor notabilis é uma exceção. Esse papagaio é onívoro, pois se alimenta não apenas de sementes, mas também de frutas, insetos e até mesmo carniça. Em algumas ocasiões, já foi visto atacando animais vivos.

Isso indica que o kea tem peculiaridades únicas, tais como ser o único papagaio carnívoro, alpino e altamente inteligente.

Estado de conservação

O kea é considerado uma ave em extinção. O monitoramento do estado de conservação dessa ave começou em 1988 e continua até hoje. Atualmente, foi classificada como uma ave em perigo de extinção por causa da predação que sofre por parte dos mamíferos e de uma série de outras ameaças antropológicas.

Não é possível prever o número de indivíduos existentes por causa do grande raio de expansão dessa espécie. Apesar disso, as populações não estão severamente fragmentadas. No entanto, estima-se que, com sua diminuição, restem aproximadamente 4.000 indivíduos adultos no total.

O kea ou papagaio-da-nova-zelândia está lentamente se aproximando da extinção por causa da ação humana no seu habitat natural, com a incursão de animais, plantas e árvores estrangeiras. Felizmente, existe um plano de recuperação para a espécie.

Curiosidades sobre o kea

O kea é um papagaio ousado, brincalhão e curioso. No entanto, seu contato com seres humanos o levou a fazer parte do grupo de espécies ameaçadas de extinção.

Algumas décadas atrás, os fazendeiros queimaram grande parte do seu habitat natural, as florestas, para transformá-las em áreas de pastagem. Isso fez com que o kea perdesse uma grande fonte de alimento e inevitavelmente se aproximasse das ovelhas. Esse fato levou à caça dessa ave pelos agricultores.

A origem do nome ‘kea’ provém do chamado mais típico desse papagaioEle dá um grito descendente, longo, forte e agudo, que pode ser ininterrupto (“keeeeaaaa”) ou pode ser quebrado (“kee-ee-aa-aa”). Tanto o seu grito singular quanto a sua natureza intrépida permitem distingui-lo das outras aves.

Some figure

O kea é uma ave monogâmica: quando formam um casal, permanecem juntos e estabelecem relacionamentos de longo prazo. Até o momento, ainda não foram registradas relações poligâmicas.

Além disso, outra das suas características predominantes é a grande inteligência que esses papagaios demonstram em comparação com outras aves ou até mesmo mamíferos.

Alguns anos atrás, foram realizados estudos que mostraram que o kea pode aprender e atuar em equipe, o que evidencia que eles têm um QI mais alto do que os chimpanzés.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • BirdLife International 2017. Nestor notabilisThe IUCN Red List of Threatened Species 2017: e.T22684831A119243358. http://dx.doi.org/10.2305/IUCN.UK.2017-3.RLTS.T22684831A119243358.en. Downloaded on 24 June 2019.
  • Kea (ave) – EcuRed [Internet]. [citado 24 de junio de 2019]. Disponible en: https://www.ecured.cu/Kea_(ave)
  • Rodríguez S, Bosch J. Nueva Zelanda: ¿El último paraíso? Una ruta por las antípodas. Nova Casa Editorial; 2016. 271 p. Online: https://books.google.es/books?id=BAGMDwAAQBAJ&pg=PT162&dq=loro+de+kea&hl=es&sa=X&ved=0ahUKEwjt3KSC4oHjAhVBhRoKHXcsCwIQ6AEIKDAA#v=onepage&q=kea&f=false
  • Herrera TRE. El fascinante mundo de los animales. Nuevo Milenio; 461 p. Online: https://books.google.es/books?id=x1NVDwAAQBAJ&pg=PT265&dq=loro+de+kea+nestor+notabilis&hl=es&sa=X&ved=0ahUKEwiTiJqZ3oHjAhVITBoKHcOjDOoQ6AEIKDAA#v=onepage&q=loro%20de%20kea%20nestor%20notabilis&f=false
  • Kea | New Zealand Birds Online [Internet]. [citado 24 de junio de 2019]. Disponible en: http://nzbirdsonline.org.nz/species/kea

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.