Kishu, um cão bonito, valente e dócil
Vamos conhecer o kishu inu
Origem e história
Essa é uma das raças mais antigas que conhecemos. Eles são conhecidos há pelo menos 3.000 anos. Acredita-se que tenham vindo do Japão para a China quando as migrações humanas começaram.
A raça começou a se desenvolver na região montanhosa de Kishu, daí vem seu nome. Ele foi usado como um cão de cão de caça aos javalis, veados e grandes animais. Esse trabalho denota o caráter corajoso dessa raça. Afinal, o javali é um animal selvagem e que pode matar um ser humano com um só ataque.
Há pinturas e escritos mostrando que esses cães já tiveram variadas cores no início dessa raça, como vermelho, gergelim e tigrado. Porém, desde 1934, apenas são aceitos com pedigree os exemplares com uma única cor.
Foi no mesmo ano de 1934 que o kishu foi declarado como um monumento nacional natural e adotou oficialmente o nome da região de onde veio. No entanto, isso não impediu a quase aniquilação da raça na Segunda Guerra Mundial. Aliás, esse foi um problema que ocorreu com muitas outras raças.
Ainda bem que ele conseguiu sobreviver! É uma bela raça de pelagem incrível. Embora o número de espécimes seja estável o suficiente para preservá-la, essa raça não é vista fora do Japão. Portanto, se você quiser ver um, talvez precise fazer uma viagem ao Japão.
Características do kishu inu
É um cão de tamanho médio, que atinge entre 43 e 55 centímetros. As fêmeas não costumam exceder 50 centímetros. O peso varia entre 16 e 18 quilos.
Sua cabeça é proeminente e arredondada, com olhos cor de mel perfeitamente redondos. Seu focinho é estreito e longo, e sua expressão leve lhe dá nobreza e ternura. Suas orelhas são pontiagudas e eretas, com uma base larga.
Tem pelo abundante e macio, quase sempre em tom branco, embora as cores suaves de areia sejam admitidas. Sua aparência é elegante e seus membros são fortes e retos. As patas de trás são um pouco mais longas que as da frente.
Temperamento do kishu inu
No Japão, ele ainda é usado para caça. Apesar disso, é cada vez mais visto como um cão de guarda e como animal de estimação. Por ter instinto de caçador é um cão muito enérgico e ativo. Portanto, ele precisará de longas caminhadas e grandes doses de exercícios.
Ele é corajoso, perseverante e alerta. Apesar de serem ativos, na vida familiar são calmos, carinhosos e felizes. Eles são muito brincalhões, o que encanta as crianças. Por isso, eles criam uma conexão muito especial com os pequenos, por sua docilidade, tolerância e instinto protetor. Eles podem ficar entediados facilmente se não tiverem a companhia ou o exercício necessário. Assim, podem acabar demonstrando comportamentos destrutivos, barulhentos e estressados.
Saúde e cuidados especiais com o kishu inu
Essa raça não apresenta problemas de saúde comuns, exceto aqueles que podem ocorrer na velhice. Entre eles, está a displasia. No entanto, o pelo deve ser verificado continuamente, pois é o local que abriga bactérias e parasitas. Além disso, você tem que escová-lo diariamente para remover pelos mortos e desembaraçar os outros. Os olhos e os ouvidos podem apresentar infecções. Por isso, recomenda-se limpá-los diariamente com um pouco de soro e gaze.
O animal precisará de longas caminhadas diárias e uma boa dose de exercício. Também, isso fará com que ele não fique entediado. Além disso, isso evitará que o animal se torne destrutivo ou estressado. Como você pode ver, esse cão é ideal para ser um animal de estimação. Embora seja difícil encontrá-lo fora do Japão, talvez um dia você possa ter um animal desses em sua casa. E aí, o que acha?
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.