LaPerm, um gatinho de pelos encaracolados

· setembro 25, 2018
Essa raça surgiu de uma mutação natural nos anos 80, nos Estados Unidos. O primeiro exemplar nasceu careca, mas quando sua pelagem finalmente cresceu, notou-se que era encaracolada.

Um gato com pelos encaracolados e macios que deseja ser o mais mimado da família: este é o LaPerm. É uma raça nascida de uma mutação natural, e que deve seu nome ao tratamento capilar (permanente) que muitos realizam para ter cabelos cacheados por um tempo.

Uma raça nascida de uma mutação natural

A origem deste lindo gatinho remonta a 1982, nos Estados Unidos. Lá, em um celeiro no estado de Oregon, um membro de um grupo de gatos sem raça definida – cuja função era manter ratos à distância – nasceu careca.

No entanto, depois de alguns meses, o animal começou a desenvolver uma camada de pelos encaracolados. Estes gatinhos ‘incomuns’ foram repetidos em ninhadas posteriores. Isso levou seus proprietários, Linda e Richard Koehl, a começar a criá-los seletivamente.

Atualmente, a raça LaPerm é reconhecida pelas principais associações felinas. Entretanto, fora de seu país de origem, não é muito conhecido. Embora existam locais de reprodução em países como o Canadá, Inglaterra, Nova Zelândia e Japão.

Gato LaPerm

Se você gosta de gatos amorosos e que adoram passar horas no seu colo, o LaPerm é para você. Sem dúvida, vai gostar de acariciar o pelo macio e encaracolado que o caracteriza.

Características físicas do gato LaPerm

Um LaPerm pode ter pelos curtos, médios ou longos. Porém, o que não pode faltar – mais ou menos enrolados –  são seus cachos, que ficam mais perceptíveis no abdômen, na garganta e na base das orelhas.

Com um peso entre 4 e 6 quilos (machos) e entre 3 e 5 (fêmeas), é uma raça que admite todas as cores e padrões.

Além disso, possui as seguintes características:

  • Corpo musculoso e forte, de tamanho médio
  • Pernas compridas
  • Cabeça em forma de cunha e levemente arredondada
  • Orelhas eretas, de tamanho médio a grande
  • Olhos expressivos e amendoados. As cores podem ser: amarelo, dourado, azul ou cinza
  • Pescoço estilizado
  • Cauda de base larga e de comprimento médio, com pelos abundantes.

Um gatinho fofo e brincalhão

O gato LaPerm fica feliz no colo de seus donos. É uma companhia ideal para idosos, embora também se dê bem com crianças e com outros animais de estimação. Muito provavelmente, ele seguirá seu humano por toda a casa.

filhote de gato LaPerm deitado numa rede

Além de carinhoso, também é curioso, como todo gato. Ele gosta de explorar o que o rodeia. E mais de uma vez vai subir nos ombros de seus donos para escanear a paisagem com segurança.

Calmo, inteligente e carinhoso, é um animal que apreciará a existência de um quintal ou de um jardim. Não se esqueça de tomar medidas para evitar que ele escape. Além disso, se você lhe der brinquedos, ele ficará então mais do que feliz em gastar sua energia e exercitar suas habilidades como caçador de roedores.

O LaPerm, um felino saudável

Geralmente é um gatinho saudável, porque é uma raça que não foi muito manipulada pelos seres humanos. O LaPerm tem uma expectativa de vida de entre 15 e 20 anos.

Por outro lado, não requer muitos cuidados. No entanto, os espécimes de pelos longos requerem um pouco mais de cuidado na escovação do que seus congêneres de pelos mais curtos. Enfim, contra o que se pode acreditar, seus pelos não ficam muito emaranhados e, também, não caem muito.

Como todo gatinho, requer comida de qualidade para ser saudável e forte. E as visitas ao veterinário são impostas regularmente, não apenas para controlar sua saúde, mas para acompanhar as vacinas e a desparasitação.