Como limpar as orelhas dos gatos
Os gatos são criaturas limpas por natureza. No entanto, existem certas áreas, como as orelhas, que eles não conseguem acessar com tanta facilidade. Aprenda a limpar as orelhas dos gatos para ajudá-los a completar sua rotina de higiene.
A importância de limpar as orelhas dos gatos
A anatomia dessa parte do corpo felino faz com que as partículas presas no canal auditivo não possam ser facilmente expelidas sem a ajuda de uma pessoa.
Sem essa assistência, é provável que o elemento estranho fique preso e cause infecções no ouvido. Se elas não forem tratadas, podem ameaçar a vida do animal.
Para realizar esta tarefa, é importante usar um bom produto especial para orelhas felinas, que não irrite o canal auditivo. Alguns produtos de limpeza contêm agentes antibacterianos ou repelentes de fungos que podem até prevenir futuras infecções.
Até mesmo os produtos típicos para eliminar a cera do ouvido podem ser usados para evitar a possível ocorrência de doenças.
Passo a passo
Limpar as orelhas dos gatos não é tão complicado quanto parece. Com este guia, você pode eliminar infecções e elementos estranhos em pouco tempo:
- Recomenda-se sentar em um lugar confortável e colocar o gato no colo. Para evitar arranhões, envolva o animal em uma toalha, o que manterá seu corpo imobilizado.
- Com a orelha do gato levantada, pingue algumas gotas do produto limpador no interior da orelha. Depois de terem caído no interior sem problemas, continue introduzindo a solução até que o ouvido fique completamente cheio.
- A ponta do recipiente não deve ser inserida na orelha do animal, pois deve ser mantida estéril.
- Massageie a área para que o produto possa dissolver qualquer elemento estranho alojado dentro do canal auditivo que possa levar à otite.
- Com um pouco de algodão, limpe o excesso de produto e qualquer elemento estranho que saia do ouvido. Nunca use um cotonete: isso pode danificar o canal auditivo.
- Finalmente, recompense o animal com um prêmio pela sua paciência e deixe-o livre. Se quiser, repita o processo com a outra orelha logo em seguida, ou espere outro momento se o gato estiver muito irritado.
Caso já exista uma infecção e o veterinário já tenha sido consultado, o medicamento deve ser aplicado diretamente no ouvido de maneira semelhante à explicada.
Como existem muitos tipos de medicamentos no mercado, consulte um profissional antes de prosseguir com a administração.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.