Manadas de elefantes e suas estruturas sociais
Há animais que não conhecemos muito bem, talvez porque não existam no país em que vivemos, como por exemplo os elefantes. Por isso, para entendermos melhor este animal, vamos examinar com detalhes sua estrutura social.
De fato, examinar a estrutura social das manadas de elefantes é no mínimo interessante, deixando muitos pesquisadores surpresos. Vamos ver o porquê.
A estrutura social das manadas de elefantes
A estrutura social dos elefantes é muito complexa e diferente de outros grupos de animais. Por exemplo, os machos vivem em uma manada enquanto as fêmeas vivem em outra diferente.
As fêmeas permanecem no mesmo grupo por toda sua vida, criando uma relação próxima com seus familiares. Além disso, são muito sociais entre si e é comum vê-las brincarem uma com as outras ou com outros membros da família.
Por exemplo, podemos vê-las esguichando água umas nas outras, apesar de investigadores dizerem que fazem isto para aliviar o calor. No entanto, parecem fazer isso como uma espécie de brincadeira, assim, podemos dizer que as fêmeas são a alegria da manada.
As fêmeas não são sociais apenas entre si, mas também com outros fora de sua família, inclusive com a dos machos. Quando uma fêmea chega a uma manada de machos é bem recebida e pode permanecer por lá por um tempo sem problemas.
Pode acontecer de algum membro da manada querer se aventurar por sua conta e sair de perto de seu grupo. Isso não será um problema se este membro retornar um dia. Pois os elefantes possuem uma memória incrível que lhes permitirá recordar quem faz parte de sua manada e quem não faz.
E os machos nas manadas de elefantes?
Os machos são muito diferentes das fêmeas, pois não são tão sociais, preferindo viver isolados. De fato, são conhecidos por formarem manadas de solteiros. Geralmente, apenas saem e socializam quando estão à procura de uma parceira. Após encontrá-la, voltam à sua manada. Quando juntos, os mais velhos geralmente andam pelas bordas da manada, enquanto que os jovens ficam no centro, como forma de proteção.
Os elefantes podem deixar sua manada por alguns dias para logo regressar. Cada vez que fazem isto, o tempo que passam distante vai aumentando. Quando alcançam os 14 anos de idade, aproximadamente, não regressam à manada.
Um dos motivos para isto ocorrer é por conta da liderança da manada ser uma luta constante durante todo o tempo. Portanto, aqueles que não conseguem liderar acabam se aventurando por conta própria.
Curiosidades dos elefantes
Há muitas outras curiosidades que cercam os elefantes e que atraem nossa atenção. Por exemplo:
- Suas emoções. Os elefantes podem chorar do mesmo modo que fazemos, especialmente quando um bebê nasce ou um membro da manada morre. Eles possuem sentimentos semelhantes aos nossos, demonstrados com dor e lágrimas.
- Ajuda para os jovens. Quando um bebê elefante nasce, toda a atenção da manada gira em torno dele. Se por algum motivo sua mãe morrer, todos os membros da manada se encarregarão de cuidar da cria.
- Eles adoram brincar. Embora pareçam sérios, especialmente os machos, não são assim todo o tempo. São animais muito brincalhões, gostando de espirrar água. Porém, se há algum perigo na manada ou o alimento acaba, sua personalidade muda.
- Sua inteligência. O ditado “ter memória de elefante” é totalmente certo. Sua memória e sua inteligência têm sido sempre algo muito estudado por pesquisadores e cientistas, já que é um assunto intrigante ainda por descobrir. Dizem que seu cérebro pesa em torno de seis quilos e que podem identificar a si mesmos em frente a um espelho. Incrível, não é?
Esperamos que com estas informações você possa ter aprendido mais sobre este fascinante animal, que intriga e surpreende muitas pessoas.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.