Como manter a higiene bucal de seu gato?
Escrito e verificado por o advogado Francisco María García
O número de diagnósticos de doenças dentais é crescente nos felinos domésticos. Estas doenças costumam ser dolorosas e incomodas para o animal. Cuidar da higiene bucal de seu gato é fundamental para prevenir tais doenças e preservar sua saúde.
A importância da higiene bucal de seu gato
A higiene bucal é parte fundamental de uma correta medicina preventiva para todas as espécies. Os felinos precisam de cuidados orais para garantir um processo digestivo adequado e evitar a proliferação de microrganismos.
Os transtornos orais e as doenças dentais costumam se originar de uma acumulação de tártaro nos dentes e nas gengivas; e a halitose costuma ser o primeiro sintoma de que há um desequilíbrio na boca de seu felino.
Quase sempre estes desequilíbrios são resultados de uma higiene dental deficiente ou diretamente de sua ausência. A escovação diária é a única forma de eliminar as placas bacterianas de e evitar a formação do tártaro. Por isso, é fundamental reafirmar a importância da higiene bucal de seu gato.
Placas e tártaro: o que são e por que é importante os combater
Durante sua alimentação diária, os gatos costumam acumular partículas de comida entre seus dentes e em suas gengivas. Estas zonas oferecem condições ótimas para o aparecimento e o desenvolvimento acelerado de diversas bactérias.
A presença de tais bactérias, somada as moléculas de açúcar e dos restos alimentares, leva à formação de placas. As placas são películas finas, incolores, pegajosas e que se aderem aos dentes e às gengivas.
Este fenômeno produz uma retroalimentação, onde as placas começam a servir de alimento para as próprias bactérias que a ocasionam. Isso gera uma produção de toxinas e ácidos que irritam as gengivas e corroem o esmalte dos dentes.
Se as placas não forem eliminadas a tempo, elas se misturam com os minerais da saliva e endurecem. O tártaro, também chamado de cálculo dental, é justamente o resultado da calcificação das placas bacterianas. Uma vez formado o tártaro, as bactérias aderem-se ao dente e penetram no esmalte; dando lugar às caries.
Como eliminar o tártaro de seu gato?
Quando as placas se calcificam e formam o tártaro, já não é mais possível eliminá-lo com a escovação habitual. É necessário então uma intervenção cirúrgica, com a anestesia de um veterinário especializado em odontologia felina. O tipo de intervenção, sua intensidade e a recuperação variam de acordo com o avanço do tártaro em cada animal.
Mais uma vez, vale a pena recordar a importância da prevenção. Atitudes simples garantem a boa higiene bucal de seu gato, além de evitar dores e tratamentos mais complexos.
Alimentação balanceada: a chave para uma saúde oral equilibrada
Uma alimentação desequilibrada pode provocar muitas doenças: desde o mau-hálito até obesidade, problemas digestivos e diabetes.
O alimento balanceado deve ser escolhido primeiramente de acordo com a idade e o tamanho do felino. Também há rações comerciais para condições especiais como alergias, sobrepeso, problemas urinários, renais ou hepáticos.
Atualmente, alguns alimentos inovadores tentam diminuir a formação de placas com estratégias de escoriação mecânica e substâncias químicas. No entanto, seus efeitos não substituem a necessidade da escovação diária.
Higiene bucal: dicas para escovar facilmente os dentes de seu animal de estimação
1- Adaptá-lo desde filhote
De forma parecida com os humanos, os felinos devem ser adaptados ao hábito da escovação dos dentes diariamente. Por isso, é importante começar a cuidar da higiene bucal de seu gato desde suas primeiras semanas de vida.
2- Utilizar produtos específicos para gatos
Os cremes dentais humanos podem danificar o esmalte dos dentes e intoxicar o animal. Existem produtos e escovas dentais específicas para gatos de todas as idades. Muitas pastas dentais para animais de estimação têm sabores e aromas agradáveis, como de carne e frango.
3- Associar positivamente o momento da escovação
É claro, seu gato vai ficar desconfiado ou estressado com a experiência. Por isso, é importante diminuir a tensão do momento da escovação.
Recomenda-se simular que a atividade se trata de uma brincadeira para estimulá-lo e distrai-lo. Inicie brincando de tocar sua boca e seus dentes. Quando o gato se sentir cômodo, pode-se então introduzir a escova e começar a limpar suavemente seus dentes.
4- Escovar cuidadosamente os dentes e as gengivas
A escovação deve ser cuidadosa e completa, limpando os dentes e as gengivas. Estas últimas pedem especial suavidade para evitar qualquer sangramento.
A escovação deve atingir todos os cantos da boca de seu gato. Além disso, os dentes devem ser escovados de cima para baixo, da direita para a esquerda. Também se recomenda fazer pequenos movimentos circulares.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.