O que causa o mau cheiro no bumbum dos gatos?

novembro 29, 2019
Existem várias razões pelas quais o bumbum de alguns gatos pode exalar um cheiro ruim. Na verdade, essa pode ser uma maneira por meio da qual eles identificam uns aos outros.

Apesar de serem animais limpos e asseados, às vezes é impossível não perceber que o bumbum de alguns gatos exala um mau cheiro desagradável.

Por isso, se você estiver percebendo esse fenômeno no seu animal de estimação e quiser tirar as suas dúvidas, vamos dar algumas pistas sobre as possíveis causas a seguir.

Higiene inadequada do bumbum dos gatos

Todos conhecem a capacidade dos gatos de se manterem asseados. O ritual de limpeza do gato doméstico consiste em se lamber, utilizando a língua e as patas. Embora a função principal seja a de manter o pelo limpo, as lambidas também eliminam odores e parasitas indesejados.

No entanto, apesar do rigor nos seus hábitos de higiene, o bumbum de alguns gatos pode exalar um mau cheiro. Isso pode acontecer com algumas raças de gatos de pelos longos, tais como o Maine Coon ou o himalaio.

Ao defecar, alguns restos de fezes podem ficar grudados no pelo da região traseira, provocando assim o mau cheiro.

Para solucionar este problema, é interessante verificar a área periodicamente e limpá-la cuidadosamente. Se necessário, você pode aparar a pelagem para reduzir a quantidade de pelos sujos na região.

Higiene inadequada do bumbum dos gatos

As glândulas anais, um possível problema

Essas estruturas talvez não sejam familiares para você, mas elas estão presentes tanto em cães quanto em gatos. Elas estão localizadas em ambos os lados da abertura anal, e a sua principal tarefa é a de lubrificar o ânus para facilitar a excreção.

Outra das funções que desempenham é a de meio de comunicação, uma vez que elas servem para que os gatos se identifiquem através do cheiro de cada um.

Durante o processo de excreção, as glândulas anais geralmente são esvaziadas. Porém, se o animal passar por situações de estresse, o esvaziamento pode ocorrer de forma acidental. É nesse momento que o bumbum de alguns gatos pode exalar um mau cheiro, devido à secreção amarelada das glândulas.

Gatos observando o movimento na rua

Além disso, também é possível que essas glândulas sejam afetadas por infecções, abscessos ou fístulas, que desencadeiam o mau cheiro na região traseira. Nestes casos, é conveniente ir ao veterinário para obter um diagnóstico profissional.

Outras causas possíveis

Além dos problemas derivados da anatomia felina, a causa do mau cheiro do bumbum de alguns gatos pode estar na alimentação. Se alimentarmos o nosso gato com rações contendo ingredientes de baixa qualidade, é possível que, além das flatulências, as fezes tenham um cheiro ruim e deixem vestígios.

Por isso, é importante fornecer ao nosso animal de estimação uma alimentação equilibrada e de qualidade. Isso vai favorecer a digestão, evitar o mau cheiro e manter a saúde do gato em perfeitas condições.

Se você perceber um mau cheiro no bumbum do seu gato e já tiver descartado as possíveis causas anteriores, é recomendável levá-lo ao veterinário, pois pode haver outras causas subjacentes.

Field, H. E., & Taylor, M. E. (2018). An atlas of cat anatomy. University of Chicago Press.