Logo image
Logo image

Medicina veterinária natural e holística: saiba mais

4 minutos
A medicina tradicional pode ser utilizada. Entretanto, formas mais naturais e integrais podem ser buscadas para tratarmos nossos animais. O veterinário natural e holístico trata o animal como um todo.
Medicina veterinária natural e holística: saiba mais
Francisco María García

Escrito e verificado por o advogado Francisco María García

Última atualização: 27 dezembro, 2022

Esse tipo de medicina observa o animal de forma integral e baseia-se em tratamentos naturais. Longe de ver a doença como uma entidade isolada, ela é considerada como parte de um todo. Abaixo, mostramos o que é e damos alguns conselhos que você saiba mais sobre a medicina veterinária natural e holística.

Particularidades da medicina veterinária natural e holística

Quem prefere a medicina veterinária natural e holística opta por uma medicina integrada e baseada na prevençãoComo acontece com os seres humanos, existem várias possibilidades de tratamentos preventivos.

A medicina tradicional pode ser utilizada. Entretanto, formas mais naturais e integrais podem ser buscadas para tratarmos nossos animais. Por isso, a medicina veterinária natural e holística buscar tratar os animais como um todo. Em vista disso, ela usa elementos vindos da natureza para favorecer o tratamento e a prevenção de doenças.

Do que se trata?

A medicina veterinária natural e holística considera que a doença tem sua origem em vários fatores. Entre eles, estão os fatores físicos, emocionais, energéticos e ambientais.

Assim, tenta dar uma resposta integral no tratamento, estudando cada caso em particular. E trabalha em conjunto com o organismo para ativar os processos de cura nele. Ou seja, aproveita as capacidades de cura do próprio organismo e as ativa.

Modalidades: qual escolher

Ao escolher um tratamento de medicina veterinária natural e holística, você deve considerar qual a fase da doença. Entre elas, estão: fase inicial de diagnóstico e prevenção, fase clínica, fase de convalescença.

Some figure

Em vista disso, um diagnóstico completo deve ser feito. Afinal, ele é muito importante para que o tratamento seja eficiente. Com base nessa análise, pode ser decidida a modalidade mais apropriada para aquilo que o indivíduo precise. Uma não exclui a outra, mas sim se complementam.

  • Medicina tradicional chinesa e acupuntura: ela tem mais de 4.000 anos. Baseia-se em ativar o poder de cura do próprio organismo. Usa acupuntura, acupressão, ervas chinesas, massagem.
  • Acupuntura: sua origem vem da medicina chinesa. Ela é especialmente indicada como método de prevenção. É aconselhável para tratar várias doenças funcionais, como paralisia, alergias ou para tratar a dor.
  • Homeopatia: é uma disciplina na qual são administradas substâncias que reproduzem os sinais clínicos de animais saudáveis ​​no paciente. É centrada em cada animal.
  • Fitoterapia veterinária: baseada na medicina popular, utiliza plantas e derivados para tratar doenças.
  • Terapias florais: baseia-se nos estudos de Edward Bach, usa essências florais para harmonizar o organismo. Nos animais, é aconselhável para doenças físicas e psicológicas.
  • Medicina nutracêutica: utiliza suplementos nutricionais, micronutrientes e macronutrientes para tratar as doenças.
  • Medicina física veterinária: é aconselhável para o tratamento de lesões. É um método não invasivo de reabilitação que utiliza alongamentos, massagens, laser, fontes elétricas, hidroterapia, etc.

Por que escolher um veterinário natural e holístico

Em primeiro lugar, para definir a modalidade procurada, o diagnóstico deve ser levado em conta e o estágio em que a doença está. Depois, devemos considerar se a intenção é prevenir ou tratar uma doença já avançada.

Some figure

Em segundo lugar, tenha em mente que uma modalidade não está em desacordo com a outra. O veterinário natural e holístico pode complementar o tratamento em certas fases com os tratamentos convencionais.

O que ter em mente ao escolher?

Estas são as bases da medicina natural:

  • A natureza fornece vários elementos para prevenir e tratar doenças.
  • Utiliza métodos não invasivos.
  • Considera a doença, não como produto de um fator, mas em sua totalidade. Parte do físico, emocional, energético, para diagnosticar e tratar integralmente.
  • Os tratamentos e diagnósticos são individuais. Cada animal experimenta e manifesta a doença de forma diferente.
  • Considera o organismo como o principal fator de cura e ativa esses mecanismos de defesa do corpo.
  • A nutrição natural como modo de vida é um aspecto fundamental na prevenção.
  • Tenta alcançar o máximo de bem-estar e qualidade de vida.

Conselhos para decidir

Conhecer as bases e modalidades da medicina holística e natural é o primeiro passo. Em uma segunda fase, você precisa encontrar um profissional para guiar o processo. Essa escolha é importante, já que o veterinário deve ter o bem-estar do animal como sua missão.

Tenha em mente que a prevenção e o diagnóstico são cruciais nesse tipo de tratamento. Portanto, observe o aparecimento de possíveis sintomas quando eles ainda estão em seu estágio inicial.

Em suma, devemos estar abertos às possibilidades oferecidas por esse tipo de medicina. Além disso, precisamos estar informados e buscarmos alternativas. O principal nesse tratamento é restaurar o equilíbrio do organismo do indivíduo e proporcionar uma melhor qualidade de vida.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.