Como é a nutrição natural dos cães?

dezembro 18, 2017

A nutrição natural dos cães nada mais é do que a preparação caseira de seu alimento. Consiste em utilizar ingredientes frescos, combiná-los e cozinhá-los de acordo com as necessidades nutricionais do animal.

Diferentemente do que se acredita, um cão acostumado a comer comida processada pode mudar seu hábito de alimentação.

O primeiro passo para uma nutrição natural dos cães é procurar um especialista. Com base em uma avaliação, o veterinário poderá formular uma dieta adequada para o animal, de acordo com sua condição atual e necessidades.

Para iniciar uma nutrição natural, o cão deve ser pesado uma vez por mês para analisar o comportamento do corpo. Dessa forma, será possível ver a evolução e os efeitos deste tipo de nutrição.

Se o animal emagreceu, é possível que esteja ingerindo menos quantidade de calorias do que o indicado para seu tamanho. No entanto, se subiu muito de peso, está ingerindo mais calorias do que o normal.

Benefícios da nutrição natural dos cães

1. Ajuda a controlar o peso do cachorro: Por se tratar de uma alimentação dirigida, é possível cuidar da dieta do cão.

Cães comendo maçãs

Autor: Miss Chien

O importante nesse aspecto é respeitar as quantidades de comida. A alimentação exagerada pode causar obesidade no cão. Além de trazer outros problemas de saúde, como diabetes ou problemas renais. O mesmo pode acontecer se o animal recebe menos comida do que precisa para seu desenvolvimento.

2. Melhora sua condição física e emocional: Quando se começa a nutrição natural dos cães, as mudanças aparecem de forma imediata.

No segundo ou terceiro dia, pode-se notar o animal mais ativo e animado. Além disso, seu pelo fica mais brilhante e macio.

Esse tipo de alimentação melhora a digestão do cachorro. Isso pode ser notado na respiração. Além disso, sua fezes ficam menos fedidas e menores, porque os nutrientes são melhor aproveitados. O odor corporal também será menos penetrante.

3. Alimentação sem aditivos nem conservantes: Por se tratar de produtos frescos, a comida não tem aditivos ou conservantes comuns nos alimentos processados.

No entanto, é preciso fazer o equilíbrio correto entre os alimentos. Dessa maneira, garante-se a carga nutricional que o cão necessita.

4. Não traz custos adicionais: Diferentemente do que se imagina, a alimentação natural não é mais cara do que os alimentos processados e, além disso, traz benefícios para a vida do cachorro.

A dieta BARF

Por sua sigla em inglês, a dieta BARF se traduz como Alimentação Crua Biologicamente Adequada. A dieta BARF consiste em alimentar o cão de acordo com a porcentagem de seu peso atual. Ou seja, no caso de um animal sedentário, ele deve receber 2% de seu peso em comida, mas, se for um cão ativo, deve ingerir 3%.

De acordo com a nutrição natural dos cães, as proteínas devem vir das carnes, seja da vaca, de aves ou de pescado. Além disso, pode-se dar ao animal vísceras, como fígado, coração, rins, entre outros.

Por sua vez, os vegetais são a fonte de minerais e vitaminas, assim como o azeite é o provedor de ácidos graxos.

A dieta BARF tem algumas recomendações que devem ser consideradas no momento de cozinhar o alimento:

  1. Para evitar a contaminação, a carne deve ser congelada por no mínimo três dias. Além disso, deve-se cozinhar muito bem para eliminar qualquer parasita.
  2. Os ossos não devem ser cozidos. Eles sempre devem ser dados ao animal crus. Devemos dar aos cães apenas os permitidos por especialistas.
  3. Em caso constipação, deve-se aumentar o consumo de vegetais. Se a condição piorar, é recomendável visitar o veterinário.
  4. A comida natural não deve ser combinada com o alimento processado. É possível alternar, mas nunca mesclar.
Cachorro comendo verdura

Cada espécie e raça é diferente, e por isso cada uma requer valores nutricionais de acordo com suas características. Por isso, a importância de solicitar uma avaliação de um especialista antes de introduzir a alimentação natural.

Hoje em dia, existem muitos negócios e marcas que se dedicam a preparar alimentos naturais para cães. Isso ajuda os donos no processo de cozinhar cada refeição.

Cada refeição vem devidamente embalada e refrigerada. Assim, o benefício é a possibilidade de armazenagem durante o tempo que for necessário.

Por último, vale ressaltar que esses produtos devem contar com o reconhecimento de seus valores nutricionais, indispensáveis neste tipo de alimentação.