Os melhores nomes nativos americanos para cadelas
Escrito e verificado por a psicóloga Sara González Juárez
Nomear alguém às vezes é complicado. Embora os humanos estejam acostumados a escolher nomes por motivos emocionais ou gostos pessoais, em muitas culturas todo um ritual é realizado para isso. No caso dos animais, escolher nomes nativos americanos é uma boa forma de dar sentido a essa escolha.
Em muitas tribos nativas americanas, uma pessoa nasce com um nome que pode mudar ao longo da vida, dependendo de quem ela se torna ou do que realiza. Por isso, quando se trata de cães, escolher um nome pode ser uma tarefa árdua, pois se trata de aglomerar sua essência e o amor que ele traz para sua vida.
Portanto, neste artigo você poderá conhecer vários nomes das culturas nativas da América do Norte, voltadas para o sexo feminino. Não perca nada porque certamente encontrará um para a sua cadela que a descreva como ela é.
Nomes nativos americanos da tribo Cherokee
Essa tribo ocupou o território conhecido hoje como Alabama, Geórgia, Tennessee e Virgínia. Sua língua era o tsálagi, polissintético e escrito usando um silabário. Vejamos alguns nomes adequados para cadelas:
- Salali: significa esquilo. Para cadelas pequenas e saltadoras.
- Tayanita: significa castor jovem. Animais que constroem grandes obras de arquitetura natural.
- Adsila: flor.
- Amadahy: água da floresta.
- Awentia: fulvo. Para as mais delicadas.
- Galilahi: significa atraente. Fácil de colocar em qualquer cadela.
Nomes nativos americanos da tribo Choctaw
Embora esta tribo tenha origem ameríndia (ou seja, surgiu durante a ocupação americana e já tinha influências da sua cultura), os nomes que aqui você pode encontrar para a sua cadela são tão adequados como os restantes. Vamos ver alguns:
- Nita: urso. Para as maiores e mais peludas.
- Poloma: arco.
- Shikoba: palavra para caneta. Perfeito para cães pequenos e leves.
- Talullah: significa água que pula.
- Talulla: variação ortográfica da anterior com o mesmo significado.
Nomes nativos da tribo Creek
Os navajos são os povos indígenas mais numerosos. Distribuíam-se pelo Arizona, Novo México, Utah e Colorado. Eles eram nômades e guerreavam contra todos os colonos sedentários que vinham da Europa. Vejamos alguns exemplos de nomes para cadelas:
- Ooljee: lua. Por que não chamá-la assim em vez da típica Luna? É muito mais original.
- Nizhoni: significa bonita. Perfeito para qualquer cadela.
- Shadi: irmã mais velha. Para as mais velhas.
- Shideezhi: irmã mais nova. Para aquela que acabou de chegar.
- Shim: mãe. Se você resgatou uma cadela grávida, este pode ser um bom nome.
- Shimasani: avó. Para as primeiras gerações.
- Sitsi: filha.
- Yazhi: significa pequena. Se nenhuma das opções acima se aplica no caso da sua cadela, esse nome é lindo e irradia afeto.
- Doli: pássaro azul. Um nome fácil de lembrar, tanto para humanos quanto para caninos.
- Nascha: coruja, para as mais noturnas.
Nomes nativos americanos da tribo Omaha
Antes da ocupação européia, os Omaha viviam a leste do continente, onde o rio Ohio e o Wabash se encontram. Eles tinham uma organização social muito complexa, patriarcal e dividida em 10 clãs. Aqui estão alguns nomes para o seu companheiro canino da linguagem desses nativos:
- Nidawi: fada.
- Donoma: vista do sol. Para aquelas cadelas que iluminam sua vida.
- Taini: lua que retorna, para as mais notívagas.
- Mimiteh: lua nova. Bonito e também original.
- Tadewi: palavra Omaha para vento. Perfeito para as cadelas mais rápidas.
- Urika: útil para todos. Para quem atua como apoio emocional para toda a família.
Nomes nativos da tribo Hopi
Esta tribo são os antigos colonos do Arizona. Eles possuíam uma cultura avançada, onde seu nome significa “educado, bem-comportado, educado, civilizado, pacífico, educado e adere ao modo Hopi”. Eles o usavam para se diferenciar daquelas tribos que se dedicavam ao saque. Para ver os nomes de cadelas inventados por essas pessoas, continue lendo:
- Hehewuti: espírito de mãe guerreira. Ideal para aquelas cadelas que sofreram durante o processo e encontraram uma vida melhor.
- Kachina: espírito neste idioma.
- Kaya: irmã mais velha, como variante da palavra da tribo anterior.
- Kuwanyauma: sua tradução literal é borboleta mostrando belas asas. É um nome um tanto complexo para um canídeo, mas ainda assim muito bonito.
- Mansi: flor arrancada.
- Muna: significa primavera transbordante. Perfeito para cadelas felizes, carinhosas e ativas.
- Nukpana: embora sua tradução seja maligna, pode ser uma forma cômica e original de dar um apelido carinhoso a uma cadela travessa. Lembre-se de que nenhum animal abriga o mal.
- Pamuya: lua da água.
- Pavati: água límpida. Semelhante ao anterior, mas também bonito em sonoridade e significado.
- Siu: flor.
Como você pode ver, todos esses nomes são um pouco complexos, mas contêm um significado e uma profundidade únicos. Existem muitas outras tribos nativas americanas, então se você gosta do som desses nomes, nós o encorajamos a continuar estudando suas culturas.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- https://imagexinnovation.com/es/nombres-de-perros-nativos-americanos/
- https://es.acelenakliye.com/native-american-dog-names
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.