Mist australiano, um gatinho muito sociável e miador
Amigável, brincalhão e “tagarela”. Assim podemos descrever o Mist australiano, um gatinho que resultou do cruzamento de várias raças em busca de um animal sociável, simpático e afetuoso, e com uma pelagem particular. Então, hoje, contaremos mais detalhes sobre o belo ‘Mist australiano’.
Australiano e dos anos 70
Como o próprio nome sugere, a raça tem sua origem na Austrália. Em meados dos anos 70, seu criador, Truda Straede, cruzou espécimes de:
- Birmanês
- Abissínios
- Pelo curto comum
Desta forma, chegou-se a um felino com uma pelagem de fundo claro e uma espécie de cútis que lhe dá uma aparência enevoada (mist).
No começo, chamava-se Spotted Mist. Mas, em 1998, a atual denominação foi adotada porque, conforme a raça se desenvolvia, mais padrões surgiram.
Atualmente, o Australian Mist está em processo de reconhecimento nas principais associações felinas. E vem ganhando popularidade, pouco a pouco, fora da Oceania.
Conheça o Australian Mist, um gatinho carinhoso, adaptável e miador, com um toque enevoado em seu pelo curto.
Aparência física da raça
Os filhotes deste gato doméstico são, em geral, robustos, mas à medida que crescem, adquirem a aparência de um gato normal. Além disso, outras características físicas deste adorável gatinho são:
- Tamanho médio
- Peso: entre três e seis quilos (machos) e entre dois e cinco (fêmeas)
- Corpo: musculoso e forte
- Pelagem: curto, brilhante e sedoso
- Cabeça: arredondada e de tamanho médio, com queixo firme
- Olhos: expressivos, grandes, ligeiramente arredondados e em diferentes tons de verde
- Nariz: largo e comprido
- Orelhas: médias, com base larga e pontas arredondadas
- Patas: comprimento médio, musculoso e forte, com garras ovais
- Cauda: longa e afilada em direção à ponta
Cores e padrões do Mist australiano
Por outro lado, existem várias cores que esta raça de felinos muito miadores pode ter:
- Azul
- Castanho
- Chocolate
- Lilás
- Caramelo
- Dourado
- Pêssego
Os padrões podem ser manchados ou mosqueados. Além disso, tanto a face, pernas e cauda têm listras características do padrão tabby (escamas).
Um gato que se adapta às circunstâncias
O Mist australiano é um bichano ideal para viver com crianças pequenas. Além de seu bom caráter, apresenta pouca agressividade e é muito tolerante à manipulação.
Vale notar que este é um gato que não tem problemas para se adaptar a diferentes ambientes, de uma casa grande a um pequeno apartamento.
Ativo, extrovertido, carinhoso e muito doce, adora a companhia dos membros humanos da família. Além disso, vive tranquilamente com outros animais de estimação, especialmente se ele for castrado.
No entanto, ele não gosta de passar muito tempo sozinho e procura brincar com seu dono assiduamente. Portanto, este é um ponto a se ter em mente se você decidir ter um animal de estimação desta raça.
Mist australiano: saudável e muito limpo
Esta bela raça de gatos tem uma expectativa de vida de entre 15 e 18 anos. Normalmente, gozam de boa saúde, mas podem desenvolver alguns problemas do trato urinário e dos olhos.
Em qualquer caso, visitas regulares ao veterinário são necessárias para verificar se tudo está indo bem e para cumprir o cronograma de vacinação e desparasitação. Também, para ter certeza de que estamos alimentando-o corretamente, de acordo com sua idade e estilo de vida.
Por outro lado, o Mist australiano não precisa de muitos cuidados específicos. Como qualquer bom gatinho, é muito limpo. Além do mais, ele solta poucos pelos, então será suficiente escová-lo ocasionalmente para manter sua pelagem impecável.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.