O morcego Acerodon jubatus: habitat e características

Embora seu tamanho intimide muitas pessoas, este animal inofensivo não representa nenhum perigo para o homem. Quer saber mais sobre o morcego raposa?
O morcego Acerodon jubatus: habitat e características
Samuel Sanchez

Revisado e aprovado por o biólogo Samuel Sanchez.

Última atualização: 22 dezembro, 2022

O morcego Acerodon jubatus é um animal endêmico desse país asiático e se destaca por ser a maior espécie de morcego do mundo.

Esse indivíduo pertence à família Pteropodidae, que inclui mais de 197 espécies de morcegos que se distinguem por seu enorme tamanho. Eles também são conhecidos como “megabats”, embora alguns pequenos também pertençam a essa família. O focinho vulpino é o que os envolve como parentes, além das garras do segundo dedo da mão e da pele elástica reduzida nas asas.

Habitat do morcego Acerodon jubatus

O morcego Acerodon jubatus é encontrado principalmente nas Filipinas, especialmente nas florestas tropicais da região de Maitum. Da mesma forma, a espécie foi encontrada em algumas ilhas do país asiático perto de penhascos de difícil acesso para humanos. No entanto, prefere habitar florestas com cavernas ou fendas ou em locais desabitados, como mostrou um estudo em 2005.

Embora esteja amplamente distribuído nas Filipinas, o morcego Acerodon jubatus não está presente na região de Palawan e nas ilhas da província de Batanes.

Esse estudo mostrou que sua presença em selvas remotas tem um fator determinante, que acaba sendo os rios que indicam aos morcegos a existência de figueiras, sua principal fonte de alimento. Em geral, a espécie habita lugares arborizados e remotos na selva filipina, onde se sente mais calma.

Uma raposa voadora em um fundo branco.

Características físicas

Em primeiro lugar, é necessário enfatizar que o morcego Acerodon jubatus é um mamífero quiróptero. Como todos os representantes de seu grupo, apresenta asas e um corpo relativamente leve para alçar voo. Juntos, os morcegos representam 20% de todas as espécies de mamíferos do mundo (1100 espécies).

Devido ao seu tamanho, até agora esse indivíduo é conhecido por ser o maior morcego do mundo. Tem envergadura média de 1,5 metros, peso de 1,2 quilos e comprimento vertical superior a 30 centímetros.

Embora a espécie Pteropus vampyrus tenha uma envergadura maior, é menos pesada do que o morcego Acerodon jubatus. Curiosamente, estes últimos morcegos não têm cauda.

O morcego Acerodon jubatus é sexualmente dimórfico, já que a fêmea geralmente é menor que o macho. Outra de suas características físicas de destaque é a coloração do pelo: dourado na cabeça e marrom-acobreado no dorso. Seu focinho é alongado e seus olhos e orelhas são maiores em comparação com outros morcegos.

Comportamento do morcego Acerodon jubatus

Esse mamífero tem hábitos noturnos e costuma voar quase 40 quilômetros em uma única noite para encontrar seu alimento. Porém, um estudo de 2017 mostrou que esses quirópteros também possuem hábitos diurnos, aproveitando esse momento do dia para dormir, forragear e acasalar.

Este último comportamento se mostrou muito mais evidente nos machos, pois enquanto as fêmeas descansavam durante o dia, eles se dedicavam a atividades que ajudavam a melhorar suas oportunidades de acasalamento. Por outro lado, os morcegos Acerodon jubatus preferem viver perto de rios para que possam se limpar constantemente e, assim, serem menos notados por seus predadores.

Alimentação do morcego Acerodon jubatus

Embora seu tamanho seja intimidante e se pense que se trata um animal carnívoro, o morcego Acerodon jubatus é um quiróptero frugívoro e, como mencionado acima, sua principal fonte de alimento são os figos. No entanto, quando não têm acesso a essa fruta, esses mamíferos alados podem se alimentar de outros tipos de fruta.

Durante seus voos, os morcegos Acerodon jubatus lançam sementes ou as liberam em suas descidas, tornando-os excelentes distribuidores de espécies de plantas em seu ecossistema. Esse mecanismo de dispersão é conhecido como endozoocoria.

Esses morcegos também consomem frutas cultivadas, mas em casos muito raros e quando não encontram alimento em seu habitat. Além disso, a espécie não apresenta a capacidade de ecolocalização, que outras espécies de morcegos apresentam. Para acessar seu alimento, ele usa sua visão para localizar a fruta de que se alimenta.

Muitos morcegos produzem ondas sonoras com a boca e o nariz. Elas rebatem e geram ecos, o que lhes dá informações sobre seus arredores. Os morcegos Acerodon jubatus não conseguem usar esse mecanismo.

Reprodução do morcego Acerodon jubatus

Não há muitas informações a respeito de sua reprodução devido aos locais remotos que a espécie habita, embora espécimes adultos provavelmente utilizem o fotoperíodo como sinal reprodutivo. Isso significa que o número de horas de luz modula sua produção hormonal nesse sentido.

O que se sabe é que as fêmeas amadurecem sexualmente após 2 anos e podem ter apenas um filhote por ano, enquanto as fêmeas em cativeiro dão à luz apenas uma vez a cada 2 anos. Seus períodos de gestação são entre abril e junho.

Estado de conservação

O morcego Acerodon jubatus está “em perigo” de acordo com a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). A sua difícil situação deve-se à caça furtiva de que os espécimes são vítimas, visto que têm o hábito de se reunir em mais de 1000 indivíduos (o que facilita a sua captura).

Da mesma forma, sua maior ameaça é a redução de seu habitat natural em decorrência do desmatamento, principalmente em ilhas como Cebu. Várias entidades não governamentais implementaram vários programas de conservação com reprodução em cativeiro na região filipina de Súbic.

Como você pode ver, o morcego Acerodon jubatus é um animal enorme em comparação com outros morcegos e não ameaça a vida dos humanos. Pelo contrário, seus hábitos alimentares permitem aumentar a densidade das plantas nas selvas filipinas. No entanto, continua a ser vítima de atividades ilegais, e o desconhecimento da espécie não permite aumentar a consciência para a sua conservação.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Tammy L. Mildenstein, Sam C. Stier, C.E. Nuevo-Diego, L. Scott Mills. Habitat selection of endangered and endemic large flying-foxes in Subic Bay, Philippines. Biological Conservation, Volume 126, Issue 1, 2005, Pages 93-102. Recogido el 5 de septiembre de 2021 de: https://doi.org/10.1016/j.biocon.2005.05.001
  • Hengjan, Y., Iida, K., Doysabas, K. C. C., Phichitrasilp, T., Ohmori, Y., & Hondo, E. (2017). Diurnal behavior and activity budget of the golden-crowned flying fox (Acerodon jubatus) in the Subic bay forest reserve area, the Philippines. Journal of Veterinary Medical Science79(10), 1667-1674. Recogido el 5 de septiembre de 2021 de: https://doi.org/10.1292/jvms.17-0329
  • Heinen, V. y B. Lundrigan (2009). Acerodon jubatus golden-capped fruit bat. Animal Diversity Web. University Of Michigan Museum of Zoology. Recogido el 5 de septiembre de 2021 de: https://animaldiversity.org/site/accounts/information/Acerodon_jubatus.html

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.