A mosca como vetor de doenças

É uma das espécies mais nocivas para as pessoas, uma vez que transportam patógenos quando se fixam em materiais em decomposição. Neles depositam seus ovos, que são o caldo de cultivo das larvas.
A mosca como vetor de doenças

Última atualização: 27 Junho, 2018

As moscas são vetores de doenças. Ou seja, em seus corpos transportam bactérias, germes e fungos para outras superfícies, corpos humanos, animais ou alimentos. Especialmente através de suas pernas. Quando a mosca voa, ela faz paradas servindo como um veículo para patógenos, transmitindo doenças.

As moscas são muito atraídas pela matéria orgânica em decomposição, porque é o meio onde elas depositam seus ovos para se reproduzirem.

Por meio de estudos de seu microbioma, calculou-se que esses insetos oportunistas carregam uma média de 800 bactérias. A maioria é inofensiva para as pessoas, mas cerca de 100 delas demonstraram causar patologias de intensidade e gravidade diferentes.

A seguir, saberemos um pouco mais sobre a mosca como vetor de doenças e analisaremos essas patologias para identificá-las. Além disso, veremos algumas dicas para controlar sua presença em residências e outros espaços habitados por pessoas.

Quais doenças a mosca pode espalhar

A mosca comum geralmente pousa em qualquer superfície que esteja suja ou que tenha microrganismos para os quais é atraída, especialmente carniça, um meio ideal para pôr ovos e para os vermes nascerem. Ela também se sente muito atraída por fezes e lixo.

Mosca

Uma vez que a pele deste inseto esteja impregnada, ela pode transferi-los para a pele humana, alimentos, utensílios de uso pessoal ou móveis, onde deposita esses microrganismos. É então quando a pessoa entra em contato com eles ou os ingere. Ao fazer isso, você corre o risco de adquirir uma ou mais doenças das quais esse inseto é vetor:

  • Diarreia infantil. Em países com uma economia deprimida, o maior dano à saúde causado pelas moscas é experimentado pelas crianças mais novas. Elas sofrem de diarreia persistente, muito aquosa, que compromete a vida das crianças, causando desidratação rápida. Esta diarreia também é altamente contagiosa.
  • Cólera. Provoca diarreia e vômitos, que por sua vez degenera em desidratação e fadiga.
  • Febre tifoide: produz dores de cabeça e dores abdominais, febre alta, inapetência, obstipação ou diarreia e fadiga.
  • Disenteria. Os sintomas mais notórios são diarreia com muco e sangue, vômitos, dor abdominal, febre muito alta, dor de cabeça e mialgia.
  • Salmonela, gastroenterite. Os afetados sofrem de dor abdominal, diarreia sanguinolenta, vômito, dor de cabeça, febre e dores musculares.
  • MiíaseÉ uma infecção da pele, olhos, ouvidos ou outros tratos. Pode degenerar em úlceras, produção de pus, proliferação de larvas e formação de furúnculos.

Aqueles em maior perigo são os mais vulneráveis, como crianças, mulheres grávidas, doentes, pacientes com imunidade comprometida e idosos.

Ao identificar esses sintomas, você deve ir ao médico sem demora. A mosca como vetor de doenças pode causar muitos riscos à saúde.

Estas não são as únicas patologias que a mosca é capaz de transmitir como vetor de doenças, mas são as mais comuns. A prevenção é sempre fundamental.

 

Mosca

Como controlar moscas em casa

As seguintes recomendações cessam a proliferação destes insetos ou os erradicam, para evitar as doenças de que são veículos:

  • Limpeza de espaços. As moscas são atraídas para lugares sujos e malcheirosos e evitam espaços bem higienizados.
  • Mantenha o lixo coberto / fechado. Além disso, você tem que se livrar dele diariamente, especialmente se ele contém resíduos orgânicos.
  • Utilize mosquiteiros nas portas e janelas para impedir a entrada de insetos.
  • Controle de lixo em torno de residências e espaços habitados. Quando o serviço de coleta pública é deficiente, as queixas pertinentes devem ser feitas, pois são consideradas um problema de saúde pública.
  • Mantenha os alimentos cobertos, não os exponha ao meio ambiente por muito tempo e os refrigere o maior tempo possível. Lembre-se de que a mosca usa sua saliva para dissolver alimentos sólidos e se alimentar deles.
  • Equipamento ultravioleta ou de fumigação. Essas opções funcionam, mas têm um custo econômico maior.

Outros truques e dicas para casa

Os truques para controlar as moscas são abundantes na Internet, mas nem todos têm eficácia. Como exemplos podemos citar: pendurar sacos de água, colocar plantas aromáticas que exalam cheiros que desagradam as moscas, spray de vinagre, colocar alho, armadilhas elaboradas com doces… Estes são os mais recomendados, tente escolher o que funciona melhor no seu caso.

As medidas de higiene recomendadas são suficientes para manter as moscas longe de casas, escritórios e outros espaços onde ocorrem atividades humanas.

A mosca como vetor de doenças pode certamente se tornar um problema de saúde pública, mas elas não podem ser eliminadas completamente. Elas fazem parte da cadeia ecológica e desempenham um papel na natureza.

It might interest you...
Soluções para a praga das baratas
Meus AnimaisLeia em Meus Animais
Soluções para a praga das baratas

As baratas são uma das pragas mais desagradáveis a atingir lares do mundo inteiro. É necessário, portanto, selar locais e fendas ondes elas possam ...