Muitos espanhóis cuidariam dos animais de estimação dos vizinhos para mitigar o abandono de animais

73,8% dos espanhóis cuidariam dos animais de estimação dos vizinhos. Tudo para que não tivessem que abandoná-los.
Muitos espanhóis cuidariam dos animais de estimação dos vizinhos para mitigar o abandono de animais

Última atualização: 29 maio, 2023

A temporada de férias se torna um pesadelo para muitos animais de estimação que acabam abandonados por seus tutores porque não têm ninguém para cuidar deles, mas um relatório recente indica que os espanhóis cuidariam dos animais de estimação de seus vizinhos para que eles não os abandonassem.

Continue lendo para saber mais sobre esses dados e ficar mais atento ao abandono.

Quantos espanhóis cuidariam dos bichinhos dos vizinhos?

Segundo a Nextdoor, empresa que se dedica a conectar bairros e que colabora com várias associações de proteção animal, uma pesquisa mostrou que 73,8% dos espanhóis cuidariam dos animais de estimação dos vizinhos para que não os abandonassem.

Esse número é bastante relevante em contraste com os dados publicados pela consultora de estudos de mercado Appinio, que indica que 92% dos espanhóis costumam viajar durante as férias. Nesse período, muitos peludos ficam desabrigados devido à dificuldade de seus tutores em encontrar alguém que cuide deles enquanto descansam.

Claro, deve-se dizer que nem todas as pessoas optam pelo abandono. De fato, a Nexdoor revela que 53,4% dos inquiridos preferem levar os seus animais de estimação de férias junto, outros 20,4% deixam-nos aos cuidados de alguém de confiança e 5,8% procuram babás em apps.

Como podemos ver, metade dos espanhóis que saem de férias durante o ano se preocupam em deixar seus animais de estimação aos cuidados de alguém. É aí que se torna relevante saber que seus próprios vizinhos estão dispostos a fazer essa tarefa.

Exemplo de convivência entre cães e gatos.
Os espanhóis cuidariam dos animais de estimação dos vizinhos para que não os abandonassem.

Os esforços para reduzir o abandono são insuficientes

Em contraste com o número de espanhóis que cuidariam dos animais de estimação de seus vizinhos para evitar o abandono, constatamos que, segundo a Direção Geral de Direitos dos Animais, o número de cães e gatos abandonados continua crescendo.

Essa entidade afirma que mais de 180.000 cães e 120.000 gatos são abandonados na Espanha a cada ano. Como mencionamos, o verão é a estação em que mais abandonos são relatados. Justamente para dar uma solução, a Nextdoor se propôs a atender a demanda de vizinhos que precisam de ajuda para cuidar de seus animais de estimação. A ideia é conectá-los com os vizinhos que declararam poder fornecer esse apoio.

Da mesma forma, a empresa anunciou que tem colaborações com organizações como SOS Gredos, ASA Association for Animal Sensitivity e GalapaCats para apoiar os vizinhos e, assim, reduzir esses números alarmantes.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.