Músicas dedicadas às andorinhas

Essas aves migratórias, que navegam pelos céus do mundo, serviram de inspiração para temas musicais populares. Elas são um símbolo de liberdade.
Músicas dedicadas às andorinhas

Última atualização: 26 Dezembro, 2018

Entre os membros do reino animal que mais inspiraram autores e compositores, além de cães e gatos, está, sem dúvida, a Hirundo rustica. Esse é o nome científico da andorinha, uma ave que inspira belas músicas.

Seleção de músicas dedicadas às andorinhas

Associadas ao exílio, lembranças de infância e entes queridos, essas pequenas aves migratórias têm sido as musas de algumas das músicas mais populares de todos os tempos.

andorinha

Muitos desses temas se tornaram clássicos que fazem parte da trilha sonora de várias gerações. Você vai nos acompanhar nesta viagem recheada de lirismo?

Propomos um passeio por algumas das mais inspiradas músicas dedicadas às andorinhas, pequenas aves migratórias que navegam pelos céus do mundo.

andorinha no céu

  1. “La golondrina” (A andorinha)

“Onde irá veloz e cansada / a andorinha que daqui se vai?” É a pergunta que inicia essa música. Supõe-se que tenha sido escrita em 1862 pelo escritor espanhol Niceto de Zamacois.

A música foi composta por Narciso Serradell, médico e compositor mexicano que teve que se estabelecer na França durante a Segunda Intervenção Francesa no México.

 “La golondrina” tornou-se um tema importante para os exilados desse país latino-americano.

“Ao lado da minha cama vou colocar seu ninho,
onde a estação pode passar
Vou ouvir sua canção, terna andorinha
vou lembrar da minha pátria e chorar”,

A música teve inúmeras versões. Vários músicos bem conhecidos a gravaram, como Placido Domingo, Nat King Cole, Nana Mouskouri e o trio Los Panchos.

Mas uma das mais bem-sucedidas versões é a de Caetano Veloso, incluída no álbum Fina estampa (1994).

  1. “Golondrinas”

Uma das criações mais significativas da dupla Carlos Gardel e Alfredo Le Pera é, sem dúvida, essa canção de tango. 

Foi interpretada em “El tango” na Broadway. O filme, lançado em 1934, conta a história de um grupo de artistas latinos que vivem em Nova York.

Assim, mais uma vez o exílio, voluntário ou involuntário, voltam a cruzar com as andorinhas. Lepera descreve este passarinho como um peregrino “errante e viajante” que tem “um desejo constante por céus distantes”.

  1. A swallow song” (Canção de uma andorinha)

Composta em 1964 pelo escritor e músico Michael Farina, foi incluída no álbum que o artista gravou um ano mais tarde com sua esposa Mimi, irmã do lendário Joan Baez.

“(…) olhe para as andorinhas enquanto elas voam / Não há tristeza como o murmúrio de suas asas / Não há coro como a sua música / Não há poder como a liberdade de seu voo”, escreveu o artista.

Fariña morreu tragicamente aos 29 anos, em 1966, em um acidente com uma motocicleta. Joan e Mimi Báez regravaram a música, em dueto, no álbum Ring Them Bells (1995).

  1. “Volverán las oscuras golondrinas”

A rima LIII (53) do sevilhano Gustavo Adolfo Bécquer, talvez seja uma de suas mais famosas criações. 

Tornou-se popular com o nome de “Volverán las oscuras golondrinas”. Foi divulgada um ano depois de sua morte, que ocorreu em 1870, quando tinha apenas 34 anos de idade.

O poema foi interpretado por seu compatriota Paco Ibañez. O trovador valenciano incluiu a canção em um álbum gravado em 1990, intitulado “Por una canción”.

“As escuras andorinhas retornarão
na sua varanda seus ninhos vão fazer
novamente com suas asas de cristais
brincando cantarão

Mas aquelas que contiverem seus voos
minha felicidade vão contemplar
aquelas que aprenderam nossos nomes…
essas… não voltarão! ”

  1. Las golondrinas”

Talvez uma das mais belas canções dedicadas às andorinhas. Composta em 1963, em uma parceria emblemática da música popular argentinaJaime Dávalos e Eduardo Falú.

Davalos foi inspirado por uma lembrança da infância; quando se deitava nos telhados de zinco de sua casa para ver passar esses pássaros inspiradores.

“Onde você vai voando através desses céus,
brasinha negra que brilha luz?
Por trás do seu voo errante, meus olhos aproveitam
a imensidão … a imensidão! ”

Mais uma das músicas dedicadas às andorinhas que vale a pena ouvir.

Pode interessar a você...
A lenda das andorinhas e os espinhos de Cristo
Meus Animais
Leia em Meus Animais
A lenda das andorinhas e os espinhos de Cristo

Depois de ser preso e torturado, Jesus Cristo recebeu uma coroa de espinhos; depois de ser crucificado, um grupo de andorinhas começou a removê-las...