Nomes inovadores para o seu furão

Escolher um nome para seu furão pode ser uma dor de cabeça se você quiser escolher o melhor. Aqui vamos ajudar com várias sugestões.
Nomes inovadores para o seu furão

Última atualização: 03 setembro, 2022

Esses mustelídeos, embora não tenham passado por um processo de domesticação tão longo quanto o de cães e gatos, também são a primeira escolha de muitas pessoas na hora de adotar. No entanto, com este marco chega a hora de avaliar os nomes para o seu furão, o que fica complicado se você quiser fazer justiça à extrema beleza desses animais.

Por isso, neste espaço temos algumas sugestões que vão abrir o caminho para você. O mais importante é que, ao decidir, você sinta que seu furão recebeu o nome mais adequado. Não perca nada porque já vamos começar.

Como um furão se comporta em cativeiro?

mustelídeos domésticos

Os furões são animais que, em determinado momento, foram retirados de seu ambiente para servir aos humanos. Antigamente, eles eram usados para caçar, pois seu corpo alongado e flexível os ajudava a se infiltrar nas tocas de pequenos animais, como coelhos. Mais tarde, eles começaram a ser procurados como animais de estimação, o que deu origem a novas linhagens genéticas geradas a partir de cruzamentos artificiais.

Os furões que vivem com humanos hoje em dia ainda têm instintos de caça e não são tão dóceis quanto outros animais que passaram por uma domesticação mais longa, mas são mais sociais que seus ancestrais. Muitas pessoas encontram grande companhia neles, pois são animais inteligentes, ativos e interativos.

Exemplos comportamentais

No entanto, como todos os animais, eles não estão isentos da necessidade de cuidados especializados. Para dar uma ideia do seu caráter geral, aqui estão algumas tendências comportamentais e condutas típicas dos furões:

  • Deadsleep: após um período de atividade intensa, os furões dormem tão profundamente que nada é capaz de acordá-los.
  • Cavar: é um comportamento natural do furão que é melhor redirecionar em vez de tentar eliminar.
  • Ter objetos favoritos e escondê-los.
  • Scooting: quando realmente gostam de um objeto, eles o arrastam atrás de si, geralmente em círculos. É uma forma de brincadeira.
  • Marcação: furões são animais territoriais. Eles marcarão seus limites com urina e esfregando as glândulas que têm no focinho e nos genitais.
  • Jogo de luta: os furões costumam brigar entre si por diversão. Eles beliscam pedaços de pele com os dentes ou se enroscam um no outro. Desde que não haja sangue ou sinais de violência, este é um comportamento normal e não deve ser uma preocupação.

Como você pode ver, os furões têm um comportamento variado e complexo que você deve conhecer para oferecer a eles os devidos cuidados. Agora deixamos você com o cerne da questão: como escolher os melhores nomes para um furão. Não deixe de ler.

Nomes para furões fêmeas

Vamos começar pelas fêmeas. Elas tendem a ser mais brincalhonas e ativas (com as exceções correspondentes), então você pode escolher um nome de acordo com seu caráter. Aqui estão alguns exemplos:

  1. Shallan.
  2. Sakura.
  3. Ada.
  4. Lena.
  5. Holly.
  6. Lua.
  7. Ária.
  8. Navani.
  9. Lia.
  10. Ana.
  11. Arwen.
  12. Nancy.
  13. Tina.
  14. Uma.
  15. Molly.
  16. Zelda.
  17. Luna.
  18. Megan.
  19. Thai.
  20. Ágata.

Nomes para furões machos

Os machos, em geral, têm um caráter mais calmo, embora tendam a mudar durante a época de acasalamento, assim como as fêmeas. Portanto, mesmo que sua atividade seja menor, você também não poderá escolher um nome com base na estabilidade de seu personagem. Aqui estão algumas sugestões originais de nome para seu mustelídeo:

  1. Kaladin.
  2. Kide.
  3. Tarod.
  4. Dalinar.
  5. Pope.
  6. Axel.
  7. Benji.
  8. Harry.
  9. Rony.
  10. Sirius.
  11. Zeus.
  12. Dante.
  13. Odin.
  14. Ray.
  15. Yin.
  16. Alvo.
  17. Tico.
  18. Kiaro.
  19. Lore.
  20. Garen.

Nomes neutros para furões

Você pode preferir um nome sem gênero, independentemente do sexo do seu furão. Para esta preferência, também existem muitas opções. Então, não perca nenhuma das sugestões presentes na lista a seguir:

  1. Ire.
  2. Cade.
  3. Gab.
  4. Akali.
  5. Kled.
  6. Neke.
  7. Atum.
  8. Kele.
  9. Ari.
  10. Lure.
  11. Shine.
  12. Waite.
  13. Dalí.
  14. Jose.
  15. Marian.
  16. Andrea.
  17. Zei.
  18. Queer.
  19. Grey.
  20. Rali.

Como escolher um nome para o seu furão

furão hipoalergênico

É possível que nenhum dos nomes acima o convença, pois cada pessoa tem seus gostos e cada furão sua personalidade. Portanto, aqui estão algumas dicas para encontrar ou inventar o mais adequado:

  • Escolha palavras curtas com no máximo 3 sílabas, embora o ideal seja 2. Assim, o animal entenderá melhor seu nome.
  • Não use apelidos. Nomes como Peque ou Chico muitas vezes ficam aquém quando o furão atinge a idade adulta.
  • Use nomes que incluam os sons de a e o, pois os furões os percebem mais facilmente.
  • O uso de nomes humanos fica a sua escolha. Algumas pessoas gostam e outras não gostam.

Muitas pessoas se opõem a chamá-los com nomes de desenho animado, pois consideram que isso incentiva o tratamento impessoal e apoiam a ideia de que os animais não são menos que pessoas.

Seja como for, certifique-se de escolher nomes adequados e dignos para o seu furão, porque ele refletirá suas melhores qualidades. É normal que seja difícil encontrar o melhor, mas não perca a paciência, pois com certeza você acabará encontrando aquele que o representa com maior segurança.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Bament, W. (2013). Overview of ferrets–part one: conditions and behaviour.
  • Talbot, S., Freire, R., & Wassens, S. (2014). Effect of captivity and management on behaviour of the domestic ferret (Mustela putorius furo). Applied Animal Behaviour Science151, 94-101.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.