O animal mais rápido da selva

· junho 19, 2018
As características físicas do guepardo são um dos principais aspectos que permitem a ele ser o animal mais veloz da face da terra.

O guepardo, também conhecido como chita, está catalogado como o animal mais rápido da selva. Ele pode alcançar uma velocidade de até 115 km/h, em um trecho de apenas 500 metros. Este grande felino é uma das espécies animais mais impressionantes de todo o mundo.

Guepardo: o animal mais rápido

Todos os animais do mundo possuem algumas características que os tornam especiais. No caso do guepardo, sua qualidade mais evidente é a incrível velocidade. Este grane felino, que também pode ser um animal sociável, é capaz de alcançar até 115 km/h. Mas como ele consegue isso?

O guepardo (Acinonyx jubatus) é uma verdadeira máquina de velocidade. E, graças a essa característica singular, pode caçar e sobreviver na selva. Ele pertence à família dos felídeos, mamíferos que têm a capacidade serem extremamente discretos, algo essencial para ter sucesso na hora da caça.

O que faz do guepardo o animal mais rápido

As características físicas do guepardo são um dos principais aspectos que permitem a ele ser o animais mais veloz da face da terra. Elas são fundamentais para ele alcançar rapidamente altíssimas velocidades.

O guepardo chega a medir entre 110 e 150 centímetros de comprimento. É esbelto e suas extremidades são muito desenvolvidas, permitindo a ele alcançar grandes velocidades com facilidade.

O animal mais rápido da selva

Um dos aspetos físicos mais importantes do guepardo é a sua cauda, que mede entre 55 e 80 centímetros. Ela funciona como uma âncora e permite ao animal manter o equilíbrio em todos os momentos, principalmente enquanto persegue uma presa em potencial.

Outro dos fatores que o fazem ser tão rápido é o tamanho do coração. Esse órgão é o maior entre todos os felinos, permitindo bombear sangue com mais força a todos os cantos do corpo.

O guepardo também possui um dos maiores pulmões, assim como fossas nasais de tamanho considerável. Portanto, é mais fácil absorver oxigênio e manter o ritmo de corrida em alta velocidade.

Outras características do guepardo

Os poderosos músculos do guepardojunto com seu coração e grandes pulmões, são a combinação ideal para que animal alcance 115 km/h.

Além da musculatura, a flexibilidade de sua coluna e as garras são fundamentais em sua estabilidade e na realização de manobras. Este aspecto em particular é importante quando o guepardo se vê obrigado a mudar de direção ao perseguir uma presa.

Diversos estudos também demonstram que o guepardo não é impressionante apenas por alcançar grandes velocidades: também é capaz de frear quase instantaneamente.

O animal mais rápido da selva

Estudos demonstram que o animal pode alcançar em apenas três metros uma velocidade de 10 km/h e frear, em uma só passada, quatro metros. E tudo isso mesmo após ter alcançado uma velocidade superior a 14 km/h.

A capacidade de frear rapidamente, mesmo em plena perseguição, é o que torna o guepardo um caçador extraordinário. Essa característica permite fazer curvas fechadas e mudar de direção de acordo com a trajetória de sua presa.

Comportamento de caça

O guepardo, além de ter a seu favor sua poderosa anatomia para caçar, também utiliza a intuição para aumentar as suas chances de sucesso.

Dessa forma, o felino costuma caçar durante as horas centrais do dia. Assim, o guepardo enfrenta menos competição, já que outros predadores costumam dormir nesses horários.

Outra característica interessante do guepardo é a sua poderosa visão, em conjunto com uma grande paciência. É esse sentido super desenvolvido que permite ao animal observar sua vítima a grandes distâncias.

Geralmente, este animal escala uma árvore ou terreno elevado para observar as suas presas. Ao contrário de outros felinos, o guepardo não tem pressa, mas quando finalmente decide iniciar a perseguição, tende a ter mais êxito que os outros.

O guepardo é o animal mais rápido da selva e um dos espécimes mais extraordinários do reino animal. Sua anatomia perfeita faz dele uma máquina de caça perfeita. Não é à toa que é o felino com maior sucesso nessa atividade. Velocidade, músculos poderosos, grande coração e intuição são as chaves que definem esse incrível animal.