O enriquecimento ambiental para gatos

julho 2, 2018
O enriquecimento ambiental favorece os instintos dos felinos e, graças a ele, também conseguimos melhorar o seu comportamento. Além disso, ele serve para mantermos o nosso amigo de quatro patas ocupado e com uma série dos jogos para brincar.

Hoje em dia, a maioria dos gatos caseiros são os que vivem no interior das casas. Ou seja, são aqueles felinos que não têm acesso ao jardim ou à rua. Um gato que só vive dentro de casa é um felino que vive em segurança e que não precisa enfrentar os perigos com que os gatos de rua precisam lidar: carros, cães… Além disso, não passarão fome ou frio.

No entanto, viver todo o dia trancado em uma casa pode se tornar muito entediante, da mesma forma que acontece com os seres humanos. Sendo assim, a solução é o enriquecimento ambiental para nossos pets.

O que é o enriquecimento ambiental?

A expressão “enriquecimento ambiental” é frequentemente usada para animais selvagens em cativeiro. Trata-se de adicionar ao ambiente onde o animal vive objetos, plantas e outros elementos que se encontram em seu habitat natural. Dessa forma, além do gato não se sentir isolado de seu mundo, também terá alguns objetos para brincar.

gato cheirando flor

O objetivo do enriquecimento ambiental para gatos é satisfazer os seus instintos básicos. Além disso, ele busca proporcionar diversão e entretenimento para o seu animal de estimação. Nós também podemos mudar alguns elementos da casa em que vivemos, para que o nosso gato se sinta mais melhor.

Os instintos dos gatos

Os gatos têm vários instintos que podemos satisfazer com o enriquecimento ambiental:

Os gatinhos curtem as alturas. Na natureza, os gatos são tanto presas como predadores. Se estiverem em uma altura elevada, podem tanto ver o que acontece lá embaixo como fugir do que pode estar perseguindo-os. Apesar dos gatos que vivem dentro de casa não terem nada a temer, o instinto de subir nos lugares mais altos permanece.

Facilitar os locais pelos quais os nossos bichos de estimação gostam de subir e de desbravar ajudará a satisfazer essa necessidade básica dele, além de ajudar-lhe a fazer algum tipo de exercício.

arranhador de gato

Para isso, nós podemos pôr prateleiras presas à parede, montar uma escada feita de caixas, colocar algum móvel na sala com diferentes alturas para que o nosso gatinho possa saltar, ou, até mesmo, fazer vários buracos em algumas prateleiras para que ele possa saltar entre elas.

Alguns fãs de felinos domésticos, além de colocarem estantes em suas casas para os gatos subirem nas paredes, também criaram passarelas rentes ao teto para que os animais de estimação possam andar em torno de todo o ambiente.

Outra necessidade básica do gato é coçar e arranhar. É essencial ter um arranhador, mas existem muitas coisas que podemos transformar em arranhadores para que o animal possa escolher e ir variando.

arranhador de gato

Podemos forrar os pés de uma mesa com uma corda de sisal ou comprar uma treliça de sisal para que o nosso amigo de quatro patas também possa subir pelas paredes.

Dormir é uma das atividades favoritas dos gatos. Provavelmente cada gatinho em cada casa tem sua cama, mas ele pode decidir dormir em qualquer outro lugar.

Isso porque uma das principais características desses animais de estimação é que eles ficam entediados com facilidade e preferem tentar descobrir novos ambientes. Podemos encorajá-lo a experimentar lugares diferentes para dormir: deixe uma almofada ou um cobertor dobrado num lugar em que ele não está acostumado a descansar.

Entretenimento seguro para os gatos

O enriquecimento ambiental para gatos também afeta a forma como eles se entretêm e se divertem. Você deve ter algum brinquedo para entretê-lo de vez em quando, porém o mais importante é que os brinquedos devem variar de tempos em tempos.

Filhote de gato dormindo com bola

Como já dissemos anteriormente, os gatos se cansam facilmente com as coisas e gostam muito de novidades. Sendo assim, não podemos nos esquecer que mudar os seus brinquedos é uma atitude positiva e será muito divertido para eles.

Os brinquedos não têm que ser sofisticados: os gatinhos se sentem felizes só de jogar com um simples prendedor de cabelo, com tampas de garrafa ou com bolinhas de papel amassado.

Outra coisa que esses animais de estimação tendem a gostar é de observar os pássaros. Deixar as cortinas abertas, principalmente ao amanhecer e ao entardecer, os fará felizes. Além disso, há coisas que podemos fazer para ajudá-los a observar o que está acontecendo no lado de fora da janela.

gato e pintinho

Existem algumas pessoas que têm o jardim em frente à sua casa e podem instalar um comedouro de pássaros; dessa maneira, o seu gato poderá ficar observando os pássaros quando eles forem comer.

No entanto, muitos donos cometem o erro de brincar com o seu gato apontando um raio laser. Os raios laser são uma presa não-material impossíveis de serem alcançados pelo felino, obviamente.

Por isso, é um jogo que o gato não pode vencer e, assim, ele ficará animado por nada. Além disso, essa brincadeira só irá frustrá-lo. Existem inúmeros outros entretenimentos que não são prejudiciais para o seu bichinho de estimação. Sendo assim, esqueça os lasers.

Esses são apenas alguns exemplos. Se levarmos em conta as necessidades instintivas dos gatos, com um pouco de imaginação, poderemos ajudar-lhes para não ficarem entediados e a gostarem de ser gatos sem ter que sofrer os perigos do exterior.