Por que os gatos gostam de caixas? Saiba aqui!

· abril 25, 2018
Os felinos se sentem mais confortáveis ​​em espaços confinados. Isso é apoiado por estudos que mostram que os animais que podem se esconder tendem a se socializar melhor com pessoas e outros animais de estimação. As caixas também ajudam a manter a temperatura do corpo do animal tanto no verão quanto no inverno. Essas são algumas das razões pelas quais os gatos gostam de caixas.

É provável que o seu próprio gato tenha muitas vezes ignorado os brinquedos caros que você compra. Assim, ele prefere se esconder em uma das caixas que acabaram de chegar do supermercado. Parece que os gatos gostam de caixas mais do que de pessoas. Agora, vamos descobrir o porquê.

Personalidade felina: por que os gatos gostam de caixas?

Gatos são animais que têm uma grande necessidade de controlar tudo ao seu redor. Isso significa que, diante de novas situações que não entendem, eles acabam sofrendo de estresse. Ou então, acabam apresentando comportamento autodestrutivo.

Há uma infinidade de estudos que enfocam o comportamento dos gatos. Além disso, seus estranhos costumes são bastante conhecidos. A conclusão alcançada pela maioria deles é que os felinos se sentem mais confortáveis em espaços fechados.

A etologista Claudia Vinke, da Universidade de Utrecht, na Holanda, estava trabalhando em um estudo que procurava maneiras de acalmar os gatos que estavam confinados em abrigos.

Vinke estava trabalhando com um abrigo holandês que oferecia caixas nas quais os gatos poderiam se esconder à vontade. Ela dividiu a população felina do local em dois grupos: o primeiro grupo recebeu as caixas e o outro foi privado delas.

Gatinho dentro de caixa

Segundo seu estudo, os níveis de estresse dos gatos que tinham acesso às caixas eram menores do que daqueles que não tinham. Os gatos que se escondiam em caixas, na verdade, levaram menos tempo para se adaptar ao novo ambiente e mostraram melhores níveis de interação com seus cuidadores.

“Esconder-se é uma estratégia comportamental que as espécies usam para lidar com mudanças ambientais e situações estressantes”.

Gatos gostam de caixas porque elas os isolam do mundo

Outra das conclusões alcançadas pelos vários estudos sobre o comportamento dos gatos é que eles são animais que não toleram bem o conflito.

Em face de uma situação que lhes afeta ou desagrada, os gatos preferem fugir. Portanto, as caixas fornecem um refúgio temporário para se acalmarem e analisarem a situação de um ponto mais neutro.

Gatinhos dentro de cesta

Embora muito comum, esse tipo de reação também pode ser um sintoma de que seu gato não está se adaptando como deveria ao ambiente. Ou, por outro lado, pode ser que o bichano esteja reagindo a uma fonte de estresse nas proximidades.

As caixas podem ajudar a regular a temperatura corporal do seu gato

A temperatura corporal de um gato saudável oscila entre 38 e 39 ºC. Ou seja, alguns graus acima da nossa. Gatos gostam de locais frescos e isolados. Por isso, é comum encontrá-los na banheira, na pia ou até mesmo dentro de armários.

As caixas podem ajudá-los a preservar e regular a temperatura do corpo durante os dias de verão. Pense neste objeto como uma unidade de isolamento que permite ao seu animal de estimação suportar as tardes quentes.

No inverno, elas têm o efeito oposto: as caixas os ajudam a preservar o calor do corpo. Afinal, seu pequeno tamanho os obriga a se encolher e, com essa posição, é mais fácil para eles se aquecerem.

O mundo animal é cheio de mistérios que até os melhores cientistas não conseguem entender. No entanto, às vezes, a resposta é mais simples do que parece.