O grande munsterlander: um caçador versátil

· maio 4, 2018
Encontramos as origens do grande munsterlander nas raças de caça, mais especificamente em uma conhecida raça alemã, entre os séculos 18 e 19.

O grande munsterlander é uma raça nativa da Alemanha. Sua sobrevivência ao longo dos séculos deve-se à sua especialidade em um tipo muito específico de caça e à sua grande personalidade. Parece um cão mais do tipo spaniel, mas nada mais longe da realidade, por isso, convidamos você a conhecê-lo melhor neste artigo.

História do grande munsterlander

Encontramos as origens do grande munsterlander nas raças de caça, especificamente em uma conhecida raça alemã, entre os séculos 18 e 19. Um dos seus antepassados ​​mais era uma raça especializada em caçar pássaros. Também é conhecido por partilhar genes com os cães bloodhounds e retrievers.

Os exemplares deste canino começaram a se reproduzir seletivamente e a serem reconhecidos como raça no final do século 19. Ele se agrupou com os cães de aponte de pelos compridos e começou então uma seleção melhor das cores que ele poderia apresentar, até que foi reconhecido como uma raça nos anos 80.

Grande munsterlander

Características

O grande munsterlander é um cão de aparência ágil. Ele tem um passo veloz e um movimento fluido, que o ajuda enormemente a se desenvolver no campo. As proporções de seu corpo são quadradas: sua altura em cruz é a mesma que a longitude da espalda.

O grande munsterlander atinge ente 58 e 65 centímetros de altura em cruz e seu peso é de cerca de 30 quilos: é um cão alto, mas não é corpulento. Pode-se dizer que não há diferença significativa no tamanho entre machos e fêmeas.

Tem pelos semi-longos, lisos e sedosos. No entanto, nas patas traseiras, nas orelhas e na cauda, ​​deve ser um pouco mais longo. Só é permitido aparecer nas cores preto e branco: eles devem ser brancos com listras, manchas ou placas em pretoA cabeça em si pode ser completamente preta com algum traço ou mancha branca.

A cabeça é triangular e alongada, que se estreita ligeiramente em direção ao nariz. A diferença entre o início do crânio e do nariz não é muito pronunciada. O nariz é sempre preto, assim como os olhos.

Grande munsterlander

As orelhas são grandes e caem perto da cabeça. Tem a cauda levantada quando está em repouso, quase na altura da linha das costas; quando fica feliz, pode levantá-la um pouco mais.

Comportamento

O grande munsterlander é uma raça especialmente dócil e complacente. Ele tem uma grande capacidade de adaptação, é apegado e vive aguardando sua família, humana ou animal. Amigável, não tem dificuldade em se relacionar com estranhos. Também é capaz de viver com mais animais.

Apesar disso, são bons cães de guarda que sabem distinguir visitantes de intrusos. São tolerantes e pacientes, o que os torna uma raça adequada para lidar com crianças, embora não devamos nos esquecer que as interações entre crianças e cães devem sempre ser supervisionadas.

Eles são animais muito inteligentes que estão sempre dispostos a aprender. No entanto, podem se tornar obstinados ou teimosos, por isso é necessário usar uma educação baseada em reforço positivo: não é um animal que pode aprender baseado em punição ou força.

Grande munsterlander

Na caça, eles são animais confiáveis. No entanto, não desenvolvem esse instinto tão cedo quanto outros cães de caçaÉ preciso um pouco mais de paciência do que com outros cães, mas você consegue alguns dispostos a trabalhar e que são muito eficientes no que fazem.

São cães vivazes e energéticos, mas não nervosos, isto é, o exercício que eles precisam fazer é baseado em três caminhadas de qualidade por dia. De qualquer forma, adoram correr ao redor da montanha, então seria importante aproveitar a natureza de vez em quando.

Por ser um cão de aponte, jogos de perseguição, como com bolas ou paus, são desencorajados. Eles são muito estressantes e ativam um instinto de caça que eles não podem mais desenvolver.

Cuidados

O grande munsterlander tem poucas doenças hereditárias. Pelas estatísticas, eles sofrem com os problemas habituais de saúde dos cães de grande porte. A displasia de quadril ou de cotovelo, juntamente com a torção gástrica e alguns problemas oculares são recorrentes nesta raça.

Grande munsterlander

A prevenção e a detecção desses problemas de saúde devem sempre ser de responsabilidade de um veterinário. Mesmo se o cão parecer saudável, ele deve fazer as revisões que o profissional médico recomenda. Não devemos nos esquecer da desparasitação interna e externa.

Cães com orelhas caídas estão propensos a apresentar otite e a outras infecções. Como este também é um animal que aprecia a natureza, após cada saída deve haver uma revisão geral para localizar possíveis arranhões, lascas e parasitas nas patas ou nas orelhas.

O grande munsterlander é um caçador excepcional especializado em aves. É um cão versátil que também pode ser um ótimo animal de estimação: dócil com humanos, paciente com crianças e amigável com outros cães e animais.