O homem que plantou uma floresta

junho 25, 2019
Qual é o resultado de plantar uma árvore todos os dias? Jadav Payeng faz isso há quase 40 anos. Conheça a sua história.

Uma pessoa sozinha pode fazer a diferença na proteção do meio ambiente? Muitos não acreditam nisso, mas hoje queremos contar uma história inspiradora de um homem conhecido como Jadav “Molai” Payeng, que plantou uma floresta inteira ao longo de sua vida.

A história de Jadav Payeng, o homem que plantou uma floresta

Este homem começou a plantar uma árvore diariamente na ilha de Majuli, uma das maiores do mundo. Neste lugar, fortes erosões criaram um autêntico deserto que Jadav vem combatendo desde 1979.

A história desse homem começou há quase 40 anos, quando ele encontrou vários répteis mortos devido à seca severa. Jadav contatou os serviços de proteção da natureza com apenas 16 anos de idade, e eles o aconselharam a plantar bambu, uma tarefa à qual ele dedicou várias décadas.

A história de Jadav Payeng, o homem que plantou uma floresta

A reserva criada pelo homem que plantou uma floresta

Durante as últimas décadas, a chamada reserva de Molai cresceu e hoje possui o dobro do tamanho do famoso Central Park localizado em Nova York.

Este famoso parque urbano tem um comprimento de quatro quilômetros e cerca de 800 metros de largura, o que fez com que ultrapassasse algumas pequenas nações em tamanho.

Este homem não se dedicava apenas a plantar uma árvore por dia, mas as regava diariamente e introduzia insetos para aumentar a biodiversidade da área.

Os tigres atacavam seu gado, enquanto os elefantes destruíram algumas de suas construções, mas mesmo assim esse herói da ecologia não desistiu de seu esforço de criar um autêntico santuário para esses animais.

A criação de uma floresta por este homem não só permitiu o retorno da fauna local, mas será vital para que a terra não seja arrastada pelas inundações do rio, pois as árvores são uma excelente barreira contra a erosão do terreno causada por elas.

A reserva criada pelo homem que plantou uma floresta

O homem que viralizou nas redes sociais

Infelizmente, durante décadas, a história deste homem só foi conhecida localmente, até que um fotógrafo da área o entrevistou. A partir daí, ele inspirou pessoas de todo o planeta e até mesmo estrelou um curta-metragem que pode ser visto gratuitamente.

Este homem indiano é uma prova de que qualquer um pode mudar o mundo.

Isso fez com que a história de “Molai” alcançasse fama internacional, o que lhe trouxe o reconhecimento do governo indiano, mas também uma arma para exercer pressão sobre a proteção da fauna e flora de especial reserva.

Seu trabalho é ameaçado tanto por tentativas de desmatamento quanto pela caça destas novas espécies que encontraram abrigo na obra de Jadav, o homem da floresta que conseguiu fazer a diferença para centenas de animais na Índia.

Será que ele conseguirá proteger este refúgio de paz da ganância humana?