Os cervos aprenderam a evitar os caçadores
Os cervos são animais caçados há milênios, mas pouco se sabe sobre o seu comportamento. Agora, um grupo de cientistas revelou que os cervos podem estar aprendendo a evitar os caçadores.
As fêmeas de cervos canadenses foram as protagonistas deste estudo. Nele, foi revelado que durante o seu crescimento, esses animais adotam diferentes estratégias para que não sejam caçados.
Os cervos evitam os caçadores
Quando o cervo tem até 10 anos, sua chance de ser caçado é muito maior. Isso pode ser porque os caçadores estão selecionando suas presas ou porque os cervos adultos estão aprendendo a evitá-los, e parece que a resposta é a segunda opção.
Estes animais usam duas estratégias básicas para evitar a caça: mover-se menos e procurar áreas seguras, especialmente perto de ambientes humanizados, como as estradas. O estudo foi realizado em quase 50 fêmeas, com idades entre 1 e 20 anos, nas quais foram colocados dispositivos GPS.
Foi observado, portanto, que os animais jovens não implementam essas estratégias, ou pelo menos o fazem de forma menos eficaz.
Os animais adultos podem diferenciar até mesmo entre a caça com arco e a caça com rifle, já que parece que as fêmeas usam terrenos mais íngremes durante a temporada de caça com arco, o que requer muito menos distância.
Na verdade, não é a primeira vez em que se observa o comportamento do cervo canadense durante a caça. No Parque Nacional de Yellowstone, o desaparecimento do lobo trouxe um aumento da população do cervo canadense por falta de predadores. Dessa forma, os cervos começaram a se tornar muito mais confiantes, ao contrário do que foi visto neste estudo.
O cervo canadense
Os cervos canadenses, também conhecidos como uapiti, são uma das espécies mais conhecidas da América do Norte, mas também estão presentes na Ásia. É considerado um animal totêmico com um certo caráter espiritual, embora sua caça tenha sido uma atividade historicamente muito importante.
Eles são grandes cervos, que podem pesar até 450 quilos. É por isso que este é considerado o segundo maior cervo do mundo, logo após o alce. É um animal marrom, embora suas extremidades e pescoço sejam de cor mais escura.
Algo que chama a atenção é que, embora muitas de suas populações vivam na neve, sua pelagem se torna mais escura no inverno. Isso é algo que não as beneficia para evitar os caçadores, ao contrário dos comportamentos mencionados acima.
Normalmente, os cervos canadenses vivem em pequenos grupos separados pelo sexo durante a maior parte do ano. Durante o período de reprodução, o cervo macho começa a gritar para atrair as fêmeas, enquanto elas afiam seus chifres e travam grandes duelos com eles, que caem após a temporada de reprodução.
No resto do ano, as fêmeas vivem sozinhas e são gregárias, por isso foram usadas para este estudo, que mostrou outro novo sinal de que os cervos, assim como a maioria dos animais selvagens, estão aprendendo a conviver com o ser humano.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
Thurfjell, H., Ciuti, S., & Boyce, M. S. (2017). Learning from the mistakes of others: How female elk (Cervus elaphus) adjust behaviour with age to avoid hunters. PloS one, 12(6), e0178082.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.