O lobo cinzento: 7 características e comportamento

Talvez o mais impressionante seja como as fêmeas ensinam seus filhotes a caçar para que sejam independentes. Por meio de uivos e um sistema de recompensa, eles recebem comida somente se prestarem atenção às ordens.
O lobo cinzento: 7 características e comportamento

Última atualização: 18 janeiro, 2019

O lobo cinzento, também chamado de ‘comum’, é o mais difundido de todo o mundo, embora seu habitat tenha sido reduzido significativamente nos últimos anos. Neste artigo, contaremos tudo sobre esse carnívoro, familiar direto dos cães.

Características do lobo cinzento

Nos tempos antigos, os lobos eram muito abundantes na América do Norte, Europa, Ásia e Oriente Médio. Mas hoje em dia, devido à caça e destruição das florestas, sua área de distribuição é muito limitada. Algumas características proeminentes do lobo cinzento são:

  1. Seu peso e tamanho depende de onde ele vive

Embora, em termos gerais, os exemplares meçam cerca de 75 centímetros e pesem 50 quilos, quanto mais ao norte eles estão, maiores e mais pesados ​​se tornam.

Os lobos cinzentos mais robustos vivem no Canadá e no Alasca, e os menores, na Arábia.

  1. É capaz de andar quilômetros sem se cansar

Os lobos têm grande resistência e podem fazer longas viagens, devido às suas patas e costas fortes e peito estreito.

Além disso, suas patas são adaptadas para que ele se mova tanto na neve quanto na terra macia.

Embora possam chegar a 65 km/h, geralmente se movem a uma velocidade constante de 10 km/h sem descanso.

  1. Olfato e visão, suas forças

O lobo cinzento tem a capacidade de caçar dia e noite, pois é ajudado por um olfato apurado e visão perfeita, mesmo em condições de pouca luz.

Um fato interessante: quando nascem, os filhotes têm olhos azuis, mas depois de oito semanas eles mudam de cor até ficarem amarelos, dourados ou alaranjados.

Lobo cinzento
  1. Nem todos são cinzas

Apesar do nome, os pelos deste carnívoro podem variar de acordo com a localização geográfica e a época do ano.

Em todo caso, possui duas camadas volumosas de pelos: a primeira repele a água e a sujeira, e a segunda isola-o das baixas temperaturas.

A coloração pode ser cinza, branca, marrom, avermelhada ou preta. Na maioria dos casos, é misturada, sem um padrão determinado. Esses tons servem como camuflagem entre rochas e árvores.

  1. Até os três anos, a mãe cuida deles

A gestação do lobo cinzento dura apenas dois meses, e os descendentes – até seis filhotes por ninhada – são cegos e surdos, completamente dependentes da mãe.

Os filhotes ficam na toca, localizada no planalto, por até três semanas. Depois desse tempo, partem pouco a pouco e fazem suas primeiras explorações.

A mãe ensina tudo o que o filhote precisa para caçar e alimentar-se com um sistema de recompensas muito prático: se seguirem as instruções, receberão comida. Se as ignorarem, não.

Dos oito meses aos três anos, os lobos são observados por seus genitores, mas agem de forma independente. 

Quando atingem a maturidade sexual, devem deixar o grupo para formar o seu próprio e conquistar um território.

  1. Ele é um caçador inteligente

Outra característica do lobo cinzento é que ele é um excelente caçador. Sua dieta é baseada em ungulados, como ovelhas, porcos, cabras, veados, renas, cavalos, alces, antílopes, bisões e camurças. Eles também podem comer pássaros e roedores quando a comida é escassa.

Os lobos agem em grupo para caçar e têm estratégias muito eficazes, embora mais simples do que as dos leões.

Eles podem se esconder da presa e atacá-la quando ela estiver distraída, persegui-la até ela se cansar ou pegá-la em uma grande corrida na qual o mais veloz vence.

lobos
  1. Organizam-se em grupos

Sem dúvida, um dos aspectos mais marcantes do lobo cinzento é o seu sistema de organização, chamado alcateia.

Esse grupo é baseado em uma hierarquia social muito rígida. Um macho e uma fêmea reprodutivos estão no topo do ‘status’ e são os primeiros a comer, e são os responsáveis por manter todo o grupo unido. Todo mundo os segue e aceita suas ordens.


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.