O melhor cavalo para hipismo: conheça o sangue quente!

fevereiro 5, 2019

Geralmente, estes equinos são considerados animais muito inteligentes e nobres. Entretanto, há uma série de raças que se destacam mais nos esportes equestres. Conheça o Sangue quente, um ótimo exemplo.

O cavalo é um dos animais mais bonitos e nobres do mundo. Desde tempos imemoriais, ele tem um lugar especial nas atividades desenvolvidas por seres humanos e o hipismo não é exceção. Mas qual é o melhor cavalo para hipismo? Qual é o melhor garanhão de salto?

O melhor cavalo para hipismo: o sangue quente

Há muitas raças de cavalos pelo mundo e cada uma delas possui algo que as torna únicas e especiais. Os cavalos são animais extraordinários, que sempre surpreenderam o homem por suas habilidades.

Entretanto, quando falamos de hipismo, há uma raça que se destaca em relação às demais. Ao longo da história, o cavalo conhecido como sangue quente tem sido e continua sendo considerado como o melhor cavalo para hipismo.

Cavalo sangue quente

O cavalos sangue quente são de origem europeia. Embora existam muitas raças desse tipo, cabe destacar que todos partem de um tronco comum.

Os extraordinários sangue quente tem sido os protagonistas e vencedores da maioria das competições equestres pelo mundo. Além disso, eles também têm se destacado nas Olimpíadas.

Tipos e características do sangue quente

Cavalo sangue quente

Sangue quente Oldenburg

Este garanhão extraordinário tem suas origens na Baixa Saxônia. No princípio, ele era utilizado para o engate, mas com o passar do tempo se tornou um campeão de competições, por causa da força.

Quanto ao seu físico, possui uma altura entre 1,60 e 1,72 metro. Seus membros são curtos, mas muito fortes.

Sangue quente Hanoveriano

Sem dúvida, o sangue quente Hanoveriano é considerado o melhor cavalo para hipismo. Sua origem é alemã e ele é criado sob os mais estritos regimes de excelência.

Mede 1,7 metro e uma de suas características mais marcantes é seu pescoço longo e fino. Além disso, seu torso é de tamanho médio, forte e resistente.

Sangue quente Westefaliano

Também da Alemanha, o sangue quente Westefaliano ganhou espaço como um dos melhores garanhões em competições equestres. 

Seu físico se destaca pela perfeita harmonia de proporções. Ele mede 1,70 metro e é um dos favoritos dos jóqueis pelo seu caráter dócil.

Sangue quente Sela Frânces

O Sela Francês se caracteriza por possuir uma constituição óssea muito robusta. Sua altura varia entre 1,55 e 1,70 metro e ele é um garanhão extremamente forte, ágil e flexível, características ideais para competições.

Ao contrário do Westfaliano, o temperamento do Sela Francês é muito mais duro. Entretanto, sua energia e inteligência fez dele um dos cavalos favoritos para competições.

Os sangue quente mais destacados

Sangue quente Holsteiner

Por muito tempo, essa raça de cavalo foi usada para engate e outros trabalhos agrícolas.Isso durou até o século 20, quando os criadores começaram a produzir garanhões mais estilosos e ligeiros, ideais para esportes equestres. Dessa forma, o Holsteiner acabou se destacando como cavalo de salto.

Cavalo de tração irlandês

O cavalo de tração irlandês é um dos mais belos e elegantes garanhões que existem. Seu porte majestoso combina perfeitamente com sua forte estrutura óssea e seus músculos traseiros. De fato, trata-se de um grande campeão do hipismo.

Sangue quente Trakhener

Originário da Prússia, destaca-se por seu trote flutuante. Além disso, ele possui resistência e energia extraordinários, assim como músculos traseiros muito fortes. Sua altura varia entre 1,60 e 1,75 metro.

Sangue quente Lusitano

Tem sua origem na Península Ibérica. É um cavalo que combina muitas qualidades, começando com seu caráter nobre e sua grande inteligência.

Tem uma altura média de 1,63 metro e um dorso curto, mas muito forte, assim como músculos traseiros resistentes.

Há outros exemplos da raça Sangue quente que também se destacam nos esportes equestres. As raças que vimos são consideradas as melhores e são as que têm vencido mais títulos nas diversas competições de salto.

Esses cavalos não são apenas fortes e excelentes para o hipismo, mas também extraordinariamente inteligentes. Por isso, continuam a conquistar o coração do ser humano.