Por que seu cavalo está triste?

· dezembro 1, 2018

Além de analisar a linguagem corporal, para descobrir se seu cavalo está triste, você deve observar se o animal sofre de alguma doença, seja interna ou externa.

Além disso, deve checar sua temperatura ou verificar se houve alterações em sua alimentação.

Há sinais distintos em animais que indicam sua saúde. Se você estiver interessado em saber por que seu cavalo está triste, talvez deva investigar a presença de alguns sintomas.

Além disso, como você sabe, o cavalo é um animal muito expressivo. Então, ao analisar sua linguagem corporal, você entenderá as razões do seu desconforto.

As narinas, orelhas, boca e focinho formam um sistema comunicativo único no cavalo. Dessa forma, se ele sente medo ou raiva, tensiona esses membros faciais.

Se sente dor, certamente dilatará as narinas. Por fim, quando os músculos da boca estão relaxados, são sinais de que o cavalo está bem.

Pistas para saber por que seu cavalo está triste

Semelhante ao que acontece com as pessoas, os cavalos tendem a se retirar e “ficam tristes” quando algo em seu corpo está errado.

Antes de consultar o veterinário, podemos realizar um breve exame médico. Trata-se de descobrir a presença de alguns fatores físicos que possam ser causados por doenças.

Na prática, se for uma ferida externa, será fácil saber por que seu cavalo está triste. No entanto, o importante é analisar a presença de doenças internas.

Em seguida, veremos alguns fatores que ajudarão você a estudar seu animal.

Veterinária com cavalo

Exame médico breve para saber se seu cavalo está saudável

Para descartar doenças físicas, observe se os olhos do seu cavalo estão claros e brilhantes. Além disso, sua pele deve estar limpa e com um aspecto saudável.

Outro sinal de saúde é não apresentar dificuldades ao mastigar sua comida. Observe sua urina, ela tem um tom bastante escuro ou mantém um tom claro ou transparente?

As pernas do cavalo são outro elemento importante. Devemos ter cuidado para que suas extremidades não apresentem altas temperaturas ou inflamações.

Se suas patas estiverem bem, você o perceberá dividindo o peso uniformemente ao andar. Outra ação importante é saber se ele tem febre (sua temperatura corporal não deve exceder 38 °C).

Sendo saudável, o pulso do cavalo em repouso gira em torno de 35 e 40 batimentos por minuto, qualquer que seja seu tamanho.

Por outro lado, uma respiração calma e saudável para este mamífero consiste de 9 a 11 inspirações suaves e relaxadas por minuto.

No processo para descobrir por que seu cavalo está triste, devemos descartar a presença de quaisquer sintomas de doenças típicas de equinos.

Sintomas claros de doença no cavalo

É importante, como em qualquer doença, detectar rapidamente sinais de desconforto no animal. Se o cavalo estiver se sentindo mal, jogará suas orelhas para trás.

A atitude geral de um cavalo doente implica, além da tristeza, parecer abatido e com um olhar perdido.

Veterinária examinando boca de um cavalo

A dor de estômago é frequente nos cavalos. Embora sejam seletivos com a comida, ela pode comer em excesso.

Se ele cava a terra e parece suado, provavelmente está sofrendo de cólica. Antes de qualquer pequena emergência ou sintoma duradouro, não hesite em ir ao veterinário.

Outra questão importante para saber por que seu cavalo está triste é descartar a presença de contusões ou protuberâncias. Se houver alguma, você notará devido ao calor e inflamação na área afetada.

No caso de você notar algo estranho no animal quando ele caminha, pode checar suas pernas uma a uma, com atenção especial aos cascos.

Às vezes, uma pequena pedra presa em uma ferradura pode causar muita dor, é conveniente atentar a toda a extremidade para garantir que o resto da perna esteja bem.

Seu cavalo é saudável, mas ele está apático

Sem dúvida, os cavalos têm sua própria personalidade, instinto e natureza. Porém, você pode se perguntar: “por que o meu está triste?”

Uma mudança na dieta ou em seus hábitos pode afetar seus sentimentos. Para entender a doença, devemos rever seus últimos dias, se houve alguma alteração importante, a presença de outro animal, etc.

Cavalos, esses seres sensíveis e mansos, têm um espírito e um coração livres. Se um cavalo é saudável a nível orgânico, se não tem parasitas ou se é bem alimentado, será necessário ir mais fundo na busca das causas de sua tristeza.

Não descarte o desconforto causado pela solidão, tédio ou falta de companhia. Para esses problemas, há psicólogos de cavalos. Talvez um especialista em saúde mental animal possa descobrir por que seu cavalo está triste.