O pastor branco suíço: bonito e inteligente

O pastor branco suíço: bonito e inteligente

Última atualização: 05 julho, 2018

O pastor branco suíço não foi reconhecido como raça até 2011, é uma raça originária da Alemanha, apesar do que o nome sugere; este cão é médio, musculoso e corpulento, além de ser vivaz, trabalhador e fácil de se treinar.

Parece um pastor alemão albino, mas o pastor branco suíço não deve sua cor a uma anomalia genética: é típico de sua raça ter esse pelo marcante. É uma raça que colaborou para o surgimento do pastor alemão, o que garante que, além da beleza, possua também inteligência.

História do pastor branco suíço

Por um bom tempo, foi dito que o pastor branco suíço era uma variedade branca do pastor alemão. No entanto, foi demonstrado que esta raça é mais antiga.

Há evidências de que os primeiros pastores suíços apareceram no início do século 19, mas no norte da Alemanha, não na Suíça. O país suíço, no entanto, foi o encarregado de lutar por seu reconhecimento como uma raça única e original, bem como por seu registro oficial.

A grande expansão da raça aconteceu na América do NorteOs primeiros espécimes chegaram ao Canadá na década de 70. Lá eles ganharam grande popularidade e finalmente se definiram como uma raça diferente. Depois de se espalharem por quase toda a América do Norte, voltaram para a Europa.

Por muito tempo, tentou-se desvalorizar o valor desta raça, tratando-a como se fosse um pastor alemão de pior categoria. Nada poderia estar mais longe da realidade, uma vez que o pastor suíço foi um dos cães que contribuíram com seus genes para criar o pastor alemão, como o conhecemos hoje.

Pastor branco suíço

Finalmente, a FCI admitiu o pastor branco suíço como raça em 2011. Os fãs da raça tiveram que passar décadas promovendo-o e registrando-o internamente, até que pudessem então torná-lo oficial.

Características do pastor branco suíço

O pastor branco suíço é classificado como uma raça de tamanho médio. Os machos, que chegam entre 60 e 66 centímetros em cruz, são ligeiramente mais volumosos, já que as fêmeas medem cerca de 55 a 60 centímetros.

Em relação ao peso, essa diferença também é notada: o peso ideal dos machos é de 30 a 40 quilos e o das fêmeas é de entre 25 e 30 quilos. Portanto, podemos dizer que são cães musculosos e corpulentos, de tamanho médio, mas também esguios e estilizados.

Seu corpo mantém uma proporção retangular: suas costas são ligeiramente maiores que a altura em cruz. O mesmo vale para a cabeça: o nariz, que em proporção, é um pouco maior que o crânio.

As orelhas são triangulares, alongadas e com a ponta ligeiramente arredondada. Elas são mantidas eretas na cabeça e apontadas para a frente, como em posição de alerta. Os olhos e o nariz também são escuros: se fosse um animal albino, seriam rosados.

Pastor branco suíço

O pelo é completamente branco. Existem duas variedades de pelo: médio longo e completamente longo. Em ambos os casos, este cão tem uma dupla camada de pelos: a subcamada de pelos é densa e dura e a camada externa é sedosa e lisa. O rosto, as orelhas e a frente das pernas têm pelos mais curtos.

A cauda tem a forma de um sabre e é mais fina na ponta. Em repouso é baixa, quase reta ou ligeiramente curva. Em alerta, ele pode levantá-la, mas nunca ultrapassar a altura das costas.

Comportamento do pastor branco suíço

Quanto ao comportamento, pode-se dizer que se assemelha ao do pastor alemão. É um cão alerta e vivaz que vive bem como cão de companhia, mas também é valioso para o trabalho.

Isso, junto com sua agilidade e inteligência, fez dele um grande competidor em esportes caninos, como o agilityEle é um cão atento e alerta, sempre disposto a aprender e, portanto, fácil de se treinar.

Pastor branco suíço

Com um cão tão inteligente, é necessário focar sua educação de uma perspectiva positiva, pois acelera e facilita o aprendizado. Uma educação tradicional baseada na força só causará problemas comportamentais.

Cuidado e saúde

O pastor branco suíço é propenso a doenças hereditárias comuns a outras raças de pastores e cães de seu tamanho: torção gástricadisplasia de cotovelo ou quadril e doença cardíaca. Além disso, parece ter uma maior tendência a alergias alimentares e dermatites.

Quanto ao pelo, devido ao seu comprimento, é necessário fazer uma boa escovação pelo menos duas vezes por semana para remover os pelos mortos e evitar problemas de pele.

Por ter uma dupla camada de pelos, é prejudicial cortá-la no verão: embora pareça que ele sente calor, seu próprio manto cria uma camada de ar que o refresca.

O pastor branco suíço lutou durante décadas para deixar de ser o irmão mais novo do pastor alemãoApesar disso, ganhou popularidade graças a uma extraordinária beleza e um caráter maravilhoso.


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.