O pequeno cão leão: Löwchen, saiba tudo sobre ele
O löwchen, ou o pequeno cão leão, é um cão de pequeno porte da França. De acordo com a Federação Cinológica Internacional, ele faz parte do grupo 9, subseção 1.3.
História do löwchen (pequeno cão leão)
O löwchen é uma raça muito antiga. Tanto é assim, que podemos encontrar uma escultura desse tipo de cão na catedral de Amiens. Além disso, essa construção é datada do século 13.
Ao longo da Idade Média, encontramos várias representações desse cão em tapeçarias e pinturas francesas. Então, isso nos faz pensar no quanto essa raça era comum. Além disso, é possível notar o quão pouco mudaram em aparência durante os últimos 500 anos.
As primeiras menções concretas da raça löwchen, ou do pequeno cão leão, são encontradas no século 17 e, especialmente, durante o século 18. Apesar da antiguidade do löwchen, o clube dessa raça só foi fundado em 1947.
Aparência física do löwchen (pequeno cão leão)
Ele é um cão inteligente, vivaz e atencioso. Além disso, possui boa estrutura óssea, sendo pequeno e com boas proporções. Sua cabeça é alta em comparação com sua altura em cruz, devido ao seu longo pescoço.
O seu movimento é orgulhoso e enérgico, acentuado pela juba, razão pela qual é chamado de “pequeno cão leão”. Além disso, vale ressaltar que essa “juba” é necessária para participar em competições.
Quanto às medidas, o último padrão válido – publicado em 2004 – indica que a altura em cruz deve ser de 26 a 32 centímetros. Essa altura permite uma oscilação de um centímetro no máximo. Em relação ao peso, deve ser de cerca de seis quilos.
O manto deve ser composto por uma única camada uniforme de pelos sedosos, longos, ondulados e densos. Todas as cores ou combinações de cores são aceitas.
Quanto à sua cabeça, ela é relativamente curta e bastante larga do topo do crânio ao focinho. Além disso, o nariz é preto, exceto no caso da pelagem marrom, e sua pigmentação deve ser total. Suas orelhas são penduradas e a cabeça é composta por uma franja generosa. Além disso, a franja pode alcançar até a metade da trufa.
É preciso ter muito cuidado ao lidar com eles. Apesar de seu pequeno tamanho, o löwchen tem uma dentição forte e completa, por isso tem um poder de mordida importante.
Personalidade do löwchen
Como a maioria dos cães bichon, estamos diante de um animal leal e ligado ao seu mestre. Com uma personalidade alegre e brincalhona, adapta-se muito bem à vida familiar e aos pequenos apartamentos.
De acordo com os escritores do padrão, o löwchen é muito afetuoso e obediente aos seus donos. Ele também é atencioso e receptivo. Por isso, ele se sente confortável em qualquer circunstância e sabe como manter a calma quando a situação exige.
Cuidado e conselhos para ter um löwchen
O löwchen é relativamente fácil de cuidar. Foram evitados cruzamentos em busca da raça perfeita. Por isso, podemos afirmar que o pequeno cão leão é uma raça saudável. Também podemos dizer que ele não tem uma tendência de vir a sofrer de doenças associadas à raça.
No entanto, como qualquer animal de estimação, ele requer uma série de cuidados essenciais. Visitas regulares ao veterinário, passeios, atividades físicas, e boa nutrição são condições essenciais. Assim, o seu pequeno löwchen terá uma vida longa e feliz.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.