Cães do grupo 9: classificação de raças segundo a FCI

dezembro 22, 2017

A Federação Cinológica Internacional (FCI) se encarrega de determinar os padrões de cada raça canina e as classifica segundo as suas características. Sendo assim, neste artigo iremos contar quais são os cães do grupo 9, que incluem os animais de companhia, e que possui a maior quantidade de seções (11) dentre os grupos.

Cães do grupo 9: Individuais

Cada uma das seguintes raças compõe uma seção própria, devido às suas características particulares, que não são compartilhadas com as outras:

  • Poodle
  • Cão de Crista Chinês (sem pelo)
  • Chihuahua
  • Spaniel Anão Continental de Companhia
  • Kromfohrländer
cão de crista chinês na grama

Cães do grupo 9: Bichons e similares

São 6 as raças agrupadas nessa seção, entre elas:

1. Bichon Maltês

Essa raça surgiu na ilha de Malta, localizada no Mar Mediterrâneo, tendo o seu desenvolvimento patrocinado pela Itália. Essa raça é muito inteligente, carinhosa, amigável, vivaz e precisa ser socializada desde filhote. Apesar do seu tamanho, o Bichon Maltês é um grande protetor do lar.

Ele se adapta bem à vida em apartamento na cidade e se dá muito bem com crianças maiores (mas não se dá bem com bebês). Ele precisa praticar exercício diário e deve ser penteado todos os dias, já que o seu pelo (branco ou marfim) é muito longo.

2. Coton de Tulear

Esse cão de tamanho miniatura é originário do sul de Madagascar, mais precisamente da província de Toliara. O seu nome se deve em parte à sua origem e em parte ao fato do seu pelo ser parecido ao algodão, muito macio. Geralmente, ele possui a cor branca (mas há alguns Cotons de Tulear com manchas pretas ou cobre). Eles possuem olhos grandes, patas curtas e rabo ondulado.

Cães do grupo 9: Belgas de tamanho pequeno

Nesta seção existem 3 raças, sendo a mais conhecida:

1. Griffon belga

Ele surgiu em Bruxelas, graças ao cruzamento entre um Pug, um Schnauzer miniatura, um Yorkshire Terrier e um Affenpinscher, no final do século 19. Pesa no máximo 5 quilos, tem a cabeça redonda, o focinho é curto com bigodes e barba abundantes, os olhos são grandes e as orelhas semi-caídas. O pelo é duro e pode ser preto; preto e vermelho; e preto e ruivo. É um animal de estimação doce, fácil de adestrar, afetuoso e excelente companhia. Ele não se dá muito bem com crianças.

Cães do grupo 9: Tibetanos

As 4 raças dessa seção são chinesas. Dentre elas, apresentamos duas:

1. Lhasa Apso

Llasa Apso

A sua principal característica é juba de um leão. Lhasa Apso é uma das raças mais antigas do mundo e é considerado um símbolo de sorte na China. Ele possui um tamanho pequeno, pelo abundante, uma franja caindo nos olhos e pelagem cor de areia, mel, branca, cinza e preta. É teimoso, alerta, brincalhão e desconfiado na presença de estranhos.

2. Shih Tzu

Ele é o adorado guardião da casa na China e é ligado à religião Budista. O Shih Tzu também parece com um leão, devido à juba que exibe. Ele tem o focinho curto, os olhos grandes, as orelhas penduradas e a pelagem de diversas cores, entre elas, branca, marrom, dourada, cinza e preta. Caminha de forma elegante, é carinhoso, sociável e leal.

Cães do grupo 9: Spaniel Ingleses de Companhia

As duas raças dessa seção são:

  1. Cavalier King Charles Spaniel
  2. King Charles Spaniel

Cães do grupo 9: Spaniel japoneses e pequineses

Nesta seção existem duas raças:

pequinês na grama

  1. Pequinês
  2. Spaniel Japonês

Cães do grupo 9: Molossoides de Pequeno Porte

Nesta seção existem 3 raças, entre elas:

1. Boston Terrier

boston terrier

Originário dos Estados Unidos da América, o Boston Terrier é um cão que responde muito bem ao adestramento. Ele é amigável, se for socializado quando filhote. De pequeno porte, é alegre e fácil de cuidar, devido ao seu pelo curto, e é indicado para viver na cidade. Quanto à sua aparência, possui o focinho achatado, orelhas pequenas, olhos grandes, pelagem preta, tigrada ou preta com manchas brancas. 

2. Buldogue Francês

Ele foi estabelecido como uma nova raça no século 19 e atingiu alta popularidade na Inglaterra e nos Estados Unidos. De pequeno porte, compacto e possui um porte robusto; suas orelhas são retas como as de um morcego e o seu rabo é curto. Além disso, apresenta algumas dobrinhas no rosto e as suas cores podem variar entre fulvo, tigrado ou totalmente marrom, branco ou preto.