O pila argentino, uma das raças pequenas sem pelos

· fevereiro 7, 2019
O pila argentino é uma excelente escolha como animal de estimação. É um cão muito carinhoso, brincalhão e alegre. Conheça nossas recomendações para cuidar de sua saúde e da pele desses cães sem pelos. 

O pila argentino é um cão que tem muita relação com o cão pelado peruano e com o xoloitzcuintle mexicano. Essas são três raças endêmicas da América Latina e se caracterizam por serem cães com poucos pelos.

Para aqueles que não conhecem esta raça, a pelagem de um pila argentino pode parecer ter sido afetada por uma doença como a sarna.

No entanto, a verdade é que a pelagem desses cães é quase inexistente, o que deixa a pele descoberta.

Devido à sua falta de pelos, o pila argentino está propenso a doenças de pele, como dermatites e irritações. Por esta razão, sua pele deve ser cuidada constantemente.

Se ele receber os devidos cuidados, o pila argentino pode ser um animal extremamente longevo. Pode chegar aos 20 anos!

A pila argentino é encontrado principalmente no norte da Argentina, e é valorizado sobretudo por sua pele macia. De acordo com as lendas argentinas, os pilas chegaram a essa nação como um presente dos incas, que o ofereceram com o intuito de fortalecer os laços entre os povos.

O pila argentino pode ser encontrado em três tamanhos: pequeno, médio ou grande. No entanto, o mais comum é o pequeno.

Em qualquer um de seus tamanhos, suas características fenotípicas fundamentais permanecem exatamente as mesmas, assim como seu temperamento.

Esta raça é muito carinhosa com suas famílias e com outros animais de estimação, e uma de suas vantagens é que eles se adaptam facilmente a pequenos espaços. Esses animais são muito brincalhões e alegres, embora sejam também excelentes guardiões.

Raças de cães sem pelos: pila argentino

Algumas características do pila argentino

As origens desta raça são difusas; como não há registros históricos precisos sobre este tipo de animal, acredita-se que o pila argentino chegou ao país como um presente do Império Inca. Essa teoria é reforçada pelo parentesco entre o cão pila argentino e o cão pelado peruano.

Apesar de estar presente na Argentina durante vários séculos, o pila argentino não se tornou popular até meados do século 20. Em geral, as raças de animais sem pelos não são muito populares no mundo.

O pila argentino é um cão que, em geral, não possui pelagem. Isso significa que eles geralmente não têm pelos em seus corpos, exceto em áreas muito específicas.

Muitos pilas possuem pelos no topo da cabeça e na cauda. No entanto, estes pelos nunca são grossos ou abundantes, mas sim de cor palha e secos.

Apesar de não ser uma raça bem conhecida em todo o mundo, o pila argentino é facilmente reconhecível. Suas peles geralmente têm uma tonalidade escura, semelhante a uma cor cinzenta de chumbo.

Além disso, é possível encontrar espécimes pretos ou marrons e com manchas brancas em suas barrigas e pernas.

Esses cães, assim como os galgos, têm corpos com linhas fortes e estilizadas. São cães finos e bem proporcionais; o que os torna uma raça rápida e ágil.

O pila argentino é caracterizado por ter sempre orelhas eretas, longas e pontiagudas, e uma cabeça estreita.

Cães com caráter gentil e cheios de energia

O pila argentino é uma excelente escolha como animal de estimação. Este é um cão muito carinhoso, brincalhão e alegre, sem deixar de ser paciente.

É ideal para famílias que gostam de atividade, pois seus corpos são dinâmicos e cheios de energia.

cão pila argentino

Apesar de sua energia, pode se adaptar muito bem a qualquer tamanho de casa. Se você mora em um apartamento, você também pode adotar um filhote de pila. No entanto, ao fazê-lo, deve ter em mente que esses cães precisam se exercitar constantemente.

Caminhadas diárias são uma oportunidade perfeita para gastar sua energia e socializá-lo com outros animais. Esta atividade é muito favorável para o seu humor, pois este é um cão muito sociável.

O pila argentino é um excelente guardião, se for devidamente educado. Lembre-se de que esta é uma raça muito inteligente que precisa de desafios intelectuais. Não tenha medo de complicar um pouco suas brincadeiras, à medida em que seu pila cresce!

Cuidados básicos com o pila argentino

Entre os cuidados fundamentais, que devem ser levados em conta com o cão pila argentino, está a necessidade de exercícios.

Você deve satisfazer a demanda de energia do seu cão, ou ele poderá se tornar um cão inquieto e nervoso.

Embora esta raça seja muito gentil e paciente, a energia acumulada pode levar a comportamentos incômodos.

Recomendamos que você passeie com o seu cão diariamente e, além disso, que ele tenha uma sessão diária de brincadeiras ou esportes. Os circuitos são esportes ideais para cães inteligentes como este.

Um dos cuidados mais importantes com o pila argentino, e que você deve prestar atenção, é em relação à sua pele delicada.

Como ela não conta com a proteção dos pelos, é bastante sensível. Para isso, recomendamos que você a hidrate com produtos hipoalergênicos.

No entanto, sempre consulte seu veterinário antes de colocar qualquer produto químico em seu cão.

  • https://es.wikipedia.org/
  • www.cadena365.com