Animais com orelhas muito grandes

· janeiro 8, 2019
Estas espécies podem apresentar orelhas grandes porque elas não servem apenas para capturar os sons, mas para resfriá-los ou aquecê-los em lugares com climas inóspitos. 

Deixamos de lado o elefante porque, embora suas orelhas sejam as maiores no reino animal, em comparação com o corpo, elas são razoavelmente bem proporcionais. No artigo a seguir, nos dedicaremos aos animais com orelhas muito grandes em relação à cabeça. Eles são realmente incríveis!

Quais os animais com orelhas muito grandes?

As orelhas não servem apenas para ajudar na audição, mas também podem ter outra tarefa: concentrar o calor durante as noites frias do inverno.

Portanto, alguns animais com orelhas muito grandes sobrevivem em lugares inóspitos.

  1. Feneco

Também conhecido como raposa do deserto, é um mamífero carnívoro nativo do Saara e da península arábica.

Sua principal característica é o grande tamanho de suas orelhas, que servem como um sistema de resfriamento para o sangue suportar altas temperaturas.

O feneco (foto que abre este artigo) é o menor canídeo – mede apenas 30 centímetros – e sua pelagem é de cor areia. 

Tem uma longa cauda lanosa, para se cobrir quando dorme e manter o calor do corpo. É mais ativo à noite e se alimenta de répteis, roedores, insetos, pássaros e seus ovos.

  1. Gerbilo de orelhas longas

Este é outro dos animais com orelhas muito grandes em relação ao resto do corpo e que, além disso, tem uma cauda longa: até três vezes mais que o tronco!

Tem patas dianteiras curtas e traseiras longas, com as quais pula na areia como um coelho.

Gerbilo de orelhas longas
Fonte: ps: //historiadoreshistericos.wordpress.com

O pelo do gerbilo de orelhas longas é marrom-claro ou acinzentado e mais claro na barriga, e suas orelhas são da mesma cor do manto.

Vive em tocas escavadas na areia durante o dia e sai apenas à noite. Pode ser encontrado nos desertos de Gobi e Taklamakan, na China e na Mongólia.

  1. Morcego orelhudo

Seu nome científico é Lonchorhina mankomara e é o morcego com as maiores orelhas observadas até agora. 

Ainda que toda essa família seja orelhuda, este pequeno ‘ganha’ de qualquer um. Elas medem mais do que o seu corpo!

Morcego orelhudo

Este morcego, que vive na espessa selva da Amazônia colombiana, usa suas orelhas com pavilhões muito chamativos para se geolocalizar e identificar as ondas sonoras que vêm do exterior, já que sua visão não é muito desenvolvida.

  1. Veado-mula

Também conhecido como veado norte-americano, é outro animal com orelhas muito grandes. Seu nome é devido ao fato de que estas se parecem com as de uma mula.

Os machos, além disso, apresentam chifres bifurcados de grande porte que crescem anualmente.

Veado-mula

O veado-mula tem pelos castanhos e barriga mais clara, se alimenta de grama, folhas tenras, arbustos e frutas, e prefere florestas e áreas próximas às montanhas do centro e do oeste da América do Norte.

Os machos são solitários e acasalam através da poligamia. As fêmeas se reúnem em grupos de até 10 indivíduos.

  1. Lebre de cauda longa

A também chamada de lebre da Califórnia é o último dos animais com orelhas muito grandes desta lista. Possui corpo acinzentado, porém, tanto a ponta da cauda como as das orelhas – muito desenvolvidas – são pretas.

Lebre de cauda longa

lebre de cauda longa pode medir 50 centímetros e suas orelhas mais de 14… Alguns a chamam de lebre-burro!

Vive nos planaltos do deserto do México e dos Estados Unidos e se alimenta de vegetais, ervas, cactos e plantas. Seus principais predadores são a raposa, o lince, o coiote, o texugo, a cobra e as aves de rapina.