O que é o período de must dos elefantes?

março 17, 2019
Apesar do fato destes serem animais com uma natureza pacífica, durante o período de must, eles se tornam agressivos. 

Embora os elefantes sejam geralmente criaturas compassivas, há um período em que os machos grandes desta espécie não estão de bom humor. O chamado período de must dos elefantes é uma fase em que os machos podem se tornar muito agressivos com qualquer um que cruze seu caminho.

O que é o período de must dos elefantes?

Durante o período de must, esses animais atingem níveis de testosterona várias vezes maiores que o normal.

Durante esses altos picos de testosterona, os elefantes machos tornam-se agressivos e atacam outros animais, e até mesmo árvores e pessoas.

Embora possa parecer que esse período de must esteja ligado ao cio, a verdade é que isso é improvável, já que não está relacionado ao período de cio das fêmeas.

Durante o período de must dos elefantes, estes animais tendem a produzir uma descarga de suas glândulas temporais, situadas poucos centímetros atrás dos olhos.

must dos elefantes: aumento da testosterona

Acredita-se que esta secreção pode ser um dos gatilhos do temido período de must dos elefantes. Além disso, as glândulas temporais aumentam de tamanho durante esse período, o que causa uma dor aguda nos olhos do animal.

Durante o período, os elefantes produzem um som particular que parece receber uma resposta das fêmeas no cio, enquanto é evitado pelos machos mais jovens.

De fato, uma hipótese é que esse período de fúria permite que os elefantes encorajem mudanças na dominância.

O que acontece durante o período de must dos elefantes?

Curiosamente, parece que o período de must dos elefantes é mais intenso em machos jovens; especialmente no caso daqueles que não tiveram referências parentais.

Esse é, portanto, outro sinal de que os elefantes dependem fortemente de gerações anteriores: elefantes órfãos são forçados a mudar de lugar.

Já foi visto que alguns desses machos jovens atacam outras espécies, como rinocerontes, ou mesmo áreas habitadas. No entanto, a introdução de machos mais velhos parece evitar esse problema.

elefantes agressivos

must dos elefantes também ocorre entre animais criados em cativeiro, o que é um problema em zoológicos. 

Na Índia, onde os mahouts ainda criam elefantes para trabalhos forçados, é comum acorrentar esses animais para que eles não representem um perigo.

Normalmente, o período de must dos elefantes faz com que eles sejam isolados durante esta fase, para que não representem um perigo para outros elefantes e para o povo.

Em alguns casos, o must pode durar dois meses, embora o período especialmente perigoso seja de, em média, um mês. No caso de animais mais velhos, a período de must dos elefantes não ocorre mais.

Mas a verdade é que ainda não sabemos muito bem qual é a razão por trás desse comportamento. Apesar disso, os elefantes são criaturas muito sensíveis que normalmente não recorrem à agressividade, o que não significa que esse comportamento curioso seja muito perigoso e fascinante ao mesmo tempo.