O que eu faço se meu gato não beber água?

dezembro 27, 2018

Se o seu gato não beber água, preste atenção nos detalhes para tentar resolver o problema. Se nada funcionar, vá imediatamente ao veterinário, pois ele pode estar doente.

A desidratação pode ser mortal para nossos animais de estimação. Dessa forma, é nossa obrigação garantir que eles bebam água suficiente para estarem hidratados.

Além disso, a hidratação contribui para que seu corpo funcione corretamente. Se você acha que seu gato não bebe água, ou não bebe o suficiente, há várias coisas que você pode fazer para ajudá-lo.

Por que meu gato não bebe água

Em alguns países, a água é conhecida como líquido da vida. E não é por menos, já que um terço da Terra, do nosso próprio corpo e dos nossos animais de estimação é formada por este líquido essencial para a vida.

Uma pessoa ou um animal pode passar vários dias sem comer, mas não resistirá mais de três dias sem beber água. Dessa forma, fica claro que ela é essencial para nossa boa saúde e para nossa própria vida.

Você entende agora por que estamos falando sobre como ajudar seu gato se ele não beber água? A água é vital para ele! A desidratação pode ser a causa da morte ou, no mínimo, de sérios danos aos seus órgãos vitais.

Gato bebendo água

Se você perceber que a tigela de água do seu gato está sempre cheia, ou se o nível dela está muito baixo, há um problema que você deve resolver com urgência. As razões pelas quais o seu gato não bebe água são as seguintes:

  • A tigela. É possível que a forma do bebedouro seja desconfortável para ele beber. Além disso, possa ser que o recipiente seja muito antigo e libere substâncias que se misturam com o sabor da água.
  • Será que você esqueceu de trocar a água? Pode acontecer com todos nós, mas se a água ficar suja ou muito quente, o gato não vai querer beber.
  • Você mudou a tigela de lugar? Lembre-se de que os gatos são animais de rotina. Portanto, mesmo que você considere que outro lugar é melhor para colocar suas tigelas, não significa que ele pensa o mesmo.

Estas são algumas das causas mais comuns pelas quais um gato não bebe água. Sabendo disso, vamos ver como resolver esse problema.

O que fazer se meu gato não beber água

Pode ser difícil para você determinar por que seu gato não bebe água. No entanto, ponha estas dicas em prática, cobrindo todas as causas, e assim você contribuirá para a saúde do seu amigo.

  • Escolha outra tigela. Bebedores de plástico podem exalar um cheiro e sabor forte ao longo do tempo, que se misturam com a água e incomodam o animal. Dessa forma, é melhor trocá-la por uma de aço inoxidável.
  • Troque a água constantemente. A água do seu gato deve ser sempre transparente e clara, como se tivesse acabado de sair da torneira. Lembre-se de que os gatos são obsessivos com a limpeza e a água suja não os atrairá.
  • Sempre deixe água fresca disponível. É verdade que os animais não precisam de bebidas geladas para se refrescar. No entanto, não é agradável para eles beberem água muito quente. No verão, e especialmente se a tigela é feita de aço, a água pode ficar muito quente por conta da temperatura do solo. Dessa forma, coloque uma água fresca, mas próxima à temperatura ambiente.
  • Garrafa de água. Se você não bebe água da torneira, por que a dá ao seu gato? É possível que ela contenha resíduos que dão um gosto ruim e que o seu gato não goste. Além do mais, a longo prazo, podem prejudicar a sua saúde.
  • Uma doença. Se você já tentou tudo isso, mas vê que seu gato não bebe água, é possível que ele tenha uma doença que precise de atenção.
Gato com copo de água

Se nenhuma dessas dicas funcionar para você, fale com seu veterinário

O profissional dará maneiras alternativas de fazer o seu gato beber água, como uma seringa ou por meio de ração úmida.

Uma opção é também molhar sua ração, ele pode achar muito agradável. Dessa forma, ele pode se acostumar e se hidratar através dela.

De toda forma, faça tudo o que for possível. Afinal, todos os seres vivos precisam de água para sobreviver. A vida do seu animal de estimação depende disso.