O que faço se meu cão tiver uma erupção na pele

O que faço se meu cão tiver uma erupção na pele

Última atualização: 27 Junho, 2018

Os cães podem ter muitas doenças que, sem querer, podem passar despercebidas aos nossos olhos. Algumas delas têm a ver com a pele. De acordo com a quantidade de pelos que a cobre, ver alguma anomalia ali não é fácil, e pode parecer ainda mais difícil tratá-la. Se seu cão tem uma erupção na pele, siga estes conselhos. 

A resposta parece óbvia, mas não é tão fácil notar que o animal está com uma doença na pele, por conta do pelo comprido. Em todo caso, diante de sintomas claros ou coceira repetitiva no mesmo lugar, é preciso levar o cão ao veterinário, pois isso pode provocar escamações ou até sangrar.

As diferentes doenças na pele dos cães

Uma infecção na pele pode ter diferentes causas. Estas são algumas:

Sarna

Essa infecção é causada por um parasita que entra na pele do animal e que se reproduz nela. Assim, em pouco tempo, o cachorro poderá ter centenas, milhares de parasitas caminhando por sua pele e criando uma coceira insuportável.

Ao se coçar, o cão pode apresentar erupções na pele. Essas erupções pela sarna causarão dor e a coceira continuará, criando um ciclo vicioso insustentável que chegará a estressar seu animal.

cão se coçando

Fungos

Se seu cão tem uma erupção na pele, é possível que ela tenha sido ocasionada por uma infecção por fungos. E isso pode levar à inflamação e outros problemas. Assim como o que acontece a sarna, essa é uma doença contagiosa. Por isso, se houver outros animais na casa, mantenha-os afastados do bichinho doente.

Alergias alimentares

Como acontece com as pessoas, as alergias alimentares também produzem erupções na pele dos cães. Isso fará com que o cão se coce sem parar e cause ainda mais dano a si mesmo. Além disso, uma forma de reconhecer facilmente se estamos diante de uma alergia alimentar é vendo se, além da coceira, há sinais de corrimento ou prurido.

Dermatite

Também é causada por uma alergia que pode ser de qualquer tipo. É uma das doenças de pele mais comuns em cães. Causa muito incômodo no animal, que fará com que seja impossível para ele não se coçar.

Cachorro no veterinário com pata enfaixada

O mais normal é que o cão se machuque com as unhas e, às vezes, chegue até a sangrar. As plantas do lugar em que você passeia com ele, ou o pó da casa, os ácaros ou a umidade podem causar a dermatite.

Piodermite

A piodermite é causada por bactérias que criam uma espécie de “vulcão” de pus nas zonas próximas aos folículos da pele. Em geral, essas bactérias buscam zonas úmidas e gordurosas, por isso o mais comum é encontra-las no ânus, no nariz, na vulva ou nos lábios.

O que fazer se eu cão tem uma erupção na pele

A primeira coisa a fazer é ir ao veterinário. Ele o examinará para saber de que tipo de erupção se trata e qual causa a originou.

Pastor alemão no veterinário

O profissional indicará o tratamento pertinente com anti-histamínicos ou outros medicamentos, dependendo da infecção. No entanto, há coisas que você pode fazer em casa para ajudar seu animal. Estas são algumas: 

  • Evitar que se machuque: A coceira causada por uma erupção pode fazer com que o animal se coce com força e se machuque. Para evitar isso, você pode colocar meias que lhe impeçam de se machucar. Elas deverão estar bem amarradas, para que ele não as tire facilmente.
  • Aplique um creme ou pomada: Peça ao veterinário que receite um creme que alivie a coceira. Passe nele para que o alivie.
  • Lenços umedecidos: Os lenços umedecidos na água também aliviarão a coceira se seu cão tem uma erupção na pele. Coloque o lenço ou pano frio sobre o animal e não aperte muito para não machucar.
  • Leve-o para passear: Às vezes a coceira é mais forte se o animal está entediado. É possível que ele esteja pensando muito nisso e, então, se coce demais. Leve seu animal para passear e brinque com ele. Isso vai lhe distrair e ele se esquecerá da coceira por um tempo.

Se seu cão tem uma erupção na pele, como dissemos anteriormente, o primeiro a fazer é ir ao veterinário. Não demore e deixe que o especialista indique o melhor tratamento.

Pode interessar a você...
Sarna negra: causas, sintomas e tratamento
Meus AnimaisLeia em Meus Animais
Sarna negra: causas, sintomas e tratamento

Você já ouviu falar da sarna negra? É uma doença que se caracteriza pela queda do pelo e inflamação da pele dos cães. Saiba como evitar e tratar.