O que faz o seu gato feliz? Veja aqui!

· junho 4, 2018
Apesar de seu caráter "individualista", os gatos exigem que a companhia de seu dono se sinta bem; eles também precisam de hidratação e nutrição adequadas, bem como brinquedos que estimulem seus instintos

Para aprender um pouco mais sobre as coisas que realmente deixam nosso gatinho feliz, vamos dar uma olhada em algumas dicas práticas abaixo.

Boa nutrição faz o seu gato feliz

Todos os gatinhos, sejam eles mestiços ou de raça, precisam receber uma nutrição completa e equilibrada para serem felizes. Nossos gatos conseguem os elementos necessários para terem energia e fortalecerem seu sistema imunológico a partir da alimentação. Além disso, a refeição deve conter os nutrientes essenciais para melhorar a massa muscular e óssea.

Também, é essencial respeitar as quantidades e as porções diárias adequadas ao tamanho e à idade do gatinho. Em geral, os fabricantes de alimento incluem as indicações de doses diárias na embalagem do produto. Entretanto, é melhor consultar seu veterinário para estabelecer uma quantidade ideal de acordo com as necessidades do animal.

Se exageramos nas porções de comida ou nos doces, favorecemos o desenvolvimento de um quadro de obesidade. Os gatos com excesso de peso tornam-se menos ativos e podem apresentar sintomas de fadiga e depressão. Além disso, os gatos obesos tornam-se mais propensos a inúmeras doenças, como diabetes e hipertensão arterial.

Gatos com alergias, problemas renais ou outras condições de saúde devem adotar uma dieta especial. A alimentação inadequada, nesses casos, pode prejudicar gravemente a saúde do animal e tornar-se letal. Seguindo as recomendações do seu veterinário, será possível escolher um alimento ideal para conservar a boa saúde do seu gatinho.

 Gatos bebem água

A hidratação também deve ser reforçada

A relação dos gatos com a água gerou muitas histórias, lendas e anedotas. Mas o fato é que um gato feliz precisa de uma boa hidratação para se manter saudável.

A ingestão inadequada de água desequilibra os níveis de líquidos e eletrólitos no corpo dos gatos. Além disso, ela afeta diretamente o metabolismo e as funções renais. Isso prejudica gravemente a saúde do gatinho. Portanto, é essencial deixar água fresca e limpa à disposição do animal durante todo o dia.

O que fazer se um gato não quiser beber água? Nesses casos, a melhor solução é fornecer a quantidade mínima de líquidos através da dieta.

Além disso, podemos umedecer a ração seca do nosso gatinho com água ou caldo de galinha quente. Também é possível oferecer uma dieta caseira e natural ao seu felino, composta de carnes, legumes e frutas.

Um ambiente enriquecido estimula seu gatinho 

O ritmo acelerado dos tempos atuais nos deixa sempre apressados ​​para cumprirmos nossas responsabilidades. Entre outras coisas, isso significa que os nossos gatos provavelmente terão que passar muitas horas sozinhos em casa.

Brinquedos para gatos

Se não oferecermos brinquedos e outros estímulos, nosso gato se tornará sedentário durante nossa ausência. Como resultado, veremos um aumento no peso e o desenvolvimento de comportamentos derivados do estresse e do tédio. Além disso, os gatos que não se exercitam durante o dia serão mais ativos à noite e não deixarão os donos dormirem.

Um ambiente enriquecido é essencial para estimular nossos gatinhos e mantê-los ativos durante a nossa ausência. Atualmente, existem vários arranhadores, brinquedos simples, interativos e jogos de inteligência (quebra-cabeças). Eles foram desenvolvidos para gatos que passam muito tempo sozinhos.

Sua presença deixa seu gato feliz

Embora brinquedos e acessórios sejam excelentes aliados, sua presença também será essencial para deixar seu gato feliz. Os gatos precisam interagir com seus donos, receber amor e sentir que são importantes em suas vidas.

Um gato que se sente abandonado pode apresentar sintomas de depressão e estresse. Além disso, o animal pode tornar-se agressivo em relação a outras pessoas ou animais. Embora não pareçam, são animais sociais e não levam uma boa vida na solidão.

Para oferecer uma vida feliz e saudável ao seu gatinho, é importante reservar alguns minutos do seu dia para brincar com ele. É aconselhável utilizar os brinquedos favoritos dele para criar um momento divertido. Assim, o gato poderá exercitar os seus instintos, divertir-se e sentir-se amado.