O que fazer caso seu cachorro esteja sem apetite?

A alimentação de um cachorro é de suma importância. Assim como ocorre com as pessoas, pela boca do animal entra a saúde, e também a doença. Se o cão possui hábitos saudáveis de alimentação, será um animal forte, que dificilmente adoecerá. Porém, se é um desses cães que não levam uma dieta balanceada, mas cheia de excessos, possivelmente adoecerá com frequência. O que acontece quando seu animal não tem apetite?

Sintomas de alterações

Quando um cachorro perde seu apetite ou deixa de comer, é sintoma de que algo não vai bem em seu organismo. Seja por um problema emocional, por algum remédio ou doença, deixar de comer pode trazer consequências graves para nosso cão, causando inclusive a morte.

Cachorro ao lado do pote de ração, sem apetite

É importante saber se realmente seu cão está sem apetite ou se está exagerando a situação. Embora as indicações da embalagem de ração indiquem uma determinada quantidade de comida, é normal que o animal não consuma toda essa quantidade. Pode chegar a consumir uma porcentagem aproximada de 60 a 70% do que as instruções indicam.

Razões que fazem seu cão não ter apetite

A primeira coisa que devemos fazer ao notar que seu cão não demonstra apetite é identificar a causa. Para isso, o ideal é consultar um especialista, já que ele saberá exatamente o que se passa, e assim evitam-se falsos diagnósticos.

Algumas das razões que causam falta de apetite em seu cão são:

Alimentação inadequada

A alimentação de um cachorro deve variar com o passar dos anos, já que seu corpo muda, assim como suas necessidades. Por exemplo, um cão maior não deve consumir a mesma quantidade de gorduras que um jovem ou filhote. É normal que não variemos a dieta de nossos animais, porque estamos simplesmente muito ocupados ou nos esquecemos.

Rotina

Uma das razões mais comuns pelas quais os cães perdem o apetite é que se cansam da rotina. Ou seja, perdem o interesse pela comida, pois gostariam de variar o sabor.

Doenças

Às vezes, a perda de apetite é sintoma de alguma doença física, como câncer, insuficiência renal, problemas intestinais ou no fígado… Também pode ser que haja algum distúrbio psicológico, causado pela depressão, ansiedade ou estresse. Da mesma forma, pode ser consequência de alguma dor ou febre.

Alguns remédios, como antibióticos e anti-inflamatórios, podem causar perda de apetite. Se nosso cão está passando por um tratamento e consumindo alguns medicamentos, é preciso consultar o veterinário. A falta de apetite pode ser um efeito secundário.

Mudanças no ambiente

As alterações de clima ou das interações sociais dentro do núcleo familiar podem fazer com que o cão se desestabilize, fazendo com que deixe de comer. É o caso de discussões, brigas ou problemas entre as famílias. Existem tratamentos psicológicos para cães e que podem auxiliar nesse tipo de situação.

Vacinação

Durante o período de vacinação, é normal que nosso cão não tenha apetite. São produzidas mudanças em seu sistema imunológico, que provocam desequilíbrio em seu corpo, tendo como consequência a perda de apetite.

Cachorro recebendo vacina no veterinário com menino

Essa situação não deve durar mais do que 48 horas após ter recebido a vacina. Caso exceda esse tempo, é preciso procurar um especialista.

Purificação

Os cães às vezes deixam de comer para se desintoxicar, liberando, dessa forma, as toxinas acumuladas em seu corpo. Além disso, se um cachorro está sem apetite, é possível ficar até dois dias sem comer, sem ter efeitos colaterais. Mais do que esse período, pode trazer riscos para sua saúde.

A hidratação é importante. Ainda que o cachorro não apresente apetite, deve estar bem hidratado.

O que fazer caso seu cão não tenha apetite?

  • É preciso levá-lo ao veterinário para que sejam receitados medicamentos que ajudem a aumentar seu apetite.
  • As comidas devem ser dadas em um horário adequado, duas vezes ao dia, uma pela manhã e outra à noite. Dessa forma, podemos observar se é por causa de um momento do dia ou de qualquer hora.
  • Evite o uso excessivo de guloseimas.
    Se o cão apresenta falta de apetite, é preciso consultar um veterinário, para fazer uma
  • mudança na alimentação.
  • Dê todo o carinho possível a seu animal de estimação. Caso esteja triste ou deprimido, é possível que deixe de comer.
  • Se nosso cão está sem apetite, devemos incentivá-lo a comer. Pode fazer isso misturando sua comida com caldo, ou colocando pedaços de carne sem condimentos.
  • Crie uma rotina de exercícios, principalmente antes das refeições, para que seu amigo tenha mais apetite.
Recomendados para você