O que fazer quando o gato não come?

· maio 6, 2019
Mudanças bruscas na alimentação, o calor, a falta de higiene ou estado depressivo podem influenciar o apetite dos gatos.

Quando observamos que nosso gatinho perdeu o apetite, nos perguntamos rapidamente: “O que faço se meu gato não come?”. De fato, essa mudança de comportamento requer atenção especial dos donos, pois pode ser um sintoma de certas patologias.

Tenha em mente que existem várias causas possíveis para a perda de apetite em gatos. A seguir, saberemos um pouco mais sobre elas.

Meu gato não come: possíveis causas

A perda de apetite e peso em gatos é um sintoma comum a muitas doenças. Portanto, ao observar que seu gatinho se recusa a comer ou perdeu peso de repente, será essencial levá-lo imediatamente ao veterinário.

1. A comida não é do seu agrado

Os gatos são animais seletivos e rotineiros em relação à sua dieta e hábitos. Portanto, devemos ter cuidado ao escolher a nutrição ideal para o animal e antes de fazer qualquer alteração na sua dieta

A alimentação de um felino deve atender às suas necessidades nutricionais, de acordo com sua idade, tamanho e necessidades específicas de seu organismo. Mudar a comida de um gato deve ser sempre um processo lento e gradual.

Se de repente mudarmos a comida do nosso gatinho, é muito provável que vejamos uma rejeição em relação ao novo alimento. Isso também pode causar certos distúrbios digestivos para o felino, como diarreia, vômito ou acúmulo de gases no trato gastrointestinal.

Ração para gatos

Por outro lado, se quisermos ter um gato com um paladar mais “aberto”, devemos acostumá-lo desde filhote a experimentar novos sabores, texturas e aromas. Durante os primeiros seis meses de vida, os gatinhos têm uma natureza mais flexível e formam os critérios e preferências do seu paladar.

Se durante esta fase apresentarmos ao nosso gatinho uma diversidade de aromas, sabores e texturas, reduziremos as possibilidades de transformá-lo num gato ‘exigente’. Mas se oferecermos sempre a mesma comida, provavelmente teremos problemas ao mudar sua dieta na fase adulta.

2. O calor

Nos dias mais quentes de verão, o seu gato provavelmente não terá tanto apetite e comerá menos. Além da sensação de ‘peso’ gerado pelas altas temperaturas, o aumento da luminosidade também influencia o seu apetite.

Quando o inverno se aproxima, os dias são mais curtos e há menos luz, e então os animais aumentam o consumo de alimentos. Por enquanto, estima-se que seu cérebro associe a diminuição da disponibilidade de luz com a chegada do inverno e, consequentemente, com a escassez de alimentos.

Pelo contrário, quando as horas de sol são muitas e a comida é farta, o metabolismo volta a um ritmo mais equilibrado. O apetite do nosso animal de estimação se reduz e seu comportamento também fica mais calmo. Portanto, é natural que o seu gato coma menos com a chegada do verão.

3. Problemas nas áreas que seu gatinho utiliza

Ao preparar o ambiente de nossos bichanos, devemos prestar especial atenção à localização de suas áreas de alimentação, higiene e necessidades fisiológicas. Se o alimentador de seu gato estiver perto da caixa de areia, ou esta não tiver os hábitos regulares de higiene, seu gato pode se recusar a comer.

Gato na caixa de areia

4. Meu gato não come devido às bolas de pelos intestinais

Como sabemos, os gatos são animais muito limpos que geralmente passam horas se limpando. Mas durante sua higiene, o felino pode ingerir pelos mortos, que passam para o trato digestivo e podem se alojar em seus intestinos.

Ainda que todos os gatos possam sofrer com bolas de pelos, esses tipos de problemas são mais comuns em gatinhos de pelos longos ou de pelos semi-longos.

Na natureza, os gatos devem se limpar naturalmente para evitar distúrbios digestivos. No entanto, os gatos domésticos precisarão da nossa ajuda para eliminar os pelos ingeridos.

Se o gatinho não conseguir se limpar, o acúmulo excessivo de bolas de pelos no sistema digestivo poderá causar constipação, perda de apetite, náusea, fraqueza, apatia, etc.

Outras causas de perda de apetite em gatos

Além das causas já mencionadas, a perda de apetite em gatos também pode ser provocada por intoxicação ou depressão causada por estresse e ansiedade.

Como podemos ver, há muitas explicações possíveis para o porquê de um gato não comer, e pode ser difícil identificar a causa exata em nossa casa. Portanto, a melhor coisa que podemos fazer se um gato perde o apetite é consultar um veterinário especializado.