O Teckel, também conhecido como cão salsicha
Escrito e verificado por o advogado Francisco María García
O famoso cão salsicha arranca muitos sorrisos por onde passa, mas poucas pessoas sabem que seu verdadeiro nome é Teckel ou Dachshund, e que sua personalidade pode ser ainda mais encantadora do que sua aparência.
Na verdade, é muito difícil não gostar de um Teckel. Eles são conquistadores, com suas pernas curtas, seu corpo alongado e suas orelhas pendulares. Sua graça é claramente refletida pela quantidade de cães salsichas que desfilam pelas ruas ao redor do mundo.
A peculiaridade do temperamento e a capacidade de aprender desses pequenos cães são muito importantes. Portanto, para se decidir ou considerar ter um Teckel, você terá que conhecê-lo melhor.
Qual é a história do Teckel?
Os cães salsicha têm muitos nomes ao redor do mundo. Dois deles são considerados oficiais para denominar a raça: Teckel ou Dachshund.
Atualmente, existe uma grande variedade de cores, pelagem, tamanhos e aparência para este cachorro. Eles ainda contam um tipo de fã clube formado pelos donos e pelos adoradores da raça.
Graças ao poderoso olfato destes cães, eles acompanharam os caçadores alemães desde o século 15. Desempenhavam tarefas como rastreamento e perseguição de presas. Naquela época, eram chamados cães-texugo ou escavadores e descenderam do Deutsche Bracken (os primeiros cães sabujos alemães). Posteriormente, eles foram cruzados com cães terrier de tamanho pequeno.
E a partir dessa experiência, o Teckel evoluiu como nós o identificamos hoje. Eles herdaram a habilidade de caça e o impulso do terrier, e devem a sua morfologia alongada e veloz aos sabujos.
Esta é a teoria mais aceita para o surgimento dos cães salsicha. No entanto, não é a única existente. Eles também já foram esculpidos em esculturas de um antigo faraó egípcio, ao lado dele. Pelo menos é um animal muito semelhante a um Teckel.
Independente do século e da língua, estes pequenos animais são sempre representados graças a sua coragem e fidelidade.
Quais as principais características de um Teckel?
Sua morfologia causa muita simpatia. Mas o físico de um Dachshund tem muito mais detalhes do que seu corpo salsicha. Como todas as raças, o Teckel tem um padrão estético.
Uma fêmea de Teckel normal tem entre 20 e 22 cm de altura e pesa de 5 a 14 kg. O macho segue as mesmas especificações.
Quando se trata de um Teckel em miniatura, o tamanho médio de fêmeas e machos varia de entre 12 e 15 cm de altura e de 0,5 a 5 kg de peso.
A raça é caracterizada pelo corpo alongado e pelas pernas curtas. Esses cães têm tamanho pequeno, orelhas pendulares e o nariz deles quase toca o chão, devido à sua baixa estatura. Sua personalidade é ativa, de muita iniciativa e curiosidade. Dificilmente ficam quietos quando são jovens.
Seu nariz está tão perto do chão que quase nenhum cheiro lhes escapa. O olfato poderoso combinado com as orelhas pendulares (“caídas”) e a capacidade de adquirir velocidade em diferentes tipos de terreno.
O Teckel mais comum de se encontrar
O Dachshund padrão e de pelos curtos é o tipo mais popular da raça. Sua personalidade é de um autêntico terrier. É um cachorro corajoso, curioso e ativo. Eles adoram sair para brincar ao ar livre, correr e fazer exercícios, cavar e caçar no chão, farejar e procurar brinquedos e ossos.
Um Teckel geralmente recebe muitos mimos em casa. Adoram as carícias de seu mestre, reivindicando-as continuamente. Mas são cães muito independentes e inteligentes que não devem ser submetidos a um estilo de vida sedentário.
Seu pequeno porte e seu comportamento brincalhão fazem dele uma excelente opção para acompanhar as crianças e ser o animal de estimação familiar ideal.
Teckels de pelos compridos tendem a parecer menos com um terrier. Eles são mais silenciosos, latem bem pouco e não têm muito instinto de caçador. No caso das miniaturas, elas são mais tímidas e mais independentes.
Que cuidado específico devo ter com um Teckel?
A versão Teckel de pelo curto é extremamente sociável, aprende muito rápido e é obediente. Sua pelagem não precisa de mais cuidados além da higiene normal.
Longo – a versão de pelos longos precisa ser escovada de 2 a 3 vezes por semana, além da higiene regular.
Todos os Teckels precisam de muito exercício para gastar sua energia e para se evitar os problemas de excesso de peso.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.