4 benefícios do óleo de melaleuca para cães

outubro 27, 2019
O óleo de melaleuca tem vários benefícios dos quais seu cão pode tirar proveito. A seguir, você vai conhecer as propriedades antibacterianas únicas dessa substância.

Você sabia que o óleo de melaleuca pode trazer benefícios para os cães? Trata-se de um produto botânico comumente vendido em lojas de produtos naturais. É um extrato das folhas da árvore do chá australiano (Melaleuca alternifolia). Esta espécie de árvore não cresce naturalmente fora da Austrália.

A árvore pertence à família Myrtacea. Nessa família, também estão o eucalipto e a murta. Devido à sua natureza lipofílica (oleosa), o óleo de melaleuca é facilmente absorvido pela pele. Além disso, assim como o óleo de eucalipto, o óleo de melaleuca tem um cheiro forte.

Nesse contexto, ervas medicinais, incluindo esse óleo, estão se tornando mais comuns no cuidado de animais de estimação. Afinal, as pessoas estão procurando cada vez mais produtos naturais para si e para seus bichinhos.

Os produtos botânicos devem ser usados ​​adequadamente para evitar efeitos colaterais.

Cão no veterinário

Óleo de melaleuca, um potente aliado antimicrobiano

Essa planta era usada por marinheiros para fazer um chá com noz-moscada. Hoje, usar a planta para fazer chá é bastante incomum. Afinal, ela é processada para a extração do óleo de melaleuca.

Há 100 anos, um químico australiano chamado Arthur Penfold relatou que este óleo tem 11 a 13 vezes mais atividade antimicrobiana que o fenol.

Suas poderosas propriedades foram associadas a uma longa lista de compostos. O mais proeminente é um composto chamado terpinen-4-ol, que está em altas concentrações nesta substância. Este composto possui uma poderosa atividade antibacteriana, antifúngica, antiviral e antiprotozoária.

1. Uso do óleo como antibacteriano

De todas as propriedades deste óleo, sua atividade antimicrobiana é, sem dúvida, a que mais recebeu atenção. Até o momento, relatórios científicos mostram claramente que a atividade de amplo espectro do óleo inclui efeitos antibacterianos.

Entretanto, nem todas as atividades foram bem caracterizadas, mas os dados são promissores.

Além disso, sua atividade antibacteriana contra cepas de bactérias resistentes a antibióticos foi demonstrada. Esse é o caso do Staphylococcus aureus resistente à meticilina (MRSA), que recebeu a maior atenção até agora.

Nesse contexto, foi demonstrado que este óleo vaporizado pode inibir bactérias que causam doenças respiratórias.

Cachorro com problemas respiratórios

2. Uso do óleo de melaleuca na saúde bucal dos cães

Nos últimos anos, houve um aumento nos custos dos cuidados médicos, efeitos colaterais graves e resistência aos medicamentos para uso clínico. Assim, muitos donos de animais procuram medicamentos alternativos para tratar doenças periodontais.

Assim como nos seres humanos, as doenças periodontais em cães e gatos podem ser tratadas com quatro objetivos.

O primeiro é eliminar a placa e o tártaro acumulados. Além disso, o foco pode ser o combate às bactérias que causam infecções. Finalmente, reduzir a inflamação e parar o sangramento também são objetivos do tratamento. O óleo de melaleuca mostrou eficácia nas três primeiras tarefas.

A M. alternifolia tem efeitos bactericidas e bacteriostáticos contra os patógenos orais mais prevalentes. Além disso, a M. alternifolia também mostrou propriedades antioxidantes, benéficas para o paciente, pois reduzem as respostas inflamatórias causadas por patógenos.

3. Uso antifúngico deste óleo em cães

A levedura Malassezia pachydermatis faz parte da flora normal da pele da maioria dos organismos de sangue quente. Esta espécie de levedura pode estar envolvida em diferentes doenças de pele, como dermatite seborreica, especialmente em cães e gatos.

Além disso, também está comumente envolvida e pode perpetuar reações inflamatórias no canal auditivo.

Para encontrar um agente terapêutico alternativo, vários grupos de especialistas examinaram a atividade do óleo de melaleuca. Esses pesquisadores descobriram que a Malassezia pachydermatis é altamente suscetível a esse óleo.

Em ensaios clínicos, o tratamento da otite externa em cães através de uma loção com 5% de óleo essencial de melaleuca mostrou eficácia comparável ao tratamento com nistatina, sem apresentar reações adversas.

4. Tratamento da dermatite em cães com melaleuca

Há evidências de que o óleo com 10% de melaleuca é poderoso como um tratamento anti-inflamatório. Esse efeito o torna uma opção válida para o tratamento de pioderma agudo e crônico localizado.

Além disso, há a eficácia, mencionada acima, em combater outros micro-organismos associados a lesões cutâneas pruriginosas.

Segurança e toxicidade

Aplicado corretamente (e na forma diluída) em animais de estimação, este óleo pode ser muito eficaz no tratamento e prevenção de infecções bacterianas e por fungos ou leveduras.

Devido à sua eficácia, este óleo é encontrado em muitos produtos de higiene para animais de estimação em diferentes concentrações.

O óleo de melaleuca é um excelente anti-inflamatório. Por isso, ajuda a reduzir a inflamação da pele que pode causar coceira e irritação. Também possui excelentes propriedades antibacterianas, antivirais e antifúngicas que podem ajudar a prevenir e tratar muitos problemas de pele.

Como administrar o óleo de melaleuca em seu cão?

Você deve ter em mente que o óleo de melaleuca pode ser tóxico se ingerido. Assim, a administração oral é contra-indicada.

Quanto à toxicidade dérmica, o óleo pode causar reações alérgicas se for aplicado concentrado. Por isso, é necessário aplicá-lo topicamente ou em diluições apropriadas. Além disso, vários produtos comerciais contêm uma quantidade diluída deste óleo.

Assim como faria com qualquer produto, sempre busque o conselho do seu veterinário antes de aplicar o óleo no seu cão. Por fim, este óleo não deve ser usado em gatos; portanto, tenha cuidado ao aplicá-lo se você tiver gatos em casa.

  • Casarin M, Pazinatto J, Santos RCV, Zanatta FB.(2018) Melaleuca alternifolia and its application against dental plaque and periodontal diseases: A systematic review. Phytother Res. 32(2):230-242.
  • Carson CF, Hammer KA, Riley TV (2006) Melaleuca alternifolia (Tea tree) oil: a review of antimicrobial and other medicinal properties. Clin Microbiol Rev 19(1):50–62
  • Neves, Rita C.S.M., Makino, Hérica, Cruz, Thalita P.P.S., Silveira, Marcelo M., Sousa, Valéria R.F., Dutra, Valéria, Lima, Marcia E.K.M., & Belli, Carla B.. (2018). In vitro and in vivo efficacy of tea tree essential oil for bacterial and yeast ear infections in dogs. Pesquisa Veterinária Brasileira, 38(8), 1597-1607.
  • Lans C, Turner N, Khan T. Medicinal plant treatments for fleas and ear problems of cats and dogs in British Columbia, Canada. Parasitol Res. 2008 Sep;103(4):889-98.