Os 5 animais mais fedorentos do mundo

· outubro 24, 2018
O fedor que essas espécies emitem serve para atrair espécimes do sexo oposto e, acima de tudo, para espantar seus predadores. Em alguns casos, o odor pode ser percebido a longas distâncias.

Ainda que nenhuma espécie seja tão cheirosa como uma rosa (nem mesmo as pessoas), existem alguns animais mais fedorentos que outros. Você gostaria de saber quais são? Neste artigo falaremos sobre eles.

Quais são os animais mais fedorentos?

Na natureza, cada aroma ou cheiro tem um motivo. Para espantar os seus predadores ou chamar a atenção do sexo oposto, certas espécies cheiram mal (de acordo com os parâmetros humanos). Então, a seguir, vamos contar quais são os animais mais fedorentos:

  1. Percevejo

Apesar de seu pequeno tamanho, este inseto ‘achatado’ – imagem que abre este artigo – da família Hemiptera, se caracteriza por emitir um forte odor produzido pelo tórax.

Especificamente , o “cheiro de percevejo” é emitido pelo mesotórax do animal, juntamente com seu terceiro par de pernas, que tem uma textura líquida.

Há dois motivos pelos quais um percevejo é fedorento: primeiro, para se defender dos predadores, quando se sente ameaçado. Segundo, para atrair um indivíduo do sexo oposto.

É como se estivesse usando perfume! Naturalmente, o “parceiro” vai considerá-lo atraente, apesar de nós, humanos, acharmos o cheiro repulsivo.

  1. Gambá

Este carnívoro é conhecido por ser bastante fedorento. O gambá vive na América do Sul e no Sudeste Asiático e, sem dúvida, é sobre seu cheiro que mais ouvimos falar.

gambá

Este cheiro forte e nauseante é secretado através de suas glândulas anais, quando ele se sente ameaçado.

Antes de liberar esse aroma, ele levanta a cauda e as patas traseiras e emite uma espécie de grito ou um som muito agudo.

  1. Hiena

As hienas são outros dos animais mais fedorentos do mundo e isso ocorre porque eles se alimentam de matéria em decomposição, comumente conhecida como ‘carniça’, que, é claro, tem um cheiro forte.

hiena com pedaço de carniça

Por outro lado, a hiena costuma marcar seu território usando urina ou fezes, portanto, os humanos podem sentir o cheiro de ambos os dejetos a vários quilômetros de distância.

Mas, como se isso não bastasse, dizem que as hienas não são muito asseadas, embora “limpem” seus genitais, como os gatos.

  1. Tamanduá

Então, você poderia imaginar que um mamífero que parece tão terno e pacífico é ao mesmo tempo um dos animais mais fedorentos que existem?

O aroma que ele exala pode ser até sete vezes mais fedido que o de um gambá… e pode ser sentido a metros de distância!

tamanduá

A substância que ele libera tem como objetivo evitar ser apanhado pelos predadores – como é o caso dos felinos – e, se não for eficaz, ele tem outra técnica de defesa.

Este animal dá uma espécie de “abraço”, enquanto crava na ameaça seus polegares, com garras muito fortes.

  1. Demônio da Tasmânia

Finalmente, fechando a lista dos animais mais fedorentos, está um “famoso” marsupial, devido à sua periculosidade, seu mau humor e, claro, aos desenhos animados.

Este mamífero endêmico da Tasmânia emite um odor muito forte quando se sente ameaçado, em perigo ou em contato com um animal que está fora de sua cadeia alimentar, como o ser humano.

Demônio da Tasmânia

Além disso, o ‘diabo da Tasmânia‘ é bastante solitário e tímido, por isso é fácil entender por que o relacionamento mínimo com outros seres faz dele um indivíduo fedorento.

A substância em questão é produzida graças à glândula odorífera localizada na base da cauda.