Os 5 animais que mais dormem no mundo

maio 11, 2018
O animal que mais precisa de horas de sono pode passar praticamente as 24 horas do dia dormindo; isso pode ocorrer devido a alimentação dessas espécies, que as obriga a economizar energia.

Fotos de animais dormindo em redes sociais são algumas das mais vistas no mundo virtual. Parece que o sono dos animais nos atrai. No entanto, você sabia que existem animais capazes de dormir até 22 horas por dia? Vamos ver quais as espécies que mais dormem.

Quais são os animais que mais dormem?

Coala

Esse é o vencedor entre os dorminhocos e, portanto, merece o primeiro lugar na lista. O coala – foto de destaque deste artigo – é originário da Austrália. Ele é capaz de dormir 22 horas por dia. Passa a maior parte do tempo em uma árvore e só sai do lugar quando a temperatura aumenta ou diminui.

Por exemplo, no verão, eles procurarão árvores em que possam subir mais alto e com folhas suficientes para se abrigar. Pouco importa se as folhas servem ou não como alimento.

Quando chega o inverno, eles precisam de mais árvores frondosas que os protejam do frio e que não precisem subir tão alto. Porque em altitudes mais altas, as temperaturas são mais baixas.

Por curiosidade, gostaríamos de dizer que o coala não dorme apenas por necessidade, mas porque ele adora. Ele fica de mau humor quando acorda. É ou não é o animal mais dorminhoco que existe?

Bicho-preguiça

Quem melhor do que o bicho-preguiça para estar no segundo lugar da lista? Ele consegue dormir 20 horas por dia! Ao contrário do coala, o bicho-preguiça vive em uma mesma árvore. Só desce para fazer suas necessidades, enterrá-las, e logo depois procurar outra árvore. Isso acontece uma vez por mês.

Preguiça dorminhoca

Apesar de seu nome, o bicho-preguiça é um animal muito trabalhador. A razão pela qual seus movimentos são tão lentos é porque tem uma quantidade muito limitada de energia, que acumula para usar quando precisa. É por isso que ele é capaz de atacar tão rapidamente quanto um gato se estiver em perigo.

Suas horas de sono são totalmente justificáveis, pois tem que economizar energia.

Tatu

Esse animal, originário da América Central e do Sul, é no mínimo estranho. O tatu é composto por uma carapaça que cobre todo o corpo, incluindo pernas, cauda e orelhas. Conquistou o terceiro lugar na lista graças às 19 horas que consegue dormir.

Tatu e sua casca pesada

Essas horas de sono também são justificadas devido ao peso que têm que carregar durante todo o dia. Estima-se que sua casca possa pesar até três vezes mais que seu corpo, um peso exaustivo. Não admira que durma tanto! Você consegue imaginar carregar o triplo do peso de seu corpo cinco horas por dia? Ugh!

Gambá

Esse marsupial ganhou o terceiro lugar, empatado com o tatu, já que também precisa de cerca de 19 horas de sono. Porém, apesar de seu tamanho e agilidade nas árvores, no chão ele é desajeitado e lento. Desse modo, na maior parte do tempo, seja dormindo ou acordado, ele está em uma árvore.

Gambá em cima de uma árvore

Talvez esta seja a razão pela qual precisa dormir tanto. Uma vez que escalar e pular de uma árvore para outra deve ser cansativo e uma tarefa nada fácil, não acha?

Lêmure

E das 19 horas passamos para as 16 horas por dia. Esse é o tempo que o lêmure precisa para poder permanecer ativo pelo resto do dia. Dizem que para podermos aproveitar o tempo é necessário dividi-lo em 3 partes de 8 horas. Os lêmures não curtem isso e preferem separar o dia em dois turnos. Dois terços para dormir e o outro para se alimentar e fazer outras tarefas.

Lêmures em bando

Ele é conhecido como o menor dos primatas e é originalmente de Madagascar. Portanto, talvez seja o calor tropical desta ilha que os leva a dormir tanto. Apesar disso, o fato de ser arborícola e ter que saltar de uma árvore para outra também pode influenciar.

Esses são os cinco animais que mais dormem no mundo. Entretanto, esperamos que este artigo não tenha te deixado sonolento e sim interessado… Boa soneca!