Os animais com os chifres mais espetaculares
Alces, bois e veados são apenas alguns dos animais com chifres que conhecemos. Porém, existem muitos outros!
Neste artigo vamos falar sobre eles e, acima de tudo, o que são as protuberâncias impressionantes que crescem em suas cabeças.
Que animais com chifres existem?
Os chifres são projeções ósseas que surgem do osso frontal e podem ser ocos ou não.
Além disso, os chifres que os cervídeos apresentam têm a capacidade de se renovar anualmente. Aparecem principalmente em machos:
-
Cabra selvagem dos Alpes
O ibex – foto que abre este artigo – é um bovídeo que só vive nas montanhas dos Alpes. Troca sua pelagem de acordo com a estação: mais escura e mais rala no verão e no inverno clara e espessa.
A cabra selvagem pode escalar a alta montanha graças a suas pernas fortes.
Não tem problemas para subir encostas íngremes ou escorregadias.
Os machos têm dois chifres grandes – de até 100 centímetros – curvados para trás e com linhas horizontais. Além disso, possuem uma espécie de barba que cresce no inverno.
Ainda que as fêmeas tenham chifres, ele é muito menor.
-
Veados
Este cervídeo habita o hemisfério norte. Existem cerca de 30 espécies diferentes, que diferem umas das outras pelo seu tamanho, cor da pele e forma dos chifres.
É um grande mamífero que pesa 200 quilos. O dimorfismo sexual é caracterizado não só porque as fêmeas são menores que os machos; mas também porque eles apresentam os famosos chifres, que são renovados a cada ano.
Eles comem ervas e folhas. As fêmeas vivem em grupos com seus filhotes e os machos geralmente são solitários.
Os chifres servem apenas para lutar com os outros e determinar quem “fica” com o harém.
-
Búfalo africano
É um dos “cinco grandes” da África e habita florestas e savanas subsaarianas.
Pode medir até 170 centímetros de altura e pesar 1.000 quilos.
Os machos alertam o grupo se houver perigo e guiam os outros até a comida.
Os únicos predadores desse búfalo são o crocodilo do Nilo e o leão.
Os chifres do búfalo são muito grossos e curvados nas extremidades, em uma espécie de “círculo incompleto” em direção à cabeça.
Ainda que as fêmeas tenham chifres, eles são menores.
Outras diferenças entre os sexos: as fêmeas possuem menor tamanho e o pelo é mais claro.
Além disso, amadurecem mais cedo e vivem dentro de áreas florestais.
-
Rena
A rena é uma espécie de cervo que habita a tundra e a taiga do hemisfério Norte. Possui várias subespécies de acordo com sua localização.
Na Escandinávia e na Rússia, elas foram domesticadas para serem usadas como transporte; mas na América do Norte elas ainda estão em estado selvagem.
A rena macho pode pesar 300 quilos – fêmeas até 170 – e, embora ambos os sexos possuam chifres, os deles são muito maiores e mais impressionantes; se parecem com galhos de árvores e “caem” uma vez por ano.
Além disso, a rena troca a pelagem de acordo com a época do ano – curta e escura no verão, longa e clara no inverno – para poder se camuflar com a vegetação.
Sua dieta é herbívora e, como são ruminantes, eles têm estômagos de quatro cavidades.
-
Kudu maior
É um grande antílope africano e um dos animais com chifres mais espetaculares: na forma de ‘V’, eles são curvados em duas ou três voltas em espiral e medem até 125 centímetros.
Os kudus vivem em arbustos. Possuem pelos claros, com linhas brancas nas costas para camuflarem-se com o meio ambiente.
Alimentam-se de folhas e ramos, têm hábitos noturnos e demoram para andar.
-
Muflão
Um dos animais com chifres que vive em várias partes da Europa; principalmente em áreas montanhosas e, também, é encontrado nos Estados Unidos, no Havaí, no Chile e na Argentina.
É semelhante a uma ovelha, mas com lã mais curta e mais escura.
Os machos são mais robustos que as fêmeas e, também, podemos diferenciá-los por seus chifres que se curvam para os lados da cabeça (semelhantes aos dos carneiros) e que podem atingir 90 centímetros de comprimento.
É basicamente diurna e herbívora, forma grupos de acordo com a época do ano e os machos são solitários, com exceção da época de reprodução.
Quando isso acontece, luta com outros espécimes do mesmo sexo e usam seus grandes chifres.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.