Geralmente, os tutores de animais pensam em dar banho em cães, gatos e até mesmo em grandes roedores, pois eles…
Os animais da estepe
As espécies que vivem neste ecossistema suportam calor ou frio intenso, além da escassez de chuvas.

Com temperaturas extremas, quase sem chuva e vegetação herbácea, esse bioma está presente em poucas áreas do planeta. E apesar de suas condições serem adversas, os animais da estepe puderam se adaptar a tais condições. Conheça-os neste artigo.
Exemplos de animais da estepe
No planeta existem dois tipos de estepes: fria e quente. O primeiro tipo está localizado no centro-oeste da América do Norte, no sul da América do Sul e no centro e sul da Ásia.
O segundo no sudoeste da América do Norte e do Sul, sul e norte da África, sul da Austrália, norte da península arábica e algumas áreas da península ibérica.
Embora as condições sejam semelhantes nesses biomas, os animais da estepe variam de acordo com o continente ou região. Alguns exemplos são:
-
Bisonte americano
Está presente na estepe norte-americana, cuja vegetação é principalmente grama de baixa altura.
Também conhecido como búfalo, o bisonte – foto que abre este artigo – pertence à família dos bovinos e é um herbívoro polígamo que acasala entre agosto e setembro.
Sua pelagem é marrom, mais escura no inverno e tanto machos quanto fêmeas têm chifres curvos, que eles usam para lutar quando no cio ou para se defender.
É um animal muito importante para a cultura norte-americana, respeitado, reverenciado e admirado pelas tribos dos sioux e dos lakotas.
-
Condor andino
Embora esteja relacionado com a montanha – especificamente com a Cordilheira dos Andes – o condor andino é um dos animais da estepe Puna, na América do Sul.
É a maior ave não marinha do mundo, conhecida por suas penas pretas e cinzas, e seu ‘pescoço’ branco, bem como sua cabeça careca.
Esta ave carniceira é o símbolo de vários países da América do Sul e está presente na cultura local. Escolhe falésias altas para formar ‘ninhos’ protegidos do vento e compartilhá-los com outros espécimes.
É monogâmico e nidifica em paredes rochosas, onde ambos os pais se revezam para incubarem os ovos.
-
Tartaruga russa
Amplamente distribuída na Ásia, pode ser encontrada nas estepes russas, chinesas, afegãs e paquistanesas.
Este quelônio tem uma carapaça arredondada, plana e marrom (em diferentes tonalidades), e a fêmea é maior que o macho, mas a última tem uma cauda mais longa. Ambos têm quatro unhas nos pés, ao contrário dos outros que têm cinco.
A visão da tartaruga russa é excelente. Ela pode distinguir pessoas, formas e cores. Além disso, sabe orientar-se muito bem, é sensível às vibrações do solo e seu cheiro permite não só encontrar comida, mas também um parceiro.
Alimenta-se de ervas secas, flores e vegetais.
-
Nandu de Darwin
Esta ave não voadora recebe muitos nomes, embora seja popularmente conhecida como nandu ou suri.
Vive na estepe sul-americana, mas também pode ser vista no planalto e no cerrado. Alimenta-se de gramíneas, arbustos e ervas.
O nandu de Darwin pode medir cerca de 120 centímetros e pesar 25 quilos. É um grande corredor – chega a 60 km/h – e os machos podem ser um pouco agressivos, especialmente quando chocam ovos.
É isso mesmo, já que o ‘pai’ é o encarregado dessa tarefa.
Cabe destacar que ele acasala com várias fêmeas e todas elas dão os ovos para serem incubados pelo macho e, além disso, é ele também que cuida dos filhotes.
-
Saiga
O último dos animais da estepe desta lista é um bovídeo da Ásia Central que vive na Rússia, China, Mongólia, Uzbequistão e Cazaquistão.
É um antílope de tamanho médio que forma grupos em busca de alimento: plantas de todos os tipos; até mesmo algumas venenosas para outras espécies.
A saiga tem pelos castanho-claro em quase todo o corpo, com exceção da barriga, que é branca.
Os machos têm chifres anelados de cor acinzentada, que eles usam para lutar pelas fêmeas na época de acasalamento.
O vencedor recebe o ‘prêmio’ de levar um grupo com até 50 fêmeas.
Um fato curioso é que o primeiro parto é sempre gêmeo e, a partir do segundo, dá à luz um único filhote.