5 animais da China

junho 21, 2018
Além das espécies representadas no horóscopo chinês, há muitos animais que estão distribuídos entre áreas montanhosas, desérticas, costeiras, planaltos e depressões.

Dentro da grande área do terceiro maior país do mundo, podemos encontrar diferentes biomas: montanhas, planaltos, desertos, costas e depressões. Os animais da China se adaptaram às características geográficas de maneira surpreendente. Conheça-os neste artigo.

Exemplos de animais da China

Além do famoso horóscopo chinês, em que cada signo é representado por um animal, a fauna local é composta por inúmeras espécies. Entre elas podemos destacar alguns animais da China, que são mais representativos e característicos:

  1. Iaque

Este bovídeo, na foto que abre este artigo, tão conhecido pelos habitantes do Himalaia, é um dos representantes da fauna chinesa. A palavra ‘yak’ na língua tibetana significa ‘masculino’, então as fêmeas, nessa região, são conhecidas como ‘nak’.

Com longos e grossos pelos escuros – pés pretos ou acastanhados e curtos, terminados em cascos, os yaks podem pesar até uma tonelada e medir dois metros de altura: quase nenhum problema com predadores. As fêmeas e seus filhotes permanecem em grupos e os machos vivem sozinhos.

Eles foram domesticados por seres humanos há cerca de 3.000 anos atrás. São usados para fazer cobertores de lã e casacos, para carregar cargas, para dar leite para consumo e produção de queijo e manteiga.

  1. Urso panda

É o animal mais conhecido e que nós relacionamos com o país, ainda que pertença à família dos “Ursídeos” difere muito deles, por exemplo em termos de sua dieta. O panda come bambu e frutas e não hiberna, porque vive em um ambiente subtropical: China, Vietnã e Birmânia.

animais da china Urso Panda

Ele é conhecido por seu robusto corpo preto e branco, orelhas e cauda redondas escuras e olhos pequenos. Quando nascem, o corpo é cor-de-rosa com algumas manchas cinzentas e ficam cegos por um mês. Eles permanecem do lado da mãe por dois anos, embora apenas metade desse tempo sejam amamentados.

  1. Faisão prateado

Habita o sudoeste da China e o Sudeste do Tibete (preferem florestas densas com vegetação densa), mas foi introduzido na Inglaterra, onde é conhecido como faisão de Lady Amherst, em homenagem a esposa do governador responsável por levar estas aves para sua terra natal.

animais da china Faisão Prateado

Como os outros faisões ou pavões reais, o macho é muito marcante devido à sua longa cauda, que neste caso mede 80 centímetros e é preta e branca. O corpo tem penas azuis, vermelhas, amarelas e laranjas. A fêmea é castanha com algumas manchas pretas.

  1. Panda vermelho

Este mamífero em extinção é outro dos animais mais característicos da China, habita o sul do país, particularmente entre florestas temperadas e úmidas e com abundantes árvores de bambu. Como o nome sugere, a pele é avermelhada, mas mais do que um urso, parece um guaxinim, pois tem uma cauda longa e é pequeno em tamanho.

animais da china panda vermelho

panda vermelho é sedentário, ativo apenas ao amanhecer e ao anoitecer. Sensível ao calor e muito habilidoso para se deslocar de galho em galho. De hábitos solitários, dorme com a cauda cobrindo o rosto e todos os dias antes de comer (além do bambu, se alimenta de bagas, fungos, raízes e frutos) “lava” as pernas e a barriga.

  1. Leopardo da neve

Também chamado de ‘irbis’, é um felino típico das montanhas da Ásia Central, com mais de 6.000 metros de altura, por isso não é muito conhecido. Tem pelos acinzentados e densos, com manchas pretas e barriga branca. Sua cauda é muito longa e peluda, pois é usada para se cobrir enquanto dorme.

animais da china leopardo das neves

leopardo da neve é um dos animais da China em perigo de extinção, devido à caça por seu pelo. Este predador se alimenta de coelhos, esquilos, veados, pássaros, musaranhos e até mesmo de cabras e do gado, os quais ataca durante o dia. É um dos poucos felinos que não rugem, porque suas cordas vocais são muito pequenas.